Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Amor X Paixão.

Neste mais novo texto do meu querido e pequeno Blog, escreverei a todos os queridos leitores e visitantes uma simples opinião, visão, percepção e algo mais sobre as duas palavras que dão o título a este novo texto, o amor e a paixão. Tentarei ser o mais lúcido possível porque trata-se de assuntos que muitos dizem conhecerem mas que as vezes não conseguem compreender e entender, então espero dar uma explicação boa e eficaz sobre esta diferença entre dois sentimentos, acho que será um simples contributo.

Sempre ouvimos dizer que o "amor é cego", mas eu acho que a paixão cega muito mais que o amor, porque a paixão nos faz cometer loucuras em um curto espaço de tempo e também nos cega ao ponto de deixarmos de ver os defeitos da pessoa por quem nos apaixonamos, ao contrário do amor, que quando amamos enxergamos tudo e mais um pouco da pessoa amada e mesmo assim estamos sempre ao lado dela para o que der e vier.

A paixão é algo interessante, no meu modo de ver trata-se de um sentimento avassalador mas com pouca duração, a paixão nos cega por um determinado período de tempo em relação a pessoa ao nosso lado, tanto que logo que nos apaixonamos já começamos a dizer que estamos a amar, porque a pessoa é perfeita e não há de errado e nada que irá nos separar, mas basta um deslize e vermos um pequeno defeito ou algo que nos desanime em relação a pessoa ao nosso lado e o relacionamento acaba, e as vezes mesmo sem enxergarmos o motivo, o simples fato de sofrer uma decepção é o motivo para encerrarmos o relacionamento.

O mais interessante na paixão, é que toda a intensidade deste sentimento dura um curto espaço de tempo, por mais forte que seja ele acaba por não ser duradouro, infelizmente acaba rapidamente, em poucos meses e poderá chegar aos poucos anos, isso no meu modo de pensar. A paixão é forte e intensa e acaba por fazer fazer estragos, ao ponto de pessoas que amam a(o) parceira(o) a(o) deixarem para viverem uma paixão, e na maioria das vezes quando esta paixão acaba sentem-se envergonhados e destroçados ao ponto de optarem por não voltarem a pessoa amada, e vemos muito disso, principalmente quando envolve pessoas públicas. A impressão é que a paixão foi feita para os olhos e o amor feito para o coração.

O amor é lindo, mas não é cego, o amor possui uma certa intensidade mas faz com que o nosso coração esteja aberto para tudo o que aconteça com a pessoa amada, no amor não há cegueira e aceitamos todos os defeitos e qualidades da pessoa que amamos. Quando amamos estamos a ver tudo, e percebemos que no amor temos muita força para lutarmos juntos contra todos os obstáculos e adversidades, já na paixão é diferente, na primeira adversidade parece que a paixão diminui. No amor vemos que com o passar dos anos e com acontecimentos diversos as pessoas mudam, mudam fisicamente e mentalmente, mas isso não afeta o amor em si porque parece que ele nos prepara para estes acontecimentos, para alterações físicas e mentais, mesmo quando olhamos para o lado e vemos que a pessoa que amamos já não possui mais aquela imagem que foi desaparecendo com o passar dos anos e continuamos amá-la da mesma maneira.

Quando amamos vemos todos os defeitos e qualidades da pessoa ao nosso lado, e por amarmos superamos tudo isso para estarmos ao lado desta pessoa, mesmo após anos ao lado da pessoa começamos a ver que o amor supera muita coisa, mesmo quando o amor perde para uma paixão porque pensamos que estamos a viver num marasmo, mas na verdade estamos num porto seguro, mesmo que seja algo cotidiano e que não haja nenhum tipo de atividade diferenciada do normal ou alguma aventura, por isso as vezes o amor é deixado de lado porque optam por viver uma paixão que trata-se de uma aventura, coloca em risco a estabilidade de um amor longo por causa de uma paixão que poderá não durar muito tempo.

Quando o amor nos alcança vemos que quem está ao nosso lado possui defeitos e mesmo assim estamos ao teu lado, vemos a qualidade, estamos sempre prontos para a pessoa, no amor as coisas fluem em uma velocidade mais lenta do que a da paixão, mas trata-se de uma velocidade contínua e sem extremos, mas com muita força para superar os obstáculos futuros. Na paixão vemos tudo muito intenso no início e quando a intensidade diminui a paixão termina, já no amor a intensidade será sempre a mesma e será sempre mais forte a partir do momento em que trata-se de um amor verdadeiro.

Logicamente que comparar o amor com a paixão é algo realmente muito difícil, na minha concepção é possível uma pessoa que ama se apaixonar por alguém por tratar-se de sentimentos distintos, porque a paixão é forte com curta duração, o amor é um pouco mais fraco e de longa duração, a paixão nos cega de imediato e nos faz perder um pouco a noção sobre tudo de bom que estamos a passar no amor e nos faz pensar apenas nos maus momentos, já no amor vemos tudo e mais um pouco e aceitamos a pessoa como ela é, estando presente nos bons e nos maus momentos.

No amor conseguimos suportar dores intensas, são diversas dores que na paixão ao começarmos a sentir já optamos por sair logo, porque parece que não nos atrai a sensação de dor. Sofrer por amor é normal, porque bastar estarmos ao lado de quem amamos e esta pessoa sofrer de algum mal e que já começamos a sofrer devido a situação da pessoa amada. A paixão não está preparada para isso, parece que a dor alheia não nos faz bem e optamos por deixar de lado a pessoa que está sofrer para não termos em nossos ombros a dor que está a passar a pessoa ao nosso lado.

Sei que poderei estar errado em relação aos dois sentimentos, poderei encontrar pessoas que duvidem deste meu ponto de vista, há muita gente que estuda os sentimentos das pessoas e que escrevem livros e realizam palestras sobre este sentimentos e que provavelmente possuem uma visão totalmente diferente da minha, eu que sequer estudei e li sobre estes dois sentimentos e optei por escrever sobre eles baseando-me apenas no que já vivi, no que já presenciei e na minha experiência de vida e conhecimento de pessoas.

Mas em relação aos dois sentimentos, o importante é aproveitá-los ao máximo e sermos felizes, independentemente da duração do relacionamento e se é amor ou paixão, que vivam estes sentimentos ao lado da pessoa que escolheram, esqueçam os comentários negativos sobre a pessoa que escolher em um determinado momento da vida para ser feliz, sejam alegres, sinceros e conversem sobre tudo e mais um pouco, e para saberem se o que realmente sente é amor ou paixão, simples, deixem que o próprio tempo encarregar-se-á de lhes mostrarem.

Paz e amor no mundo, e cuidem-se por favor.

Sem comentários:

Enviar um comentário