Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

domingo, 4 de setembro de 2022

Não Terei Um Nokia.

Neste mais novo texto do meu querido e pequeno Blog, escreverei a todos os queridos leitores e visitantes uma singela opinião sobre a minha opção para um próximo Smartphone e que não será um Nokia, porque atualmente possuo um Nokia 7 Plus (para mim um ótimo aparelho), mas que infelizmente devido a falta de inovação e de investimento por parte da empresa que detêm a marca Nokia no ramo dos aparelhos de telefonia móvel, deixarei de lado esta nomeada marca que aprendi a adorar desde 2014.

O meu primeiro Nokia foi um Nokia com Windows Phone, o achei muito lindo e maravilhoso, fluído e com um bom acabamento, na época a Nokia inovou ao investir pesado no sistema Windows para Smartphones e conquistou uma grande fatia do mercado, e logicamente que o crescimento exponencial ao utilizar um sistema que já monopoliza os computadores, fez com que deixasse de lado o investimento feito para vender a própria Microsoft o seguimento dos aparelhos Windows Phone porque começou a incomodar os "grandes" na época, e a Microsoft apercebeu-se logo disso e optou por adquirir a parte de telefones da Nokia.

Ainda assim, tive um segundo Nokia com Windows Phone, novamente achando que a Microsoft iria dar seguimento ao sucesso que a Nokia conquistou com os seus aparelhos com enorme qualidade. O 930 que adquiri era realmente fantástico que filmava e fotografava em 4k, foi até possível atualizar para o Windows 10 no equipamento, mas parece que acabei por dar um tiro no próprio pé, porque a própria Microsoft deixou de investir no ramo dos Smartphones com Windows Phone e chegou a lançar mais alguns equipamentos para posteriormente os deixarem de lado, e com o passar do tempo os aplicativos mais utilizados também deixaram de ser atualizados e deixaram de funcionar nos equipamentos com Windows Phone, e quem o tinha teve de optar por um Android ou por um iPhone. Mas digo-lhes, o Windows Phone era semelhante ao iPhone no quesito fluidez em relação ao sistema operativo, mas infelizmente mataram o Windows Phone e os seus utilizadores.

Com o passar dos anos, surge um novo seguimento para a Nokia através de outra empresa que adquiriu a parte de confecção de Smartphones, e novamente começamos a ver nas lojas bons aparelhos, bons equipamentos, com um sistema Android mais fluído e limpo, boas câmeras e bons acabamentos. Vimos aparelhos que chegaram ao mercado para revolucionar com atualizações de segurança por três anos e de sistema Android por dois anos, e por isso voltei a adquirir um Nokia após uma experiência pouco agradável com um Xiaomi.

Adquiri o meu Nokia 7 Plus no ano de 2019, era um sonho que eu tinha desde que vi o aparelho pela primeira vez em uma loja, juntei dinheiro o suficiente e me presenteei com este belo aparelho, com acabamento em metal e uma ótima câmera com lentes Zeiss tive a enorme surpresa ao abrir a embalagem e ver que o mesmo vinha praticamente completo, com capa, carregador e fone de ouvido, só não vinha a película mas acho que isso já seria pedir muito. O sistema Android é o One, um sistema mais limpo e sem o "dedo" da marca na personalização do Android, e realmente imaginei que a Nokia não iria deixar a "peteca cair", que continuaria a dar trabalho aos demais fabricantes, mas com o passar do tempo pude verificar que a empresa que detêm a marca Nokia neste ramo deixou muito a desejar e vou migrar para outra marca.

A HMD que adquiriu a marca Nokia já não transmite confiança ao mercado, possui um grande nome em mãos mas não faz o suficiente para reter os clientes que realmente gostam da Nokia, vemos a cada lançamento que surge com equipamentos de configurações medianas mas com preços exorbitantes, aparelhos que não possuem processadores atuais, sem a mesma qualidade de construção e de câmeras mas que por possuírem a marca Nokia, colocam o preço um pouco lá no alto o que faz-nos afastar cada vez mais da marca. 

O que vejo atualmente é que há poucos mercados que comercializam um Smartphone da Nokia, na loja onde adquiri o meu eu já não os encontro, é possível encontrá-los online e principalmente em lojas parceiras, mas em lojas físicas onde os equipamentos Nokia eram comercializados já não os encontro, até porque sempre surge rumores de lançamentos mas que nunca são lançados e no final das contas a empresa HMD sempre está a indicar alguma "desculpa" para não colocar no mercado os aparelhos que tanto especulam, e foi com tanta especulação que a marca volta a entrar em decadência.

É realmente muito triste voltar a ver a decadência de uma grande marca de equipamentos que marcou gerações. Lembro-me bem que os equipamentos comercializados no final dos anos 90 no Brasil eram praticamente da Nokia, a marca simplesmente desapareceu, não houve quem trabalhasse melhor a marca no seguimento dos Smartphones, vi isso quando era Windows Phone e agora com a HMD e o sistema Android. Vi bons lançamentos, agora mal os vejo nas monstras da lojas de tecnologia, novamente quem faz a gestão da marca deixa a desejar, se pesquisarmos veremos que há aparelhos medianos com preços altos, há outras marcas que possuem aparelhos melhores na mesma faixa de preço e a Nokia optou apenas por se esconder dentro do mercado e de não inovar.

A parte boa da Nokia é que ela ainda é gigante na parte dos equipamentos de telefonia móvel da gama baixa, com muita resistência e durabilidade, aos que não desejam um Smartphone encontrarão ótimos equipamentos da Nokia para receber e realizar chamadas telefônicas, envio e recebimento de SMS's e nada mais, estes que muitos utilizam, ainda são líderes no mercado e provavelmente são os que mantêm a Nokia viva, dão-lhe uma sobrevida a cada ano que inicia e que termina.

Optarei por não ter mais um Nokia neste momento, quem sabe no futuro se voltarem a investir em bons equipamentos e os lançarem no mercado com bons preços voltarei para a marca, ainda não sei para qual lado irei porque ainda estou a pesquisar, mas novamente me sinto desconsolado por ver uma marca que gosto e que pude desfrutar de bons aparelhos entrar novamente em decadência em um curto espaço de tempo e sem saber o real motivo. E ao continuar desta maneira, não será apenas eu em optar por deixar a marca Nokia de lado, mas veremos outros a seguirem pelo mesmo caminho, e assim seguimos em frente porque o que ficou para trás já não é possível resgatar.

Um brinde a Nokia e que ela possa voltar a ser o que era antes.







Sem comentários:

Enviar um comentário