Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Adiós, Pibe de Oro.

Neste mais novo texto do meu querido e pequeno Blog, escreverei uma simples opinião a todos os queridos leitores e visitantes sobre mais uma grande perda, uma enorme perda no mundo do futebol, uma notícia que chegou em um 2020 que ficará para a história como o pior ano de todos os tempos, a perda de Don Diego Armando Maradona, ou apenas Maradona, que veio a falecer no dia de hoje, 25 de novembro de 2020.
Ser brasileiro e escrever sobre um argentino, mas um argentino de excelência, chega a ser engraçado, porque somos rivais, há muita rivalidade entre Brasil e Argentina que sempre lutaram e lutarão com unhas e dentes em qualquer lugar e em qualquer tipo de desporto ou não desporto, mas hoje é um dia para se lamentar, porque todos nós perdemos, e quem apenas possui os seus vinte e poucos anos, infelizmente não teve a chance de ver o gênio em campo, um craque, um dos melhores de todos os tempos no futebol mundial.
Infelizmente Maradona sucumbiu, provavelmente um dos motivos de o coração não se aguentar foi o fato de ser usuário de substâncias ilícitas, sempre ficou evidente que utilizava certas substâncias, e foi devido a um medicamento para emagrecimento com uma substância ilícita para o meio futebolístico que em 1994 fez o seu último gol e partida pela seleção argentina, no mundial dos EUA, mais conhecida como "Albiceleste".
Como muitos artistas existentes no mundo, utilizou algo que não devia, voltou a jogar, depois tornou-se técnico, mas sempre envolvido em polêmicas que fizeram muita gente esquecer a sua genialidade dentro das "quatro linhas", com uma bola nos pés foi um dos maiores, quase um "Deus", e para os argentinos, está acima de tudo e de todos, nem mesmo Messi chegará aos seus pés, até porque Messi não fez nem um décimo do que Maradona fez na seleção argentina.
Craque e gênio da bola, levou a equipe do Napoli a um patamar acima do normal, jogadas mirabolantes e dribles desconcertantes, este Maradona que muitos e também que poucos viram é o Maradona que todos nós, amantes do futebol, temos de levar dentro de nós.
Sempre polêmico, sempre reverenciou o futebol brasileiro e alguns dos nossos craques, com a língua afiada para iniciar e encerrar uma discussão com Pelé mas sempre disposto para conversar e ambos abraçarem-se para o bem do futebol mundial, e sempre disposto a parabenizar um outro jogador fora de série do mundo do futebol, Ronaldinho, dois craques e dois amigos, e provavelmente um deles está a sentir neste momento uma enorme dor pela grande perda de um amigo.
Quem tem mais de trinta anos lembrará, sendo brasileiro, da nossa desclassificação para a seleção argentina no Mundial de 1990, com Maradona em campo perdemos, mas o principal êxito de Maradona foi o mundial anterior, o de 1986, onde mostrou e demonstrou para milhares de pessoas o que se pode fazer com uma bola, e o marco principal foi a "mano de dios", um gol contra a Inglaterra que ficou para história, e se fosse atualmente com o VAR em ação, não teríamos presenciado este grande capítulo do futebol mundial, protagonizado por um dos maiores do futebol de todos os tempos.
Que Maradona possa descansar em paz, sem polêmica quando chegar ao céu, provavelmente apertará a mão de Deus com a mesma mão que fez o gol no Mundial de 1986, e outros deuses o receberão de braços abertos por tudo que contribuiu para o futebol mundial.
Que os familiares, amigos, fãs de Maradona e do bom futebol possam superar este momento de dor e de perda, que todos que um dia acompanhou Maradona em campo possa guardar em mente o quanto ele foi especial dentro das "quatro linhas", o quanto ele contribuiu para milhares de pessoas começarem a praticar e a gostar de futebol, que possuam em mente que em nenhum momento haverá outro igual, dentro e fora de campo, e que a partir de hoje saberemos que o futebol ficará mais pobre, menos um gênio do futebol no mundo para nos fazerem felizes.
R.I.P. Maradona, que Deus o receba e conforte o coração de todos os apaixonados pelo futebol arte, e de todos os parentes, amigos e familiares. Descanse em paz, adiós, Pibe de oro. Cuidem-se.







segunda-feira, 16 de novembro de 2020

A Política Brasileira.

Neste mais novo texto do meu querido e pequeno Blog, escreverei a todos os queridos leitores e visitantes uma simples opinião sobre a política brasileira, escrevo porque assisti a um vídeo do saudoso Dr. Enéas que foi candidato a presidente do Brasil e porque neste último final de semana houveram as eleições municipais para escolherem prefeitos e vereadores. Acho que se as pessoas entendessem 15% de como funciona a política, não apenas no Brasil, veríamos situações melhores em diversos países.
Infelizmente de uns tempos para cá vemos que somente há duas partes na política brasileira, duas direções, a esquerda e a direita, se houver uma pessoa da direita no poder, quem se opor a ela automaticamente será denominado como "esquerdista", e caso haja uma pessoa de esquerda no poder, quem se opor será taxado automaticamente de "direitista", parece não haver mais um consenso, mas sobra ignorância e estupidez, e vou indicar algumas situações para verem que o principal foco de quem se candidata é a busca desenfreada pelo poder.
Para os brasileiros com mais de trinta anos, vemos que a que política brasileira se transformou em um tremendo lixo, não que antigamente não era, mas antes víamos uma oposição mais ativa e até mesmo um pouco mais inteligente, quem viu o movimento pelas "Diretas Já" em 1984 saberá do que quero dizer, onde simplesmente colocaram uma enorme fé no eleito presidente da época, Tancredo de Almeida Neves (avô do Aécio, aquele do helicóptero cheio de cocaína) que faria uma gestão maravilhosa mas que do nada veio a falecer sem que ninguém investigasse o motivo, vi meus pais  tristes na época e eu mesmo fiquei com a enorme perda.
Veio José Sarney, mudança de moeda para conter a inflação onde víamos três ou mais aumentos de preços diários, e na primeira eleição, teoricamente democrática, o eleito da vez foi o marajá de Alagoas, o então jovem e cheio de energia Fernando Collor. Nesta eleição já víamos vários candidatos, um deles era o Lula e com enormes alternativas de escolha, mas ganhou o jovem, este que confiscou as poupanças de milhares de famílias, que gastou dinheiro com carros e que sofreu um Impeachment de verdade, não foi igual ao da Dilma (que ainda dizem que foi golpe). Após sofrer o Impeachment assumiu o vice, Itamar Franco com o seu ministro da economia, Fernando Henrique Cardoso, que após dois anos e com um plano considerado "eleitoreiro" se elegeu presidente.
Até o último mandato de Fernando Henrique Cardoso é possível perceber que a política brasileira não possuía direções opostas, havia uma liderança conservadora e a oposição com gana de ganhar as eleições, víamos candidatos com uma enorme inteligência e com grande poder de expressão mas com pouquíssimo tempo de antena, provavelmente o Dr. Enéas seria o grande líder da nação brasileira se tivesse sido eleito, se assistirmos vídeos do Dr. Enéas, veremos o enorme erro que tivemos ao ignorá-lo devido ao pouco tempo que possuía para expressar as suas ideias.
A partir do momento em que Lula chega ao poder, através de uma grande fé e esperança depositadas por uma grande parte da população, principalmente a mais carenciada, muita coisa mudou na política brasileira, e para quem acha que Lula fez uma política de esquerda, vejam o que ele realmente fez, porque ele simplesmente fez uma política de manutenção do poder, principalmente através de coligações que manteriam as pessoas mais ignorantes e com dificuldades de entendimento e de compreensão sobre algo maior do que poderiam imaginar, seres limitados não conseguiriam pensar e seriam facilmente manipulados.
Lula fez algo que outros não conseguiram, e que provavelmente conseguirão mediante favores, criou uma coligação com partidos da oposição, seu vice foi José Alencar, coligações com Sarney (Maranhão), Ciro Gomes (Ceará), ACM (Bahia), Rosinha Garotinho (Rio de Janeiro) e Renan Calheiros (Alagoas), houveram outros mas que não lembro o nome, com estas coligações ele teria em mãos uma grande parte da população para o manter no poder, e foi que aconteceu quando conseguiu a sua reeleição e em seguida elegeu uma sucessora que no segundo mandato sofreria o Impeachment mais ridículo da história.
Lula consegui dividir o Brasil juntamente com as suas coligações, e devido a ignorância e ao analfabetismo político construiu uma teia de sustentação até chegar o Impeachment de Dilma, e novamente as pessoas achavam que Dilma é de esquerda e a oposição de direita, santa ignorância e estupidez alheia...
Dilma ganhou a sua primeira eleição apadrinhada por Lula, nesta altura muitos já se encontravam nas direções opostas, não sei de onde tiraram esta ideia de "esquerda ou de direita", sendo que a coligação de Dilma era com o PMDB, atualmente conhecido como MDB (uma enorme bosta), sendo o MDB o maior partido brasileiro, coligação com este partido foi apenas para se manter no poder por mais tempo, mas a partir do momento em que Dilma decidiu fazer a governação sem ouvir o padrinho, sofreu o mais ridículo Impeachment da história, para quem realmente acha que foi golpe, comparem com o processo sofrido por Fernando Collor, Dilma na eleição seguinte já era candidata a senadora, pensar não paga imposto e não custa nada.
Agora na política brasileira temos Bolsonaro, um cidadão que já demonstrou toda a sua incapacidade de fazer uma gestão decente, Bolsonaro ganhou a eleição porque simplesmente surgiu uma onda "anti-PT" que o fez chegar ao poder, muitos votaram nele com fé e esperança de que as coisas iriam melhorar e também devido aos discursos realizados, mas não é isso que vemos diariamente. Com declarações polêmicas e mudança de decisões conforme a reação de milhares, este presidente que não consegue fazer política, apenas demonstra total incapacidade, e agora para se manter no poder, porque há diversos pedidos para um Impeachment devido a diversas irregularidades já confirmadas, consegue comprar apoio de uma ala política envolvida em escândalos de corrupção ao ponto mesmo de declarar apoio ao ex-presidente Fernando Collor.
Agora vemos como está a política brasileira, pensem um pouco, deixem de lado esta merda de direções opostas e verifiquem o que andam a fazer, enquanto mais pessoas possuírem menos tempo para pensarem em política, melhor será para uma cambada de políticos se manterem no poder, quanto mais ignorantes e dependentes uma grande parte da população for, melhor será para todos os políticos, porque esta classe não possuem novas ideias, renova as pessoas mas os interesses são os mesmos.
Como tivemos eleições municipais, na minha amada e caótica Sampa teremos o segundo turno, dois candidatos opostos concorrem ao "trono" da cidade, e vemos que de um lado está o lado conservador de um partido cada vez mais desgastado, o PSDB (outra grande merda), contra um que se desvinculou de um partido, o PT, e que conseguiu buscar com ideias diferenciadas um apoio fora do normal, até porque se trata de um líder de pessoas que invadia propriedades privadas com um determinado intuito, e isso só demonstra que a política brasileira vai de mal a pior e que as pessoas continuam a não entender nada de política, nem os 15% desejado. Outro exemplo desta situação de total ignorância é o segundo turno das eleições da cidade do Rio de Janeiro, parece que realmente não aprendem nada.
Quando as pessoas possuírem condições para analisarem com cuidado todo o cenário político brasileiro, verão o quanto ruim é, mas para isso acontecer deverão elegerem pessoas que invistam no ensino público e na saúde pública, investir nas pessoas para que estas não percam tanto tempo em filas e em não aprenderem nada, mente desenvolvida não serve para os políticos brasileiros, até mesmo para os políticos de outros países, quantos mais dependentes e ignorantes, melhor será para se manterem no poder por muito tempo. Cuidem-se.







segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Curtir a Vida...

Neste mais novo texto do meu querido e pequeno Blog, escreverei a todos os queridos leitores e visitantes uma simples opinião sobre o que anda a se passar em diversos países em plena pandemia, onde muitos pensam diferente e acham que anda tudo normal e com um sentimento de negação que torna-se perigoso no meio da sociedade.
Estamos no meio de uma pandemia, vejo diariamente publicações nas redes sociais de pessoas a se divertirem intensamente em bares e algo mais, como se nada estivesse a acontecer, principalmente em países com um grande número de contágio e de mortos, no caso do Brasil, e as pessoas acham simplesmente que merecem curtir a vida, também penso que todos nós devemos curtir a vida, mas o principal neste momento é sobrevivermos e deixarmos para curtirmos a vida mais tarde, e garanto, não nos adoeceremos se deixarmos a "curtição" para depois.
Faz muito bem sairmos do trabalhos e nos encontrarmos com os amigos para uma cerveja e uns petiscos, mas não podemos simplesmente aliviar os cuidados porque não sabemos o que poderá acontecer após um "happy-hour" cheio de amigos e alegria, então podemos sim evitar em um momento estes encontros amigáveis e adiá-los para mais tarde.
As pessoas simplesmente iniciaram um ato de total desprezo pelas orientações básicas de cuidados, de saúde e de segurança, saem como se estivesse tudo normal, como se já houvesse medicamentos ou vacina a disposição, ignoram por completo com o intuito de curtirem a vida, sem pensarem que ao curtirem a vida poderão colocar vidas em perigo, e neste caso, vidas queridas que residem no mesmo agregado familiar.
Ver e ler de pessoas cultas, nada burras, mas com um enorme grau de ignorância que todos nós iremos morrer um dia é mesmo algo surreal, pensar desta maneira abre brecha pra simplesmente não deixarmos para morrer depois se podemos morrer hoje, se é para morrer que então morremos, mesmo pondo em risco a vida de outros, já que ignora recomendações básicas apenas com o intuito de curtir a vida junto de pessoas que não sabem por esteve e com quem esteve.
Nesta última semana um bar na cidade de Coimbra postou na rede social imagens de alguns grupos de pessoas dentro do estabelecimento, imagens com oito, nove e até dez pessoas amontoadas a simplesmente curtirem a vida, sem se preocuparem com o que poderá ocorrer após, e estas imagens causaram indignação e total repúdio por parte de um grande número de pessoas ao ponto de serem removidas da página do bar em questão, e após a má repercussão, o responsável veio com declarações nada convincentes para tentar explicar algo que era óbvio a vista de todos através das imagens que foram divulgadas.
Muitos jovens, principalmente no Brasil, perderam a vida devido a Covid-19, mas parece que com a chegada do calor no hemisfério sul muitos esqueceram-se das perdas de milhares de famílias, da falta de espaço para os doentes nos hospitais e agem com uma total irresponsabilidade como se o vírus já não existisse, parece que enquanto não lhe baterem a porta ou algum familiar querido adoecer a sério, estas pessoas não aprenderão, porque a situação ainda não está controlada, basta vermos que no hemisfério norte há um grande aumento de casos, muito por causa do frio e muito mais por causa das pessoas que não respeitam ninguém e as regras básicas para contenção do vírus.
Eu também gosto muito de curtir a vida, como sou casado a minha "curtição" é diferente, gosto de sair em família, em época de frio a vontade em ir a neve é muita, em comer algo fora de casa também é grande, mas sei que isso poderá esperar, não irei morrer por aguardar um ano, sei que como encontro-me desempregado o meu sair de casa é somente quando houver necessidade, com isso estou a manter-me seguro e também a minha família. E quando as pessoas indicam para "ficarmos em casa", é para que as pessoas que não possuem compromissos inadiáveis, que trabalham, só saiam realmente para o que for necessário, mas muitos optam por não compreenderem e não entenderem esta mensagem, fecham-se numa bolha de ignorância e foda-se os outros.
Ninguém proíbe ninguém de curtir a vida, mas ao dirigem-se a um bar e este mesmo estiver cheio com pessoas muito próximas umas das outras, porque arriscar e manterem-se no local??? Não consigo responder e nem entender, ninguém sabe se a pessoas próximas estarão assintomáticas, o vírus poderá agir de uma forma mais intensa ou não, ninguém saberá até estar infectado, então deixem o curtir a vida para mais tarde.
Portugal entrará em "estado de emergência", uma situação que poderá agravar ou não consoante as atitudes das pessoas porque temos hospitais a beira de um colapso, por toda a Europa faltam meios humanos e estruturais para auxiliarem os doentes, e enquanto isso vemos muitos que são contra medidas restritivas, e que quando saem às ruas simplesmente saem sem cuidado, um exemplo foi a notícia de que quase mil pessoas dos comícios do atual presidente dos Estados Unidos da América faleceram de Covid-19, esta informação deveria servir de alerta.
Curtir a vida é muito bom, tive a oportunidade de a fazer em outros tempos, mas atualmente devemos pensar na nossa sobrevivência, até mesmo na sobrevivência de pessoas estranhas, porque o curtir a vida poderemos fazê-la diversas vezes por ano se simplesmente continuarmos vivos. Cuidem-se.