Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Negacionistas: Um Perigo.

Neste mais novo texto do meu querido Blog escreverei uma simples opinião para todos os queridos leitores e visitantes sobre algo que tornou-se escancarado com a chegada da pandemia, os tais "negacionistas de plantão", estes que colocam em risco a vida de muitos e que ficaram mais que evidente a total existência deste tipo de pessoa na sociedade atual.
Os negacionistas sempre existiram, sempre estiveram presentes em diversas classes de assuntos dentro da sociedade, mas agora com a pandemia surgiram com muito mais força e com uma intensa ajuda, a das redes sociais para proliferar a mística de que muita coisa está errada mas que não possuem meios para as provarem, mas possuem muita força para levar convosco os mais desacreditados.
Há negacionistas na política e em outros assuntos e ramos da sociedade em geral, e na política basta vermos o quanto há pessoas que acreditam que mesmo com um chefe de governo ruim a gestão está boa, vemos isso diariamente, pessoas que lutam com unhas e dentes na defesa de um ideal, mesmo sendo visível que a gestão está horrível. Dentro da política vemos outros que lutam pelo poder e fazem de tudo para não o perder, não acredita que perdeu e com isso leva os fanáticos a acreditarem que a derrota foi uma fraude, se nega a aceitar e com esta negação contribui para os fanáticos continuarem a lutar em vão por algo que não conseguirão, pondo em causa um ato democrático e as suas instituições, este tipo de negacionismo coloca muita gente umas contras as outras dentro do mesmo país ou região, e se não possuírem cuidado com as palavras poderá gerar uma guerra civil porque não acreditam, pensem no quanto há de negacionistas que não aceitam a derrota de um líder, mesmo sendo um líder com uma gestão duvidosa.
Também temos as pessoas que se negam a acreditarem que o planeta Terra é um círculo, uma bola, uma esfera, redondo. Estes acreditam que a mesma é plana, mas há tantas explicações sem fundamento que eles mesmo se perdem nas próprias palavras, não conseguem provar a própria teoria e com isso levam junto as pessoas que se negam a acreditar no formato do planeta Terra, estes não possuem tanto poder quanto outros, se poderá colocar em risco vidas alheias, só o tempo poderá dizer, mas são ideias negacionistas quando o óbvio encontra-se mesmo a frente dos próprios olhos, as vezes o pior cego é aquele que se compromete em não ver, e isso acontece com a maioria dos negacionistas.
Agora temos em plena pandemia os negacionistas que indicam que tudo isso é uma mentira, uma farsa e que a verdade será provada brevemente, mas não explicam porque é mentira e qual a verdade. Estes são os mais perigosos seres na sociedade porque simplesmente colocam em risco a saúde de milhares de pessoas ao simplesmente negarem que atualmente há uma pandemia e que esta poderá matar, e o pior, colocará em esforço extremo o sistema de saúde, tanto o público como o privado.
Ao se negar a existência da pandemia gera um desconforto, com isso pessoas que provavelmente possuem dúvidas sobre o que está realmente a acontecer acabam por acreditarem nas palavras proferidas por estas pessoas que sequer pensam que atitudes negacionistas colocam em causa a saúde de milhares de pessoas.
Uma pessoa poderá se negar a acreditar no vírus e na pandemia, mas quando há muitas a situação complica-se, e muito. A partir do momento em que desacredita na tua existência poderá tornar-se num disseminador da doença, e não trata-se apenas da Covid-19, há outras, até porque uma pessoa poderá aparentar estar totalmente saudável, mas carrega com ela algum vírus, um outro exemplo simples sobre esta situação de vírus e doença é a do HIV, posso estar saudável mas carregar o vírus e com isso iniciar sexo sem proteção com pessoas estranhas que aparentam estar saudáveis e as infetá-las, ou vice-versa, simples assim. Basta utilizarmos proteção na hora do sexo, e com a Covid-19 basta utilizarmos máscara e desinfetarmos as mãos e mantermos uma distância de segurança, o que muitos não fazem.
Temos outros, muitos desacreditam na violência contra a mulher, se negam a perceber que a mulher é a vítima e não a criminosa, quando uma mulher simplesmente se veste bonita para ficar com uma boa autoestima e para se valorizar acham que esta mulher está a provocar e a facilitar atos violentos, e os negacionistas neste tipo de situação se aproveitam da mentalidade de muitos para simplesmente agirem com violência, se negam a ver o correto diante de uma verdade, estes também colocam em risco a vida de muita gente, sendo estas, mulheres.
Ser negacionista atualmente é ser um cidadão perigoso por mais que não aparente ser, colocar em risco mais pessoas dependendo do assunto a que se nega acreditar parece ser normal, pessoas acham normal escreverem textos mirabolantes sobre teorias da conspiração que anda a ocorrer devido a pandemia e outros assuntos. Acham normal acreditarem e apoiarem políticos quando estes não fazem nada direito e melhorias para a população em geral, quando somente enganam e desviam dinheiro público, mesmo com provas contundentes. Acreditar numa melhoria contínua não significa se negar a ver o que está errado e incorreto, e os negacionistas insistem em não observar o que encontram-se incorreto para simplesmente lutarem por algo que na maioria das vezes não conseguem explicar.
Ser negacionista é ser perigoso, parem para pensar no que realmente estão a acreditar e a divulgar, se não possuem como provar as teorias e as afirmações que tanto alegam, evitem divulga-las, procurem meios para deixarem de lado o negacionismo, gastem mais energias no que realmente interessa, não coloquem em risco as pessoas, estranhas ou não, porque as vezes o feitiço poderá virar contra o feiticeiro, e todo o cuidado é pouco no atual momento devido ao cansaço e o stress das pessoas com a pandemia sem previsão de término. E na maioria das vezes não querem ouvir ou ver o outro lado, o lado mais correto da situação. Cuidem-se.







Sem comentários:

Enviar um comentário