Neste mais novo texto deste meu querido Blog, escreverei a todos os queridos leitores e visitantes sobre uma situação que infelizmente é corriqueira mas que ultimamente ganhou uma grande repercussão devido a utilização de uma força desproporcional de alguns agentes da segurança pública dos USA, sei que trata-se de uma situação muito delicada para opinar, mas infelizmente já senti na pele algo semelhante ao racismo, que é o preconceito e a discriminação por simplesmente ser pobre e filho de um casal, sendo ele zelador e ela empregada doméstica.
Antes de mais nada quero deixar registrado a todos que pertencemos a apenas um tipo de raça, a raça humana, se você ou qualquer outro ser que se auto intitula superior a qualquer pessoa de cor achar que deve ser racista, preconceituoso e algo mais por apenas possuir uma "coloração" diferenciada você não merece viver em sociedade, lembre-se que você é simplesmente humano, somos todos da mesma raça, mas se age de forma irracional, você não é um ser humano, sendo apenas um ser irracional.
Vimos e revimos ações de policiais nos últimos meses contra pessoas pretas ou negras, ou como queiram denominá-las, ações que poderiam ser evitadas, com as situações praticamente controladas optaram por agirem como seres irracionais, um ser humano totalmente controlado e "paralisado" foi brutalmente morto, suplicando por socorro por simplesmente não conseguir respirar, este ato simples que é importante para mantermos vivos. Ao ficar inconsciente optaram por soltá-lo, mas já era tarde, infelizmente veio a falecer.
Outra situação, um senhor preto ou negro, ou como queiram denominar, estava alcoolizado e inicialmente agiu mal ao resistir a uma possível detenção e saiu a correr para fugir da possível detenção, infelizmente foi alvejado por trás e acabou por falecer, em pleno dia dos anos do filho, este que não terá o pai no próximo aniversário. Não havia necessidade de atirar pelas costas em um cidadão que encontrava-se embriagado e que provavelmente não conseguiria chegar muito longe sem chamar a atenção das pessoas e sem se cansar.
Nestas duas situações vimos algo doloroso, um racismo irracional inconsequente por parte de alguns seres que possuíam na cintura um certo poder por estarem uniformizados como agentes da lei e da ordem pública, acabaram por cometerem um assassinato por simplesmente ignorarem uma outra forma de agir para que as duas pessoas se mantivessem vivas.
O racismo ocorre em todo o Mundo e não é de hoje, infelizmente estes dois acontecimentos fizeram com que milhares de pessoas saíssem às ruas para lutarem por uma mudança radical na forma e na maneira de pensarem e de agirem das autoridades em relação às pessoas de cor, mas infelizmente alguns optaram por cometerem crimes, e neste caso a luta benéfica tornou-se em um pretexto para simplesmente se tornarem criminosos.
Lutar contra o racismo é benéfico para toda a sociedade, o que realmente não é benéfico é agirem como criminosos e cometerem um vandalismo gratuito sem sentido, ao destruírem lojas e algo mais para furtarem e roubarem produtos, destruição de empresas que geram empregos não significa que lutam contra o racismo, neste caso o racismo ficou de lado para apenas saquearem lojas e algo mais, nada tem a ver com o racismo, alguns deixaram a inteligência de lado para aproveitarem um momento que poderia alterar a percepção de muita gente em relação ao racismo. Mas ao agirem de maneira criminosa e descontrolada servirá apenas para alimentarem o ego de quem possuem o racismo como algo normal da vida cotidiana.
O meu avô por parte de mãe era preto, a minha madrinha era preta, não conheci o meu avô mas tive uma relação de muita proximidade com a minha madrinha, cresci sem preconceitos e sem ter este racismo dentro da mente, sei que o meu avô era descendente direto de escravos, e agora não adianta sairmos de casa e destruirmos monumentos de pessoas daquela época, uma época totalmente diferente da atual com o intuito de que estamos a lutar contra o racismo.
O racismo existiu, a partir do momento em que pessoas começaram a destruir monumentos públicos de figuras que participaram ou não no processo de escravidão ou de exploração de pessoas de cor deixaram de lado uma luta justa para novamente agirem como criminosos e vândalos, não adiantará nada destruírem monumentos, isso faz parte da história do Mundo, esta história poderá mudar se formos conscientes em relação ao ser humano, a raça humana, a história existe para fazermos uma história melhor e diferenciada da anterior. Ideias ridículas para destruição de monumentos históricos correram os quatro cantos do Mundo, ao ponto de muitos acharem normal os atos de vandalismo, corte de cabeça de estátuas e outras atiradas às águas e incendiadas. Se mantiverem estes atos irracionais, já imaginaram como será a história contada para os nossos filhos e netos??? Pensem por favor.
O racismo é algo irracional, e também chega a ser um pouco hipócrita, ou poderei dizer muito hipócrita??? Responderei com o ponto de vista sobre o que acontece no continente africano, este que é muito rico, mas que praticamente ninguém luta a favor das minorias que lá sobrevivem.
Sou a favor de manifestações contra o racismo e contra a utilização de força desproporcional contra as pessoas pretas ou negras, e também contra as outras etnias, mas não vemos, principalmente no hemisfério norte, pessoas a saírem às ruas contra as mutilações genitais realizadas em crianças e jovens pretas ou negras em alguns países africanos.
Também não vejo manifestações contra as mortes de pessoas pretas ou negras que ocasionam em milhares de outras pessoas a correrem para campos de refugiados a viverem na extrema pobreza, com falta de recursos para sobreviverem dignamente, e as pessoas fecham os olhos para tudo isso que ocorre no continente africano.
Não vejo empresas e nem pessoas a se manifestarem contra o descarte de componentes eletrônicos velhos e também carcaças de automóveis em uma determinada região do continente africano, afetando o ar, a água e a terra do local, as pessoas não querem saber disso, e será que não desejam saber disso porque trata-se de pessoas pretas a explorarem, a mutilarem e a matarem pessoas pretas??? Não sei dizer, é como se os problemas dos vizinhos de baixo não fossem suficientes para pedirmos ajuda na resolução dos problemas.
Não podemos apenas imaginar que um ato de racismo em uma determinada região seja mais importante do que o racismo existente em outra determinada região, o racismo é racismo em qualquer lugar do Mundo, mas também não podemos nos deixar levar por atos politicamente corretos durante um determinado período e esquecermos de tudo o que já vivenciamos, as pessoas não podem achar que hoje há racismo e há luta contra ele e que amanhã já estará tudo bem porque não estará, e as pessoas devem perceber isso.
Somos iguais perante a lei, é o que muitos dizem, somos iguais perante os olhos de Deus, mas em empresas e em outros locais acham que os pretos não possuem as mesmas capacidades dos outros, isso não existe, mesmo existindo uma cultura que faz com que julgamos que os pretos sejam seres inferiores por apenas serem pretos, mas todos nós somos capazes de realizarmos as mesmas coisas, então o que falta atualmente é trabalharmos a mentalidade das pessoas para pararem de julgarem as pessoas pretas como se fossem realmente inferiores.
Não adianta pensarmos que apenas algumas vidas pretas importam sendo que há milhares de outras vidas que são simplesmente esquecidas no continente africano, se realmente há um "Black Lives Matters", então que esta frase sirva para todos e para todos os continentes, porque todas as vidas importam, mas para alguns o importante são umas e não todas.
Em um mundo onde temos exemplos de pessoas que foram as melhores de todos os tempos nas suas atividades, deveríamos pensar neste racismo irracional, vemos que no futebol o Pelé é o melhor, no basketball foi Michael Jordan, no golf temos Tiger Woods, atualmente da F1 temos o Lewis Hamilton, no atletismo temos Usain Bolt, então porque teremos de continuar com este racismo irracional??? Não sei responder, infelizmente.
Poderemos melhorar o futuro se começarmos a trabalhar a mentalidade das nossas crianças a partir de casa, desde pequenos para se tornarem adultos melhores e com outra visão sobre as pessoas, mas para isso os pais e/ou responsáveis devem possuir uma mentalidade livre de preconceitos, com conceitos diferenciados sobre as pessoas, e saberem que todos nós somos da mesma raça.
Logicamente que se fosse continuar a escrever o que penso sobre o racismo escreveria muito mais, mas também não podemos nos esquecer da história para fazermos uma nova e melhor história, mas o meu desejo é apenas que as coisas mudem, mudem para melhor, para podermos agirmos melhor com todas as pessoas independentemente da cor da pessoa, porque somos humanos, somos da mesma raça, e se não estará disposto a dividir o mesmo espaço com as pessoas pretas ou negras, comece a pensar no real motivo da sua existência, e o principal, você não faz parte da raça humana e nem merece viver em sociedade.
Cuidem-se e protejam-se.
Sem comentários:
Enviar um comentário