Neste mais novo texto do meu querido e pequeno Blog, escreverei a todos os queridos leitores e visitantes uma simples opinião sobre a política brasileira, escrevo porque assisti a um vídeo do saudoso Dr. Enéas que foi candidato a presidente do Brasil e porque neste último final de semana houveram as eleições municipais para escolherem prefeitos e vereadores. Acho que se as pessoas entendessem 15% de como funciona a política, não apenas no Brasil, veríamos situações melhores em diversos países.
Infelizmente de uns tempos para cá vemos que somente há duas partes na política brasileira, duas direções, a esquerda e a direita, se houver uma pessoa da direita no poder, quem se opor a ela automaticamente será denominado como "esquerdista", e caso haja uma pessoa de esquerda no poder, quem se opor será taxado automaticamente de "direitista", parece não haver mais um consenso, mas sobra ignorância e estupidez, e vou indicar algumas situações para verem que o principal foco de quem se candidata é a busca desenfreada pelo poder.
Para os brasileiros com mais de trinta anos, vemos que a que política brasileira se transformou em um tremendo lixo, não que antigamente não era, mas antes víamos uma oposição mais ativa e até mesmo um pouco mais inteligente, quem viu o movimento pelas "Diretas Já" em 1984 saberá do que quero dizer, onde simplesmente colocaram uma enorme fé no eleito presidente da época, Tancredo de Almeida Neves (avô do Aécio, aquele do helicóptero cheio de cocaína) que faria uma gestão maravilhosa mas que do nada veio a falecer sem que ninguém investigasse o motivo, vi meus pais tristes na época e eu mesmo fiquei com a enorme perda.
Veio José Sarney, mudança de moeda para conter a inflação onde víamos três ou mais aumentos de preços diários, e na primeira eleição, teoricamente democrática, o eleito da vez foi o marajá de Alagoas, o então jovem e cheio de energia Fernando Collor. Nesta eleição já víamos vários candidatos, um deles era o Lula e com enormes alternativas de escolha, mas ganhou o jovem, este que confiscou as poupanças de milhares de famílias, que gastou dinheiro com carros e que sofreu um Impeachment de verdade, não foi igual ao da Dilma (que ainda dizem que foi golpe). Após sofrer o Impeachment assumiu o vice, Itamar Franco com o seu ministro da economia, Fernando Henrique Cardoso, que após dois anos e com um plano considerado "eleitoreiro" se elegeu presidente.
Até o último mandato de Fernando Henrique Cardoso é possível perceber que a política brasileira não possuía direções opostas, havia uma liderança conservadora e a oposição com gana de ganhar as eleições, víamos candidatos com uma enorme inteligência e com grande poder de expressão mas com pouquíssimo tempo de antena, provavelmente o Dr. Enéas seria o grande líder da nação brasileira se tivesse sido eleito, se assistirmos vídeos do Dr. Enéas, veremos o enorme erro que tivemos ao ignorá-lo devido ao pouco tempo que possuía para expressar as suas ideias.
A partir do momento em que Lula chega ao poder, através de uma grande fé e esperança depositadas por uma grande parte da população, principalmente a mais carenciada, muita coisa mudou na política brasileira, e para quem acha que Lula fez uma política de esquerda, vejam o que ele realmente fez, porque ele simplesmente fez uma política de manutenção do poder, principalmente através de coligações que manteriam as pessoas mais ignorantes e com dificuldades de entendimento e de compreensão sobre algo maior do que poderiam imaginar, seres limitados não conseguiriam pensar e seriam facilmente manipulados.
Lula fez algo que outros não conseguiram, e que provavelmente conseguirão mediante favores, criou uma coligação com partidos da oposição, seu vice foi José Alencar, coligações com Sarney (Maranhão), Ciro Gomes (Ceará), ACM (Bahia), Rosinha Garotinho (Rio de Janeiro) e Renan Calheiros (Alagoas), houveram outros mas que não lembro o nome, com estas coligações ele teria em mãos uma grande parte da população para o manter no poder, e foi que aconteceu quando conseguiu a sua reeleição e em seguida elegeu uma sucessora que no segundo mandato sofreria o Impeachment mais ridículo da história.
Lula consegui dividir o Brasil juntamente com as suas coligações, e devido a ignorância e ao analfabetismo político construiu uma teia de sustentação até chegar o Impeachment de Dilma, e novamente as pessoas achavam que Dilma é de esquerda e a oposição de direita, santa ignorância e estupidez alheia...
Dilma ganhou a sua primeira eleição apadrinhada por Lula, nesta altura muitos já se encontravam nas direções opostas, não sei de onde tiraram esta ideia de "esquerda ou de direita", sendo que a coligação de Dilma era com o PMDB, atualmente conhecido como MDB (uma enorme bosta), sendo o MDB o maior partido brasileiro, coligação com este partido foi apenas para se manter no poder por mais tempo, mas a partir do momento em que Dilma decidiu fazer a governação sem ouvir o padrinho, sofreu o mais ridículo Impeachment da história, para quem realmente acha que foi golpe, comparem com o processo sofrido por Fernando Collor, Dilma na eleição seguinte já era candidata a senadora, pensar não paga imposto e não custa nada.
Agora na política brasileira temos Bolsonaro, um cidadão que já demonstrou toda a sua incapacidade de fazer uma gestão decente, Bolsonaro ganhou a eleição porque simplesmente surgiu uma onda "anti-PT" que o fez chegar ao poder, muitos votaram nele com fé e esperança de que as coisas iriam melhorar e também devido aos discursos realizados, mas não é isso que vemos diariamente. Com declarações polêmicas e mudança de decisões conforme a reação de milhares, este presidente que não consegue fazer política, apenas demonstra total incapacidade, e agora para se manter no poder, porque há diversos pedidos para um Impeachment devido a diversas irregularidades já confirmadas, consegue comprar apoio de uma ala política envolvida em escândalos de corrupção ao ponto mesmo de declarar apoio ao ex-presidente Fernando Collor.
Agora vemos como está a política brasileira, pensem um pouco, deixem de lado esta merda de direções opostas e verifiquem o que andam a fazer, enquanto mais pessoas possuírem menos tempo para pensarem em política, melhor será para uma cambada de políticos se manterem no poder, quanto mais ignorantes e dependentes uma grande parte da população for, melhor será para todos os políticos, porque esta classe não possuem novas ideias, renova as pessoas mas os interesses são os mesmos.
Como tivemos eleições municipais, na minha amada e caótica Sampa teremos o segundo turno, dois candidatos opostos concorrem ao "trono" da cidade, e vemos que de um lado está o lado conservador de um partido cada vez mais desgastado, o PSDB (outra grande merda), contra um que se desvinculou de um partido, o PT, e que conseguiu buscar com ideias diferenciadas um apoio fora do normal, até porque se trata de um líder de pessoas que invadia propriedades privadas com um determinado intuito, e isso só demonstra que a política brasileira vai de mal a pior e que as pessoas continuam a não entender nada de política, nem os 15% desejado. Outro exemplo desta situação de total ignorância é o segundo turno das eleições da cidade do Rio de Janeiro, parece que realmente não aprendem nada.
Quando as pessoas possuírem condições para analisarem com cuidado todo o cenário político brasileiro, verão o quanto ruim é, mas para isso acontecer deverão elegerem pessoas que invistam no ensino público e na saúde pública, investir nas pessoas para que estas não percam tanto tempo em filas e em não aprenderem nada, mente desenvolvida não serve para os políticos brasileiros, até mesmo para os políticos de outros países, quantos mais dependentes e ignorantes, melhor será para se manterem no poder por muito tempo. Cuidem-se.
Sem comentários:
Enviar um comentário