Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

segunda-feira, 20 de junho de 2022

As Sequelas Da Covid-19.

Neste mais novo texto do meu querido e pequeno Blog, escreverei a todos os queridos leitores e visitantes uma opinião sobre as sequelas que a Covid-19 proporciona aos que estiveram infectados, contaminados, doentes e internados devido ao vírus, sendo que sou uma experiência viva e que vivencia diariamente algumas sequelas que custam a me deixar, chegaram e gostaram muito do meu corpo escultural transformando-se em um caso de amor unilateral porque eu não as amo...😄

Muitos sabem que eu estive internado devido a Covid-19 desde final do mês de janeiro de 2021 até o final do mês de abril do mesmo ano, provavelmente os queridos leitores desconhecem que eu estive em coma durante cinquenta dias e dentro destes cinquentas dias estive um pouco mais de trinta dias submetido a ECMO devido a infecção que a Covid-19 causou nos meus pulmões, e atualmente ainda possuo as sequelas e direi quais são a todos que acompanham o meu querido e pequeno Blog.

Muitos também sabem e conhecem alguns dos sintomas através de parentes, amigos, familiares e conhecidos, temos conhecimento do cansaço extremo ao realizar pequenas tarefas do dia-a-dia como por exemplo subir uma escada ou carregar uma sacola de compras do supermercado. Temos conhecimento sobre pessoas que ficaram carecas, ou que perdeu muito cabelo, ou que simplesmente não perdeu o cabelo mas que encontram-se muito fracos ao ponto de não crescerem normalmente igual a antes da Covid-19. Também temos o conhecimento de pessoas que possui ainda dores no corpo, ou apenas dores de cabeça e dores nas articulações em alguns momentos. Também há situações onde as pessoas possuem esquecimento e uma "névoa" sobre os olhos. Além destes, poderá haver relatos de alterações que a infecção poderá causar em algumas pessoas com doenças pré-existentes.

As sequelas citadas anteriormente são muito conhecidas, conheço pessoas que possuem algumas delas, e a minha amada esposa ainda leva com algumas delas no seu dia-a-dia. Mas no meu caso é mais estranho e intrigante, porque também possuo sequelas mas que não condizem com as muitas que muita gente possui atualmente, são sequelas que provavelmente ficarão para sempre em mim conforme duas médicas citaram em consultas, mas estou bem fisicamente.

As sequelas que eu possuo ficam praticamente em todo lado esquerdo do corpo, abrange a cabeça e a perna esquerda. Na cabeça é como se a cada pequeno contato do lado esquerdo eu sofresse um pequeno "choque" que se espalha apenas na região, esta região que parece estar um pouco dormente e que ao passar a mão ou apenas pressionar ao mesmo tempo o lado direito, sinto uma grande diferença em relação ao contato das mãos, possuo sensações diferentes ao tocar em simultâneo nos dois lados da minha cabeça, são sensações que já me acompanham há mais de um ano.

Em relação a perna esquerda, está meio que isolada na coxa, em apenas uma região, ao ponto de ser picado por um mosquito (pernilongo no meu querido e destroçado Brasil) e não sentir a picada, e o mais intrigante, não senti a tão famosa e irritante comichão (coceira no meu querido e destroçado Brasil), verifiquei o pequeno hematoma e inchaço causados pela picada mas em nenhum momento houve uma comichão a ponto de ser necessário esfregar as unhas no local, e fui picado no braço e senti a comichão, mas nada senti na minha perna.

A cada pequeno toque na perna é como se eu sentisse também um "choque" que se espalha mais para a parte de baixo do que para a parte de cima, nos dois pés também possuo a sensação de choque com apenas alguns contatos na parte superior deles. Não possuo dificuldades em me locomover, em caminhar, já consigo pedalar e jogar futebol, mas as sequelas continuam, mesmo com a ingestão de um determinado medicamento que o faço diariamente. Levo comigo uma sequela na orelha esquerda, mas esta é mais devido ao tempo em que ficava deitado de bruços durante dezesseis horas por dia enquanto estava em coma e em ECMO, e ficou muito tempo pressionado e com algo junto a ela, e atualmente sinto dores mesmo na junção da orelha com a cabeça quando utilizo por muito tempo uma máscara ou um fone de ouvido que pressione a orelha.

Outra situação em relação as sequelas, penso que alguns poderá possuí-las também, é que todas as vezes que eu realizo uma atividade física sinto uma fadiga muscular nas pernas, não possuo o cansaço que muitos referem. Na região da coxa esquerda, onde eu sinto a falta de sensibilidade e os pequenos "choques", ao realizar uma atividade física começo a sentir um pouco de dor mais localizada. No último domingo fui pedalar e hoje, segunda-feira, possuo uma sensação estranha, é como se eu possuísse dentro da coxa esquerda um aparelho que ficasse a vibrar em alguns instantes, as vezes sinto uma vibração e acho intrigante e estranho. Tudo isso faz parte da infecção por Covid-19, além de as vezes sentir uma mialgia na coxa direita quando fico sentado por um longo período.

Não sei dizer se ao relatar as minhas sequelas encontrarei pessoas que possuem sequelas iguais ou semelhantes as minhas, porque a maioria que não esteve internado ou que esteve internado mas não em estado grave como eu estive, possuem atualmente algumas sequelas que citei logo no início. Eu me sinto um privilegiado em relação até a minha esposa, porque não levo comigo o cansaço e a falta de ar que as vezes a ataca, mas tenho um cabelo que encontra-se muito fraco e com uma imensa demora no crescimento, e que as vezes sinto que estou a ficar careca quando o lavo e percebo a quantidade que sai nas minhas mãos.

O que espero realmente é que as pessoas que ainda estão a sofrer com as sequelas da Covid-19, independentemente das que possuam, que em um futuro próximo elas desapareçam, é muito chato, triste e desanimador estarmos a viver, após sobreviver, e a lutar contra algo que ainda desconhecemos e que não sabemos quando irá desaparecer. Fico as vezes irritado quando os meus filhos tocam na minha perna, sem querer ou com o intuito de fazer um carinho qualquer, e eu simplesmente sinto algo ruim que espalha-se e incomoda, enerva-me perceber que não há indicação para que esta situação desapareça e que é realmente desconhecido pela maioria dos profissionais de saúde.

Espero realmente que todos nós, que possuímos as sequelas da Covid-19 possamos ultrapassá-las o mais breve possível, que elas desapareçam por completo, que nos deixem em paz, mas mesmo com elas, temos de perceber que a maior dádiva que conquistamos foi a de sobreviver a algo novo e desconhecido, mas nunca esquecer a gratidão por todos aqueles que nos ajudaram nos momentos mais difíceis, seremos gratos a todos os profissionais de saúde e a outros que intercederam por nós, eu levarei as sequelas comigo por tempo indeterminado, mas levarei para sempre a gratidão por todos que intercederam por mim.

Paz e amor no mundo, e cuidem-se por favor.







Sem comentários:

Enviar um comentário