Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

domingo, 27 de novembro de 2022

The Black Fraude/Fake/Farsa/Foda-se...

Neste mais novo texto do meu querido e pequeno Blog, escreverei a todos os queridos leitores e visitantes uma simples visão e opinião sobre esta época do ano onde inicia-se o excesso de consumismo desenfreado porque estamos muitos próximos do Natal, com as pessoas a gastarem muito, as vezes até sem necessidade, em artigos que as lojas indicam que estão mais baixos, mas que na verdade não estão, ou até estão, mas há mais de uma semana com o intuito de enganarem os mais leigos.

A tal "Black Friday" foi no dia 25 de Novembro, mas houveram lojas que já abaixaram os preços com sete a dez dias de antecedência, como se fosse um "esquenta", em diversos produtos, sendo que os mais desejados foram os mais divulgados, que foram os equipamentos eletrônicos (smartphones, laptops, tv's e os tais "relógios"), estes baixaram de preço antes mesmo do dia correto da promoção, e com isso gerou na mente das pessoas algo interessante: Será que no dia da "Black Friday" os preços realmente baixarão ainda mais do que já estão??? Digo a todos que isso realmente não aconteceu.

Tenho muito interesse em trocar de Smartphone, o que possuo atualmente é do ano de 2018 e o possuo desde 2019, já fazem mais de três anos que o tenho em mãos, está muito bem estimado e cuidado, tenho o máximo de cuidado e de zelo com ele, utilizo capa e película de vidro, mas já não há mais atualizações de segurança e de "O.S", então ficou parado na versão 10. Ao ter vontade de trocar por um mais atual, que seja do ano passado, mas que com atualizações da "O.S" torna-se muito atual, estive a pesquisar por meses em diversas lojas e pude verificar que todas efetuam o mesmo preço e o abaixaram há mais de uma semana. As que não baixaram o preço com uma semana de antecedência, o fizeram com três ou dois antes da tal "Black Friday.

Ao contrário de outros itens que vemos somente quando realmente necessitamos ou quando há um grande evento desportivo como é no caso das TV's, os Smartphones estão sempre a surgir e a cobiça por parte dos utilizadores ficam cada vez mais aguçadas. No caso das TV's, os preços baixam sempre, há sempre uma promoção, nada diferencia dos preços praticados na "Black Friday", antes mesmo já visualizava preços interessantes em televisores com tamanhos espetaculares, e encontrar preços melhores dos que já foram praticados antes mesmo da tal "Black" seria mesmo impensável, e foi isso que ocorreu, não houve alteração de preços neste segmento.

Se pensarmos no atual, com guerra e inflação, o custo para aquisição de novos bens materiais para uso próprio está mais difícil agora do que antes. Vemos Smartphones que deveria custar menos de €300 e que agora custam mais, ou muito mais. Isso sempre com a desculpa da Covid-19 e agora da guerra. As empresas se aproveitaram desta situação e começaram a inflacionar o preço de tudo, e agora vemos que na "Black Friday" os preços que possuem desconto seriam os preços praticados na realidade. Mas a especulação fez com que muitas empresas aumentassem os lucros, principalmente porque mantiveram os mesmos salários.

Quem esteve a pesquisar provavelmente deparou-se com mais uma fraude, uma farsa, uma mentira, um fake por parte de muitas empresas, estas se aproveitam de um controle falho por parte das autoridades para enganarem quem possuem vontade de adquirir algum bem para uso próprio ou para presentear algum ser querido, familiar ou não. Se as pessoas pesquisarem muito mais e não ficarem apenas a espera desta época do ano para comprar alguma coisa, começarão a tocar "o Foda-se" para esta data mentirosa e assim as empresas começarão a agir com respeito e honestidade nos preços dos produtos que comercializam, porque se não o fizerem, irão "se fuder" por completo.

Mas o pior não são apenas os preços, mas há também campanhas que fazem do cliente um verdadeiro palhaço, idiota por completo. Citarei uma situação mas não indicarei o nome da empresa de telecomunicações da qual sou cliente: mas esta possui uma campanha online e em loja física onde indica que fará um preço melhor do que a concorrência caso encontre o mesmo equipamento (no meu caso foi um Smartphone), indica as lojas necessárias onde deveremos buscar o melhor preço e depois enviá-lo para empresa para que eles possam "cobrir" a oferta da concorrência. Mas ao mesmo tempo que indicam isso, também se respaldam por uma lei que indica que caso seja verificado um prejuízo por parte da empresa, que não comercializarão o equipamento pelo mesmo valor encontrado na concorrência. Essa situação foi referente a um Smartphone com uma diferença no valor de €45.

Torna-se complicado verificar a cada ano que na "Black Friday" as pessoas acham que estão a fazer bons negócios, mas que no final o negócio somente é bom para quem vende e não para quem compra, porque enquanto houver a fraude, o fake, a farsa, o melhor é soltarmos um "Foda-se" bem efusivo e mudarmos o nosso comportamento consumista para assim as lojas perceberem que são os clientes o lado importante para conseguirem um lucro exorbitante neste tipo de data enganadora e manipuladora de mentes.

Espero que todos os queridos leitores e visitantes deste meu pequeno Blog que optaram por comprarem algo nesta data tenham realizado boas compras e que tenham mesmo comprado por necessidade e não por impulso. Cuidem-se por favor.








quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Somos Monitorados...

Neste mais novo texto do meu querido e pequeno Blog, escreverei a todos os queridos leitores e visitantes sobre algo que muitos provavelmente possuem conhecimento mas que na prática passa despercebido em relação a utilização de Smartphones, este dispositivo que nos acompanha diariamente, enquanto estamos acordados e também a dormir, sempre a nos disponibilizar informações atualizadas e muito mais, e que já faz parte das nossas vidas e que muitos não conseguem viver sem eles, mas temos de ter atenção e cuidado.

Há uns dias atrás tive a ótima oportunidade em visualizar um vídeo de um hacker sobre questões de segurança dos dispositivos móveis, nomeadamente os Smartphones, algo que foi sensacional e que infelizmente não guardei o nome do hacker e nem do canal para poder divulgá-lo por cá, mas algo foi mesmo intrigante e interessante sobre os Smartphones, eles nos ouvem o tempo todo, e a única maneira de nos manter seguros em relação a eles é mantê-los desligados, porque assim não saberão muito das nas nossas vidas, e o principal, não nos mostrará os anúncios e algo mais conforme a nossa utilização e conversa.

Outra situação que devemos ter atenção aos Smartphones, é que estes conseguem alterar uma conta sem sabermos, fazem isso através da nossa utilização que fica guardada em alguma "Cloud" e através dela alteram as definições da conta. Aos que possuem filhos menores de dezoito anos de idade, isso é um perigo, e acabei por descobrir isso ao tentar reconfigurar o dispositivo do Tontosão porque ele não estava a partilhar a sua localização comigo e com a Mamis Panda há algum tempo.

O próprio Google fez e monitoramento e percebeu-se da utilização do Smartphone pelo Tontosão, e consequentemente deixou de partilhar a localização dele conosco. Os pais para não instalarem a aplicação Family Link que trata-se de uma aplicação para controle parental do Smartphone dos filhos, alteram a data de nascimento dos filhos e consequentemente disponibiliza uma utilização do dispositivo sem condicionantes, ficam com praticamente tudo disponível, sites, instalação de aplicações e muito mais. Mas o próprio Google percebe-se que o utilizador não possui a idade mencionada na abertura da conta e bloqueia algumas funções, estão a ser monitorados constantemente, e provavelmente em algum momento se houver alguma atividade suspeita poderá mesmo perder a conta.

Estamos a ser monitorados constantemente pelos Smartphones, tanto em relação a localização e ao sermos escutados/ouvidos, nos apresentam anúncios e produtos que buscamos através das nossas atividades. Ao perceber que a conta do Tontosão apresentou algumas condicionantes, percebemos que para voltar a ativar a localização e outras mais seria necessário enviar uma cópia do documento de identidade juntamente com uma informação de cartão de crédito para confirmarem a idade real do Tontosão, e somente assim que o perfil ficaria disponível por completo e a localização seria partilhada novamente após análise.

O interessante nisso tudo, é que quando questionados sobre os Smartphones estarem constantemente a nos monitorarem, sempre houve a indicação de que esta situação não existia e que seria algo fora do normal, mas a verdade é que realmente somos monitorados diariamente e constantemente por estes dispositivos que possuímos em mãos. Todas as nossas informações constam neles, e todos os aplicativos solicitam o acesso as nossas informações pessoais quando vamos instalar e mesmo assim necessitamos de muitos deles no nosso dia-a-dia, mas sequer nos preocupamos em ler o acesso que disponibilizamos a eles. Se optarmos por não aceitar a condições propostas pelos aplicativos, estes não serão instalados ou não funcionarão como devem, e provavelmente muitos ficarão frustrados quando perceberem que estarão um passo atrás dos demais que possuem os aplicativos a funcionarem corretamente.

Logicamente que não iremos desligá-los o tempo todo, muitos nem sequer o fazem com medo de perderem alguma novidade nos lixos das redes sociais ou algo mais, outros ficam doentes quando a bateria acaba e acham mesmo que o mundo irá acabar ou que alguém irá morrer se não voltarem a ligar o equipamento em menos de um minuto após o término da bateria, mas esquecem-se que as informações pessoais estão a ser partilhadas com "não sei quem" em algum lugar do planeta.

O que optei por fazer nos últimos dias e que não está a me prejudicar em nada, é o ato de desligar o meu equipamento na hora de dormir, antigamente eu o deixava ligado no silencioso e com o sinal de internet desligado, mas agora optei por desligá-lo por completo porque não vejo nenhuma necessidade em mantê-lo ligado durante o meu "soninho restaurador da beleza infinita"... 😛😛.

Esta situação que escrevo poderá ou não poderá servir aos pais e responsáveis das crianças, e até mesmo aos adultos, a tecnologia nos facilitou muito a vida, mas não podemos deixar de pensar no perigo ou no risco que existe quando temos informações pessoais e estamos a ser monitorados através destes equipamentos. Localização, anúncios, ofertas e informações que vão ao encontro do que conversamos e falamos e que são disponibilizados a terceiros, ou apenas através de alguma pesquisa informal na internet e em alguma rede social já nos apresentam o produto ou a empresa que pesquisamos.

Estamos a ser monitorados, o que fazem com as nossas informações realmente não sabemos por completo, porque qualquer pessoa que questione as empresas de tecnologia que possuem um enorme poder no mundo atual será automaticamente desmentida e ignorada com documentos que comprovem o contrário do que a pessoas está a afirmar, que possamos abrir os olhos para não sermos monitorados constantemente e consequentemente induzidos a ações que a própria tecnologia poderá nos impor,  logicamente que isso é difícil atualmente e será ainda mais difícil com o passar do tempo.

Oriento a todos os queridos leitores e visitantes que desliguem os Smartphones durante a noite, ao fazerem isso perceberão que o nosso mundo não gira ao redor de um equipamento, e garanto a todos que viveremos bem, porque acordaremos sem a preocupação de ver o que se passa no mundo das redes sociais logo ao abrir os olhos a partir de algum momento, porque o vício nestes equipamentos são maiores do que muita coisa nas nossas vidas e para desconectarmos deles é quase um evento inédito nas nossas vidas.

Espero que estejam todos bem e cuidem-se por favor.