Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

domingo, 14 de junho de 2020

Não Tenha Medo, Tenha Respeito!

Neste mais novo texto deste pequeno e querido Blog escrevei novamente uma singela opinião a todos os queridos leitores e visitantes sobre o momento atual da pandemia que ainda invade os países, estes ricos ou pobres, com boas ou más estruturas de saúde, porque vemos alguns países a conseguirem diminuir a tendência de infecção e outros nem tanto, e é sobre isso que escreverei.
Percebemos que muitos possuem mais medo do que respeito, quando deixamos o respeito de lado o medo também tende a desaparecer, e neste desrespeito que mora o verdadeiro perigo do contágio com o Corona vírus, a Covid-19.
Se as pessoas possuem medo, estas provavelmente não sairão de casa, ficarão em casa, farão o mínimo possível para saírem de casa, estas pessoas com o um grande grau de medo acabam por não fazerem nada, mesmo que o medo seja para qualquer outra coisa e não apenas à Covid-19. Pessoas que residam em locais violentos também sentem medo, mas não deixam de fazerem a própria vida, compromissos profissionais e outros que simplesmente não podem ser deixados de lado, e ao saírem, saem com respeito, e é isso que anda a faltar nas pessoas em diversos países, falta respeito e a sua falta custará muito caro num futuro próximo.
O respeito deve ser mútuo, as pessoas ao respeitarem umas as outras colaborarão intensamente e imensamente com a diminuição dos casos, basta respeitarmos a distância entre as pessoas conforme as recomendações de segurança. Não há necessidade em estarmos dentro de um Shopping em uma fila de trinta metros para entrar em uma loja de roupa sem respeitar o distanciamento social, se em ambientes fechados não respeitarmos, provavelmente a tendência não será a de diminuição de casos.
Não precisamos organizar festas, churrascos, "baladas", noitadas, jantaradas e outras aglomerações porque não sabemos quem estará ou não assintomático, quando não há este tipo de organização de aglomeração estamos a respeitar as normas, logicamente que o convívio social é muito importante, mas neste momento é importante evitarmos um contágio e um futuro caos quando simplesmente optamos por desrespeitar as recomendações de segurança, e a maioria dos casos de aglomerações vemos que o medo simplesmente desaparece juntamente com respeito.
Vemos dentro dos mercados, e outros comércios, as pessoas a não respeitarem a distância nos corredores, quase umas esbarrando nas outras, quando virem um corredor cheio, aguarde a diminuição de pessoas e aceda a ele com segurança, respeitar ao próximo significa respeitar a si mesmo.
Ter medo gerará insegurança e as vezes esta insegurança juntamente com medo poderá se transformar em atos de violência e consequente o respeito pelo próximo irá desaparecer, mas se houver respeito entre todas as pessoas isso não acontecerá, mas o respeito deverá sempre existir.
Respeite as pessoas, ao utilizarem máscaras, cubram o nariz, não há necessidade de as abaixarem quando forem falar ao telefone, a pessoa do outro lado da "linha" continuará a ouvi-la muito bem se mantiver a máscara no devido lugar, e mantê-la no lugar certo é um sinal de respeito com todos os que estejam ao redor e consigo próprio, já que a outra pessoa poderá estar assintomática e contagiar outros que estejam ao redor, principalmente se esta também não respeitar e utilizar a máscara com o nariz para fora da própria.
Ter respeito significa que não precisa ter medo, poderá sair de casa em segurança, evitar aglomerações em locais fechados, não precisa manter-se em um local fechado se neste estiverem muita gente, poderão evitar, para isso basta respeitarem as recomendações de segurança e em nenhum momento se esquecer da utilização do álcool em gel.
Sei que para muitos respeitarem a distância de segurança é quase que impossível devido aos horários que têm de saírem de casa e na utilização de transportes públicos, mas conversarem com sobre uma possível alteração nos horários com os responsáveis, seja do trabalho ou de outro local, significa um enorme respeito consigo e com os demais que também não possuem outra escolha. Logicamente que o cumprimento dos horários são para serem respeitados, mas a partir do momento em que as pessoas conversarem e conseguirem uma alteração de horário de entrada e de saída, evitarão uma maior aglomeração nos horários de maior fluxo de pessoas e terão um respeito maior com todos.
Não tenham medo, tenham respeito, consigo e com o próximo, não saem por aí como se nada estivesse a acontecer, não haverá um regresso a normalidade tão cedo, o vírus está por aí, não sabemos muito sobre ele, as vacinas demorarão alguns meses para estarem disponíveis, e quando estiverem veremos mais caso de desrespeito entre as pessoas, porque com respeito chegaremos longe e sem ele nem tão longe assim, e isso é extremamente importante, respeito por si e por todos.
Fiquem bem e cuidem-se uns aos outros por favor.





Não tenha medo, tenha respeito! José Nelson

Sem comentários:

Enviar um comentário