Neste mais novo texto do meu querido e pequeno blog, escreverei a todos os queridos leitores e visitante uma simples opinião sobre uma das "coqueluches" do momento, que todos falam e que fará parte da vida de muitos que é a "Inteligência Artificial", mas que eu considero como "Ignorância Artificial", porque direi a todos nas próximas linhas o motivo do meu pequeno ponto de vista a respeito disso.
Muitos fabricantes de produtos eletrônicos já impõe nos seus equipamentos a tal "I.A.", tanto que as pessoas que possuem equipamento mais antigos, como computadores e smartphones, provavelmente serão obrigados a trocarem porque já consta em algumas reportagens que sem acesso ao "I.A." alguns equipamentos ficarão obsoletos, quase que sem maneira de desfrutar de tudo que eles oferecem. Este é um pequeno problema em um mundo tão desigual onde não são todos os que possuem meios para terem em mãos equipamentos recém lançados no mercado para desfrutarem das mais recentes novidades que a tecnologia oferece.
Mas vamos ao que realmente interessa, que é o motivo pelo qual eu atribuo o nome de "Ignorância Artificial" para uma ferramenta que muitos batem palmas mas poucos são os que reparam que teremos pela frente uma geração de pessoas ignorantes e bem dependentes.
Atualmente temos toda a informação que desejamos nas palmas das mãos, para termos acesso a algo que desejamos, basta um deslizar de dedos porque o ecrã está sempre ligado e conectado a internet, e se tivermos dificuldade em ler alguma coisa, o próprio equipamento irá ler em voz alta para que não tenhamos problemas nenhum com a leitura, mesmo que esta seja simples e básica. Porque para tudo e mais um pouco teremos a tal "I.A." a fazer muita coisa por nós, e isso é algo que deveríamos repensar muito sobre como entrará nas vidas dos mais novos.
Hoje, atualmente, nem uma redação precisamos escrever, basta escrever o título numa ferramenta de "I.A." que automaticamente ela disponibiliza uma dissertação com início, desenvolvimento e fim. Para os mais velhos, o ato de desenvolver uma dissertação era altamente complicada nas aulas de português, porque exigia muito dos nossos cérebros devido em não nos perdermos durante o texto por causa do título, algo que atualmente poucos saberão porque encontrarão a porra da papinha toda pronta.
E quando pensamos na utilização do cérebro, é nesta hora que devemos nos preocupar com os mais novos, uma geração que desconhece uma parte dos esforços dos pais para terem o que tem, porque com a utilização da tecnologia que possuem em mãos, raramente vemos alguns com livros nas mãos fora das salas de aula, ou apenas quando possuem avaliações, escrever então é somente nas salas de aula até o momento em que optarem por deixarem de lado os cadernos e os livros para apenas utilizarem computadores. Veremos jovens com problemas na escrita e na dicção, porque não saberão ler e nem escrever, porque quando precisarem de algum tipo de ajuda poderão falar com um "I.A." qualquer que terão de imediato a resposta tão necessária, mesmo que seja incorreta, porque já houve situações em que a "Ignorância Artificial" deixou bem claro que a informação que possuía não correspondia a verdade, que foi o trágico acidente do ídolo da F1, o Senna.
Esta ferramenta que deixarão muitos ignorantes, consegue também copiar vozes, até mesmo poderão utilizar a tua voz para prejudicar ou ajudar de alguma maneira, imaginem a quantidade de pessoas com má fé e má intenção poderão trabalhar com isso para tirar proveito da vida alheia sem fazerem esforço algum porque a ferramenta estará lá a disposição de qualquer um, de quase todos.
O que me preocupa, é que a partir do momento em que pessoas deixarem de buscar informações em livros e algo mais, deixam de pensar com a própria mente para buscar uma informação ou uma resolução de qualquer situação, ou problema matemático, veremos a nossa frente seres iguais aos "zombies" a passarem mesmo ao nosso lado. Teremos pela frente dois pesos e duas medidas que teremos de ter atenção quando pensarmos nesta "I.A." que afetará todas as pessoas. Teremos gerações que pouco saberão pensar porque estará tudo a frente dos olhos, sem necessidade alguma de fazerem algum esforço, principalmente para pensarem.
A "Ignorância Artificial" atingirá a todos, chegará para todos, provavelmente muitos que possuem a minha idade ou mais não verão os acontecimentos futuros, somos seres privilegiados em poder acompanhar uma transição tecnológica tão importante, mas também tão preocupante. Espero mesmo que alguém possa desligar o servidor antes que seja tarde demais, porque já temos de sobra neste mundo tão explorado ignorantes ao extremo.
Sem comentários:
Enviar um comentário