Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

domingo, 30 de janeiro de 2022

Acordei!!!

Neste mais novo texto do meu querido e pequeno Blog, escreverei a todos os queridos leitores e visitantes sobre algo mais que normal na vida de muitos que é o simples fato de acordar após uma noite de sono, tendo dormido bem ou mal, abrir os olhos e vermos que estamos em casa e poder nos espreguiçarmos e bocejarmos com muita vontade e sem medo de babarmos.

Acordar é tão bom (nas famosas "sebundas-feiras" nem tanto), mas porque estou a escrever sobre isso a todos que aqui passam??? Simples, porque a exatamente um ano eu não acordava após dar entrada no serviço de urgência de um hospital devido a tão falada e famosa Covid-19. Não imaginava o que passaria comigo naquele inverno em que saí pelas próprias pernas de casa a caminho do centro de saúde, simplesmente quando entrei no hospital sentado em uma cadeira de rodas e após alguns exames rápidos me colocaram para dormir no dia 29 de janeiro de 2021, e infelizmente não acordei no dia seguinte, sendo despertado apenas no mês de março, e eu sequer sei o dia em que acordei e estava totalmente sem noção do tempo que tinha passado a dormir.

Mas em 2022 tudo mudou para melhor, e hoje dia 30 de janeiro eu acordei, abri os olhos e vi que estou em casa, e agora vivenciarei um período pelo qual eu não passei no ano anterior porque fiquei praticamente uma estação do ano dentro de um hospital e longe dos meus amores, e quem me conhece sabe o quanto fiquei longe de todos e provavelmente o quanto sofreram por minha causa, mesmo eu não tendo a mínima ideia do que estava a acontecer comigo durante o meu sono intenso.

Acordar no dia de hoje foi algo normal para muitos, mas para mim não. Estive a pensar neste simples ato durante meses e em como seria este meu dia, se eu realmente acordaria bem disposto e algo mais, se o tempo estaria ensolarado ou nebuloso, se estaria a chover ou a fazer calor, realmente estive a pensar muito sobre este dia 30 de janeiro de 2022 porque infelizmente não o vivi no ano anterior, acho que até o mês de abril será tudo novo na minha vida atual neste ano de 2022, porque neste ano eu acordei.

Não entrarei no mérito da questão em relação sobre as pessoas acreditarem ou não na existência do vírus e na ciência e nos políticos, mas somente quem esteve com um caso grave na família poderá dizer realmente o quanto é difícil e sofrível ficar sem saber notícias de uma pessoa que esteja internada e sem previsão de alta médica. Eu estive nesta situação, estive a dormir por cinquenta dias, não sabia o que estava a acontecer com a minha família, parentes e amigos, não presenciei carnaval, páscoa e alguns feriados pelo simples fato de estar a dormir, estar internado, mas graças a Deus e a todos que intercederam por mim eu saí daquela situação e acordei no dia de hoje, e estarei ao lado dos meus amores por muito mais tempo porque sei que não passaremos mais por isso.

No dia de hoje eu cumpri uma das metas previstas de 2022 que foi a de dormir no dia 29 de janeiro e acordar no dia 30 de janeiro e não em março, mas ainda faltam outras. Quando escrevi isso na minha rede social eu quase apanhei da minha esposa e do meu irmão, a diferença é que o meu irmão está muito longe e não consegue me bater, mas a minha esposa não, então quase que fui dormir no sofá porque na rua está a fazer muito frio... Fazer uma simples piada com algo tão sério é algo me faz sentir mais forte e o de poder seguir em frente com uma mente sã depois de tudo que passamos, e humor faz bem a saúde.

Sei que muitos presenciaram e vivenciaram algo de ruim quando infelizmente uma pessoa querida adormeceu em um dia para nunca mais acordar devido a pandemia, mas outros tiveram a mesma sorte e força que eu tive para hoje estarmos acordados e vivermos, também sobrevivermos, ao lado de quem amamos, e hoje é um dia especial para mim. Também não serei pego de surpresa quando eu for ao mercado e também abastecer o carro e ver a enorme alta nos preços, porque no ano passado eu não presenciei este "furto" aos bolsos de nós cidadãos e contribuintes.

Hoje acordei, bem disposto e com um sorriso no rosto, sem esquecer tudo o que passei e sei que nos próximos meses verei coisas que na mesma época do ano passado não presenciei, e com isso passarei tempo agradável com os meus amores, a parte triste nisso tudo é que ainda não conseguimos mandar reparar a nossa PS4, mas ainda há tempo e trata-se de mais uma das metas para 2022, mesmo com o Tontosão a pedir todo mês para ver se teremos ou não condições para a reparar.

Hoje, 30 de janeiro de 2022 eu acordei, acordei e levantei-me, e assim será por muitos mais anos da minha vida até que a vontade de Deus seja diferente da minha, e acordar faz bem a saúde, e só espero que outros tantos pensem seriamente nas atitudes para que não prejudiquem uns aos outros. Que daqui por diante acordemos felizes e sejamos felizes. E sempre serei grato a todos que intercederam por mim no pior momento da minha vida, meu muitíssimo obrigado a todos.

Cuidem-se por favor.







segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Eleições Legislativas.

Neste mais novo texto do meu querido e pequeno Blog aos meus queridos visitantes e leitores, escreverei sobre as eleições antecipadas em Portugal, as eleições legislativas, tentarei ser o mais imparcial possível, até porque nunca entendi o motivo pelo qual chamam oposição e situação de "direita e esquerda" e vice-versa. Mas de uma coisa é certa, estas eleições antecipadas surgiram devido ao chumbo do orçamento após uma briga interna na coligação que governava Portugal, a que eu chamo como "Três Formas de Amar".

As eleições estão marcadas para o dia 30 de janeiro, sendo que no dia de ontem, 23 de janeiro, muitos foram às urnas para realizarem um dever cívico, que foi a de votar antecipadamente, porque cá em Portugal há esta opção de poder votar antecipadamente a data marcada para as eleições. E ontem eu fui com a minha esposa, optamos por nos inscrever porque ela trabalhará no dia 30 de janeiro, fizemos o nosso dever como cidadão e fomos votar. Em que nós votamos??? Não direi, mas espero que haja uma mudança no paradigma atual da governação em Portugal e que seja melhor.

Estas eleições legislativas surgiram em um momento delicado, onde temos de um lado uma pandemia que ainda não optou por ir embora e uma grande quantia monetária de ajuda da União Europeia que virá para auxiliar no desenvolvimento do país, mas de uma coisa é certa: Todos os partidos possuem muito interesse em administrar o dinheiro que chegará em Portugal, agora só pretendemos saber como o farão, se o farão para o bem de quem vive e sobrevive em Portugal ou se ajudarão apenas os amigos próximos com facilidade para enriquecerem ainda mais.

Com o chumbo do orçamento de 2022, o Presidente optou por desfazer o Parlamento, muitos não estavam a espera, mas a oposição que não era maioria votaria contra o que já era esperado, mas o que o Partido Socialista com o seu Primeiro Ministro não esperava era que os seus "amores" também votariam contra, então as "Três Formas de Amar" que são PS, PCP e BE terminaram um relacionamento de seis anos conhecido como "a Geringonça".

Durante seis anos estes três partidos governaram Portugal, sempre com aprovações de orçamentos que eram muito criticados pela oposição, com dinheiros disponibilizados para algumas empresas que ajudariam em muito o desenvolvimento do país. Também houve aumento do salário mínimo, mas do que adianta aumentar se ao mesmo tempo o Governo incentiva financeiramente as empresa que pagam o salário mínimo??? Não sei responder mas também nunca consegui entender este procedimento governamental da coligação "Três Formas de Amar".

Toda eleição possui um custo agregado ao país, e esta não saiu de graça. Haviam exigências entre os partidos da Geringonça e poucas foram as exigências cedidas, vimos diariamente um apontar de dedos para quem era o culpado desta eleição antecipada em dois anos e foram apontados até ao Presidente, e no final começamos a ver que um joga com as mesmas cartas que foram recusadas anteriormente, e outro faz-se de sonso com a retórica de que encontra-se aberto para dialogar após o dia 31 de janeiro, mesmo tendo participado no chumbo do orçamento, este que não houve alterações para um novo mandato caso o atual Primeiro Ministro seja reeleito.

Atualmente com as sondagens, vemos que teremos uma luta intensificada entre os partidos que poderão criar coligações com os dois maiores partidos portugueses para conseguirem uma maioria absoluta. Há praticamente um empate técnico entre os maiores partidos, PS e PSD, e a uma provável maioria acontecerá mediante os resultados dos partidos teoricamente conhecidos como partidos de "esquerda" e de "direita". No meio da tabela quem possuir mais votos farão o novo governo para os próximos dois anos, então teremos de esperar até o dia 31 de janeiro para realmente sabermos quem serão os vencedores destas eleições antecipadas.

As eleições legislativas são interessantes, porque não votamos realmente num candidato, como são as eleições no Brasil, votamos num determinado partido, e através da quantidade de votos atribuídos aos partidos, estes colocarão no Parlamento os deputados, então quase que desconhecemos por completo quem são os deputados que serão assentes no Parlamento. Em Coimbra, onde resido e voto, os partidos que possuírem mais votos indicarão os deputados que representarão Coimbra no Parlamento, espero que façam algo bom pela região, esta região que não possui um desenvolvimento empresarial há mais de dez anos.

Agora teremos de esperar para vermos qual será o governo que irá iniciar funções para os próximos dois anos em Portugal, teremos pela frente novas ideias e ideais ou não, também teremos um provável "mais do mesmo", mas de uma coisa é certa, as pessoas não suportam mais os altos encargos com impostos e taxas que nos últimos seis anos somente serviram para enriquecerem os bolsos dos governantes e mais nada para as pessoas que movem a economia do país. Que vença o melhor para Portugal e para as pessoas, com boas ideias para um bom desenvolvimento do país que já foi ultrapassado por outros países que até uns anos atrás eram denominados "mais pobres" que Portugal.

Tenham uma boa eleição e cuidem-se por favor.







domingo, 16 de janeiro de 2022

O Caso "Djoko".

Neste mais novo texto do meu querido e pequeno Blog, escreverei a todos os queridos leitores e visitantes uma simples opinião e ponto de vista sobre o que está a ocorrer com o melhor tenista da atualidade, o número um do circuito mundial de tênis, o sérvio "Djoko". Porque sabemos que dentro de um curto período de tempo teremos um Grand Slam, o famoso Australian Open, que como o próprio nome já diz, é na Austrália. E como também sabemos, não somente lá mas em outros tantos países há leis, e até onde sei, nenhuma pessoa estará acima da lei de um Estado, de uma nação, apesar de vivenciarmos muita coisa errada em alguns países.

Logicamente que todos nós temos direitos e deveres, na minha perceção, uma pessoa terá direito de não indicar publicamente algo que é pessoal e que beira o íntimo, poderá ter o direito de não expor informações pessoais para qualquer tipo de pessoa, mas ao mesmo tempo que possui direitos também há os deveres, e os deveres são os de respeitarem as leis de um país, e a partir do momento em que não respeita uma lei deverá arcar com as consequências, e foi o que vimos nas reportagens que surgiram em todos os meios de comunicação.

Todo este imbróglio fez surgir diversas opiniões, lógico que tenho a minha, onde houveram também atitudes de pessoas que eram a favor e que eram contra o governo australiano na maneira que conduziu a situação de "Djoko" desde a sua chegada ao país. Vimos pessoas a estarem ao lado do jogador e contra as leis de um país, e vimos outras estarem a favor do cumprimento das leis do país e contra o jogador.  Esta situação toda também me fez pensar no que realmente algumas pessoas pensam quando algo semelhante ocorre nos seus países de origem alguns cidadãos estrangeiros resolverem desrespeitarem as leis locais, como seriam as reações destas pessoas que foram a favor de "Djoko" no contorno e no desrespeito das leis de seus países?? Realmente não sei responder.

O que fica bem claro é que uma pessoa não poderá estar acima da lei, toda a importância que esta pessoa possui não poderá ser utilizada para sobrepor a uma lei, se a lei é para respeitar, esta deve ser respeitada por todos, anônimos e famosos, qualquer pessoa que queira infringir a lei deverá responder por ela e arcar com as consequências, e vimos qual foi a consequência, será deportado porque não respeitou a lei imposta pelo Governo da Austrália.

A lei imposta é apenas uma em muitas que já lá existem, sabemos que em todos os países há leis e que estas devem ser respeitadas por todos, residentes ou não no país, não trata-se apenas uma lei referente a vacinação, mas há outras tantas que fica até difícil enumerar, mas até poderei citar algumas que fazem parte do nosso dia-a-dia que nem sequer demos conta de que trata-se de uma lei e que se as desrespeitarmos arcaremos com as consequências. Temos a lei da utilização do cinto de segurança, temos a lei de respeitarmos as sinalizações no trânsito quando estamos a conduzir e o excesso de velocidade, temos a lei de não fazermos barulho dentro de um determinado horário para não perturbar quem vive ao nosso redor, entre outras tantas.

Muitas destas leis servem para podermos nos locomover, ninguém viaja entre países sem um documento válido, se o mesmo estiver vencido fica proibido de viajar, e trata-se de uma lei. Então o que vimos na situação que envolveu "Djoko" foi que houve um total desrespeito a uma lei vigente devido a pandemia que ainda não acabou e que os demais jogadores que participarão do Grand Slam seguiram a risca mas que o único que quis um tratamento diferenciado não a seguiu, e com isso ficou claro que a lei não foi seguida a risca e que "Djoko" será deportado.

Este ato de deportação chegou a ser tratado como um ato selvagem pelo tempo em que o jogador ficou sem poder treinar e se deslocar enquanto esteve isolado em um hotel, houve até um atrito diplomático entre os poderes políticos da Austrália e da Sérvia, mas o que está realmente em jogo neste caso é o respeito a uma lei e a soberania de um Estado. Muitos de nós sabem que ao abrir uma exceção para uma pessoa outras cobrarão o mesmo tipo de tratamento que não tiveram ou que terão, e ao não permitir que apenas uma pessoa tenha um tratamento diferenciado demonstra a todos que a lei é para ser cumprida e respeitada, independentemente de quem seja, figura pública ou não.

Espero que este caso sirva de exemplo da melhor maneira possível para que possamos melhorar como pessoas enquanto vivemos em sociedade. Em todos os países possuem leis que devemos respeitar, eu mesmo ao optar por viver, e sobreviver, em Portugal, tenho que cumprir com as leis do país que escolhi para constituir uma linda família. Em Portugal há leis, como há no Brasil e em todos os países, e estas devem ser respeitadas, apesar de vermos alguns que não as respeitam e vivem muito bem, mas sobre estes tipos de pessoas, espero que um dia a situação mude.

O desfecho do caso "Djoko" já sabemos, será deportado e não possuo dó, mesmo respeitando a decisão de não divulgar informações pessoais as autoridades australianas, mas também complicou um pouco a situação a partir do momento em que souberam que houve uma informação incorreta enquanto esteve em outro país, mas não se pode desrespeitar a lei de um país, colocar em causa a decisão de um Governo, não se pode pensar que uma pessoa seja maior que a lei de um país, e que isso sirva de lição e de exemplo para todos nós, alguns se acham acima de qualquer lei, mas quando há seriedade e algo mais, a lei vigente serve para ser imposta, e que a decisão da Austrália sirva de exemplo para que outros países imponham e coloquem em prática as leis existentes, mas que principalmente, estas leis sirvam para todos e não apenas para alguns.

Cuidem-se por favor.







sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Enfim 2022...

Neste mais novo texto do meu querido e pequeno Blog, escreverei a todos os queridos leitores e visitantes sobre o novo ano que iniciou, este 2022 que veio após um ano turbulento e que muitos desejam que seja melhor do que o ano anterior e também de 2020. Darei uma simples opinião, tentarei ser otimista e não ser pessimista, mas provavelmente serei muito realista, porque tivemos muito para aprender com 2020 e não houve muita melhora em 2021, então provavelmente 2022 será mais um exemplo de como a humanidade não deverá agir, um ano "mais do mesmo" em relação a 2021.

No meu caso chegar em 2022 foi uma enorme luta conforme já indiquei em textos anteriores sobre o que ocorreu comigo e o tanto de sofrimento que a minha família, parentes e amigos tiveram por minha causa, e desejo que neste 2022 este sofrimento não se repita e principalmente, que ninguém passe pelo que passei no início do ano de 2021, mas para isso deverá haver mais respeito, compreensão e civismo por parte de muita gente.

Este novo ano será e deverá ser muito diferente do anterior, devemos olhar adiante e não esquecermos dos dois últimos anos para seguirmos uma linha mais humana, deveremos olhar atentamente se conseguiremos ou não vivermos em sociedade, e deixarmos de lado informações inequívocas que servem apenas para regredirmos como seres humanos que somos numa sociedade que a cada ano torna-se cada vez mais degradada, então 2022 deverá ser o ano da virada e da recuperação para muitos em todos os sentidos.

O meu ano novo iniciou bem, após uma enorme luta, uma grande batalha que foi vencida tenho em mente que este ano será melhor em todos os aspectos. Tenho pela frente muita coisa a fazer, sendo uma delas a de conseguir um trabalho que coincida com a minha vida familiar porque tenho em mente que sem a minha família eu não sou ninguém na minha vida, sei que é difícil mas que não é impossível e tenho isso em mente, e sei que conseguirei, até porque chegar em 2022 foi realmente uma enorme vitória em minha vida, e sei que muitos, infelizmente, não tiveram a mesma sorte que eu após uma enorme batalha.

Para alguns 2022 será um ano triste devido a perda de entes e amigos queridos, mas para outros chegar em 2022 foi uma grande vitória igual a que eu tive, mesmo que não tenha sido nas mesmas proporções, para maior ou para menor, e neste novo ano deveremos melhorar nas atitudes, mas pelo que vejo muitos sequer possuem respeito e que 2021 não serviu de exemplo para sermos melhores, basta vermos o quanto as pessoas se esqueceram de que ainda vivemos em uma pandemia e que coloca em causa a saúde de terceiros.

Em 2022 devemos ter foco, fé e esperança, mas para muitos é difícil encontrá-los devido ao que se passa ao redor e a frente dos próprios olhos, algumas pessoas continuam com os mesmos vícios de antes, continuam ignorantes, egoístas, estúpidas e muito mais, esquecem-se que atos inconsequentes colocarão em causa a integridade física e mental de muitos que os rodeiam, isso é realmente mesmo muito mal, mas parece que o ano de 2022 trata-se de apenas uma extensão do ano anterior e que não servirá para melhorar como pessoas no dia-a-dia, e isso preocupa-me principalmente em relação ao futuro do meus filhotes que amo.

Espero que 2022 seja bem melhor que o ano anterior, possuo metas em mente que pretendo batê-las e para isso preciso me manter bem fisicamente e principalmente psicologicamente depois de tudo que vivi no ano de 2021. Sei que muitos precisarão deste tipo de força por tudo que provavelmente passaram no ano anterior, sei que é realmente difícil porque muito do que acontece ao nosso redor não conseguimos resolver da melhor maneira possível e as vezes nem conseguimos nos aproximar e encostar uma mão sequer para tentarmos resolver, mas sei e sinto que poderá ser um ano bem melhor que o anterior, basta pensarmos com muita energia positiva e olharmos adiante da melhor maneira possível, e tentarmos buscar sempre o lado melhor de cada situação adversa que vida a nos proporcionar.

Prever como será este 2022 é realmente difícil, estamos a praticamente dez dias do novo ano que iniciou-se, imaginarmos como será o dia de amanhã é mesmo muito difícil, e sei que basta um piscar de olhos para tudo mudar ao nosso redor de uma hora para a outra. Sei que devemos buscar no passado os acontecimentos para servirem de exemplo para melhorarmos no presente e pensarmos num futuro promissor com as atitudes positivas que tomarmos, se traçarmos uma meta mais a frente e agirmos com fé, determinação, respeito, civismo e gratidão, conseguiremos alcançar metas e provavelmente algo muito melhor nos acontecerá. Se devemos pensar e agir desta maneira?? Acho que sim, como diz o ditado: "Gentileza gera gentileza". Então respeito e civismo irão gerar as mesmas reações, basta sermos positivos mas sem deixarmos de ser realistas.

Que 2022 seja o ano do recomeço, espero que seja o meu, o vosso, de todos os queridos leitores e visitantes que acompanham este meu pequeno Blog, que seja o ano do término da pandemia, que seja o ano onde acabe as guerras e guerrilhas, que seja o ano para que os mais necessitados sejam mais ajudados e os mais ricos percebam que depois de morto o mesmo "bicho" que come os pobres os comerão, então de nada adianta muita riqueza se o nosso destino no futuro será o mesmo, então que haja mais valorização das pessoas que fazem parte da "base da pirâmide".

Desejo a todos um ótimo 2022, repleto de saúde, paz, amor, respeito, compreensão, gratidão, conquistas, fé, oportunidades, tudo de bom para a vida, para que possam crescer em harmonia, que não lhes falte nada na vida, que não passe por necessidades e que os bens essenciais jamais faça falta às vossas vidas, que conquistem o reconhecimento e o trabalho desejado para obterem um crescimento pessoal e também profissional. Que 2022 seja o ano da virada, do recomeço e de uma obtenção de uma vida melhor a todos nós.

Feliz 2022 a todos e cuidem-se por favor.