Nos últimos tempos vemos que diversas pessoas, governantes e pessoas comum, intensificaram o ataque a China, iniciaram uma campanha de culpa para os chineses sobre a proliferação do vírus em diversos países, porque quando estava ainda no começo optaram por omitir a verdade e em consequência disso o vírus disseminou, invadiu países e está a ocasionar um grande número de mortos diariamente.
Com a China a manter um determinado controle na contaminação local, começaram agora as barganhas para compra de materiais hospitalares que são fabricados pelos chineses, muitos países estão a gastar dinheiro, e muito, na aquisição de materiais oriundos da China, isso está a ajudar muito na economia local, esta que estava em declínio, e por isso começou um apontar de dedos constante de alguns países em relação esta possível "carta na manga" que a China possui, mas isso não é apenas culpa da China.
Enquanto a China começa a ganhar dinheiro com a venda de diversos produtos hospitalares que muitos países necessitam urgentemente neste momento, outras economias tendem a perder força com o passar dos dias e com a proliferação do vírus, mas isso tudo não é apenas culpa da China, e indicarei a minha singela opinião.
Grande empresas e empresários, mercenários de plantão que possuem milhões optam por ganharem ainda mais, e por causa disso optam por fabricarem seus produtos em um país que possui mão de obra barata e quase que um trabalho escravo porque buscam o lucro fácil, os governantes não contribuem para que estas empresas e empresários façam seus produtos no país de nascimento, quando tentam fazê-lo, surgem impostos, burocracias e custos que desanimam qualquer mortal, então optam pela escravidão e mão de obra barata da China.
Desde vestuário até tecnologia, carros e algo mais, milhares de produtos são fabricados na China, se vão a uma loja de roupa e veem uma camiseta por apenas €1,50, provavelmente esta foi fabricada na China ou em algum país da região, se olharmos então para o lado da tecnologia, é aí que a "porca torce o rabo", porque praticamente tudo que vemos e tocamos são fabricados na China, empresas com sede e escritórios em outros países mas com fábricas na China para diminuírem os custos de fabricação e aumentarem imensamente o lucro dos acionistas, então será que a culpa é mesmo da China????
Grande empresas, empresários e governantes de outros países optaram pela China, por uma "Chinadependência" em relação a quase tudo, e agora somos todos dependentes dos produtos que lá são fabricados, se há vinte anos atrás as grandes empresas e empresários através dos governantes optassem por apoiarem a indústria local, hoje não veríamos o que estamos a ver.
Do que adianta culparmos um país que fabrica quase tudo que possuímos dentro e fora de casa se os "poderosos" optaram por ganharem muito dinheiro através da mão de obra barata e praticamente escrava de um país populoso com um sistema de governo desconhecido para a maioria das pessoas mais simples?? Não sei responder.
Todas as empresas que optaram por fabricarem seus produtos na China, será que nenhum dos responsáveis tentou pesquisar ou apenas entender o modo de funcionamento do governo local em relação as leis ou o que realmente apenas importou no ato do fecho do contrato foi o custo de fabricação dos produtos para atingirem grandes lucros?? Também, infelizmente, não conseguirei responder.
Culpar a China não adiantará nada se após esta situação não vermos governantes e empresas e empresários entrarem em um acordo para diminuir esta dependência, se isso realmente acontecer, outros países poderão ganhar um pouco mais de autonomia na economia e tornarem-se menos dependentes de um país, mas culpá-la sobre tudo isso que está a ocorrer, trata-se de um pouco de ignorância, até porque se os países optassem por medidas radicais desde o início do contágio, a situação estaria bem mais controlada, principalmente em alguns países do Mundo.
Vamos esperar, infelizmente longe das pessoas de risco e de quem gostamos, porque neste momento é optarmos por seguirmos as orientações locais, e assim evitarmos a proliferação do contágio, este que não possui data para acabar.
Sem comentários:
Enviar um comentário