Neste mais novo texto do meu querido e pequeno Blog, escreverei a todos os queridos leitores e visitantes uma simples visão e opinião sobre esta época do ano onde inicia-se o excesso de consumismo desenfreado porque estamos muitos próximos do Natal, com as pessoas a gastarem muito, as vezes até sem necessidade, em artigos que as lojas indicam que estão mais baixos, mas que na verdade não estão, ou até estão, mas há mais de uma semana com o intuito de enganarem os mais leigos.
A tal "Black Friday" foi no dia 25 de Novembro, mas houveram lojas que já abaixaram os preços com sete a dez dias de antecedência, como se fosse um "esquenta", em diversos produtos, sendo que os mais desejados foram os mais divulgados, que foram os equipamentos eletrônicos (smartphones, laptops, tv's e os tais "relógios"), estes baixaram de preço antes mesmo do dia correto da promoção, e com isso gerou na mente das pessoas algo interessante: Será que no dia da "Black Friday" os preços realmente baixarão ainda mais do que já estão??? Digo a todos que isso realmente não aconteceu.
Tenho muito interesse em trocar de Smartphone, o que possuo atualmente é do ano de 2018 e o possuo desde 2019, já fazem mais de três anos que o tenho em mãos, está muito bem estimado e cuidado, tenho o máximo de cuidado e de zelo com ele, utilizo capa e película de vidro, mas já não há mais atualizações de segurança e de "O.S", então ficou parado na versão 10. Ao ter vontade de trocar por um mais atual, que seja do ano passado, mas que com atualizações da "O.S" torna-se muito atual, estive a pesquisar por meses em diversas lojas e pude verificar que todas efetuam o mesmo preço e o abaixaram há mais de uma semana. As que não baixaram o preço com uma semana de antecedência, o fizeram com três ou dois antes da tal "Black Friday.
Ao contrário de outros itens que vemos somente quando realmente necessitamos ou quando há um grande evento desportivo como é no caso das TV's, os Smartphones estão sempre a surgir e a cobiça por parte dos utilizadores ficam cada vez mais aguçadas. No caso das TV's, os preços baixam sempre, há sempre uma promoção, nada diferencia dos preços praticados na "Black Friday", antes mesmo já visualizava preços interessantes em televisores com tamanhos espetaculares, e encontrar preços melhores dos que já foram praticados antes mesmo da tal "Black" seria mesmo impensável, e foi isso que ocorreu, não houve alteração de preços neste segmento.
Se pensarmos no atual, com guerra e inflação, o custo para aquisição de novos bens materiais para uso próprio está mais difícil agora do que antes. Vemos Smartphones que deveria custar menos de €300 e que agora custam mais, ou muito mais. Isso sempre com a desculpa da Covid-19 e agora da guerra. As empresas se aproveitaram desta situação e começaram a inflacionar o preço de tudo, e agora vemos que na "Black Friday" os preços que possuem desconto seriam os preços praticados na realidade. Mas a especulação fez com que muitas empresas aumentassem os lucros, principalmente porque mantiveram os mesmos salários.
Quem esteve a pesquisar provavelmente deparou-se com mais uma fraude, uma farsa, uma mentira, um fake por parte de muitas empresas, estas se aproveitam de um controle falho por parte das autoridades para enganarem quem possuem vontade de adquirir algum bem para uso próprio ou para presentear algum ser querido, familiar ou não. Se as pessoas pesquisarem muito mais e não ficarem apenas a espera desta época do ano para comprar alguma coisa, começarão a tocar "o Foda-se" para esta data mentirosa e assim as empresas começarão a agir com respeito e honestidade nos preços dos produtos que comercializam, porque se não o fizerem, irão "se fuder" por completo.
Mas o pior não são apenas os preços, mas há também campanhas que fazem do cliente um verdadeiro palhaço, idiota por completo. Citarei uma situação mas não indicarei o nome da empresa de telecomunicações da qual sou cliente: mas esta possui uma campanha online e em loja física onde indica que fará um preço melhor do que a concorrência caso encontre o mesmo equipamento (no meu caso foi um Smartphone), indica as lojas necessárias onde deveremos buscar o melhor preço e depois enviá-lo para empresa para que eles possam "cobrir" a oferta da concorrência. Mas ao mesmo tempo que indicam isso, também se respaldam por uma lei que indica que caso seja verificado um prejuízo por parte da empresa, que não comercializarão o equipamento pelo mesmo valor encontrado na concorrência. Essa situação foi referente a um Smartphone com uma diferença no valor de €45.
Torna-se complicado verificar a cada ano que na "Black Friday" as pessoas acham que estão a fazer bons negócios, mas que no final o negócio somente é bom para quem vende e não para quem compra, porque enquanto houver a fraude, o fake, a farsa, o melhor é soltarmos um "Foda-se" bem efusivo e mudarmos o nosso comportamento consumista para assim as lojas perceberem que são os clientes o lado importante para conseguirem um lucro exorbitante neste tipo de data enganadora e manipuladora de mentes.
Espero que todos os queridos leitores e visitantes deste meu pequeno Blog que optaram por comprarem algo nesta data tenham realizado boas compras e que tenham mesmo comprado por necessidade e não por impulso. Cuidem-se por favor.