Mas antes de começar pra valer eu tenho interesse em saber quem foi a pessoa que inventou a louça suja, principalmente as panelas, porque é horrível lavá-las quase que diariamente, as vezes as pias são menores que as próprias panelas, quem inventou a "louça suja" não tinha amores na vida, deveria ser uma pessoa sozinha e sem bichos de estimação, porque não é possível que uma pessoa tenha inventado isso e tenha sido feliz ao lavar a louça, e as panelas. Mas vamos ao que realmente interessa que é o processo de limpar as panelas.
Como tenho tempo de sobra por ser um pai-desempregado, optei por fazer uma rápida pesquisa sobre os materiais utilizados em muitas panelas, encontrei o Tefal, o Inox e o Alumínio, tratam-se de metais que quando ingeridos por qualquer pessoa poderá causar constrangimentos, doenças e algo que até o momento manda milhares de pessoas para um outro patamar, que é o câncer. Esta maldita doença que mata muitos diariamente, e neste novo texto vou indicar algo simples mas que provavelmente milhares conhecem e sabem como fazer a cada ato de limpar as panelas.
Quando ingeridos, o Tefal, o Inox e o Alumínio, podem colaborar no desenvolvimento desta maldita doença, no caso do Tefal (revestimento antiaderente) há informações que a cada utilização um pouco deste material sai da panela junto com a comida, mas de uma coisa é certa, se a panela não for realmente boa, este Tefal sai mesmo com poucas utilizações, mesmo as mais resistentes também soltam material e consequentemente ingerimos durante as refeições.
Com as panelas de Inox (aço) e de Alumínio, a superfície não é antiaderente e faz com que os alimentos grudem no fundo da panela constantemente, e quando os tiramos provavelmente sai um pouco destes metais junto com a comida, metais que nos causam doenças. Mas vamos para a parte da limpeza propriamente dita.
Temos que lavar, limpar as panelas para uma próxima utilização, então as lavamos com uma esponja ou com uma palha de aço, uma Scotch-Brite ou um Bombril (quero ganhar um dinheiro pelo "merchan"), para lavar uma panela com restos de comida grudados não utilizaremos a parte mais macia da esponja, utilizaremos a parte mais "agressiva" e é nesta hora que vemos o quanto de metal é que sai na esponja, mas não fica apenas na esponja fica no fundo da panela.
Se utilizarmos a parte mais "agressiva" em uma panela de Tefal, veremos que um pouco do Tefal sairá na esponja, se depois de fazermos este procedimento passarmos a panela por água e formos utiliza-la iremos com certeza ingerir uma parte do Tefal que está na panela. Se fizermos o mesmo procedimento com as panelas de Inox e Alumínio, também iremos ingerir o metal que ficou na panela, mas como evitar que isso aconteça? Isso é simples e direi a todos os queridos leitores e visitantes que acompanham diariamente ou não este Blog.
Todas as vezes que passarmos a parte mais "agressiva" da esponja ou uma palha de aço nas panelas o procedimento a fazer após o enxague é passarmos a parte mais macia da esponja, ao fazermos este procedimento estaremos a retirar do fundo da panela os vestígios de metal que foi arrancado do fundo da panela mas que não saíram com o enxague e nem com a parte "agressiva" da esponja ou palha de aço, ao fazermos isso evitaremos a ingestão do metal.
Também poderemos colocar água nas panelas e coloca-las no lume para que ao aquecer a sujeira amolece e se torna fácil a remoção, mas se ficar no fundo da panela alguma sujeira onde seja necessário a utilização de palha de aço ou da parte "agressiva" da esponja façamos o procedimento de passar a parte macia da esponja para retirar os resíduos de metal das panelas.
Provavelmente muitos já conhecem este procedimento, mas muitos também desconhecem, façam o teste e verão que na esponja estarão vestígios de metais que se não fossem retirados seriam ingeridos pelas pessoas, se evitarmos a ingestão dos metais das panelas provavelmente evitaremos doenças, parece ser algo insignificante mas não deixa de ser importante, até porque os metais não saem de um dia para o outro do organismo, e as doenças também não aparecem de uma hora para outra.
Espero que com este texto eu possa ajudar as pessoas, algo simples que evita a ingestão de substâncias cancerígenas sem que nós saibemos, algo simples que se colocado em prática no nosso dia-a-dia ajudará bastante a todos, e que a partir deste momento possamos lavar as panelas com um pouco mais de cuidado e de atenção.