Neste mais novo texto do meu querido e pequeno Blog, escreverei a todos os queridos leitores e visitantes uma simples e singela opinião sobre uma possível "morte" premeditada, praticamente prematura, que envolve os carros com motores à combustão, mas neste caso, será direcionado aos carros esportivos e super esportivos, porque o "lobby" está tão grande e estúpido que chega a ser ridículo o que estão fazer.
Sabemos que algumas marcas, fabricantes de automóveis, começam a alterar os seus carros para que sejam movidos a bateria, muitos os chamam de elétricos, mas eu os chamo de automóveis movidos a bateria. Estes consomem energia elétrica quando necessitam de carga, são iguais aos nossos smartphones e outros equipamentos que conhecemos e que vemos diariamente. Algumas marcas estão a mudar e com isso estão a literalmente "matar" uma história de sucesso, e infelizmente ainda está em tempo para mudar de direção, porque a coisa está a ficar feia.
Citarei uma marca, a Porsche, que sou fã, que adoro desde criança com os meus cinco anos, aproximadamente, quando eu tive um Porsche de fricção que fazia um barulho semelhante ao do motor de um Porsche real, um modelo Targa, coisa mais linda deste mundo que eu nunca mais esqueci, isso fazem quarenta anos, aproximadamente. Ao lembrar do ronco do motor de um Porsche e outros tantos carros esportivos e super esportivos, vemos que tudo isso poderá acabar daqui alguns anos devido ao fortíssimo "lobby" a favor dos carros movidos a bateria, isso soa muito mal no meu modo de ver.
Se especulam que o mal do planeta são os veículos com motores a combustão, o foco encontra-se apenas voltado para os veículos ligeiros, os que levam uma, duas pessoas na sua maioria, não vemos e não lemos muito a respeito dos veículos grandes, transportadores de carga, e até mesmo um investimento forte em ferrovias que são movidas por eletricidade, o foco apenas estão nos carros, em alguns locais vemos os "ônibus" (autocarros em Portugal) movidos a bateria, sendo que a maioria possuem motores a combustão.
Atacarem os veículos, carros, constantemente como se fossem o mal do planeta é errado no meu modo de ver, acabarão com veículos que fizeram e fazem história. Grandes marcas e fabricantes estão a deixar de lado toda uma história para centrarem em algo que não faz muito sentido porque raramente lemos e vemos o que fazem com as baterias que encontram-se no final da sua vida útil, e o pior, raramente vemos e lemos a maneira como extraem a matéria prima para fabricação das baterias para os automóveis, porque a maquinaria que fazem todo o trabalho pesado possuem motores a combustão e gastam muito mais que milhares de veículos porque precisam de muita força para os fazerem. E o principal, há muito desmatamento para extração da matéria prima que simplesmente nenhuma reportagem cita, ninguém possui a coragem para apontarem o dedo ao mal que fazem a natureza para continuarem a extraírem a matéria prima principal para fabricarem as baterias.
Estão a matarem os carros esportivos, aos poucos vemos que alguns modelos deixam de existir com motores a combustão, algumas fabricantes indicam metas para encerrarem de vez a fabricação deste tipo de automóvel, como se a maiorias da pessoas possuíssem condições financeiras para comprarem um ou dois automóveis esportivos outros carros mais baratos, e isso me cheira a hipocrisia pura e direi o motivo pelo eu penso desta maneira.
As fabricantes estão a mudarem, até a BMW optou por mudar os nomes dos seus carros para não confundirem com os carros da marca que são e que serão movidos a bateria. São raras as fabricantes que investem em caminhões movidos a bateria, e isso é muito fácil de perceber, porque um caminhão de transporte de mercadorias não pode ficar tanto tempo parado a espera de um carregamento para se fazer a estrada, para que tenha o mesmo rendimento de um caminhão com motor a combustão, a bateria irá ocupar um enorme espaço que uma parte da carga ocupará quando transportada, então os fabricantes possuem apenas uma "vítima" que são os automóveis.
Penso que não deveria se precipitarem em relação a mudança de motorização dos automóveis, não podem simplesmente apontarem o dedo e acharem que os carros, principalmente os esportivos, são os causadores de todos os problemas. Parece que não há um planejamento sério em relação a mudança de motorização dos automóveis. Sei bem que há quem defenda com "unhas e dentes" os carros a bateria, mesmo tendo especialistas a indicarem que não valem a pena, e que o mercado de usados está cada vez mais fraco porque ninguém procura um carro usado movido a bateria porque a bateria já não possui o mesmo rendimento de quando era um automóvel novo.
Portanto ainda há tempo para a Porsche mudar de ideias, para outras marcas mudarem de ideias, pensar realmente se valerá mesmo a pena "matarem" os carros esportivos e não esportivos, carros que muitos sonham em possuir, que sonham em ouvir o motor ao ligá-los, mas que infelizmente o "lobby" gigantesco teima em por um ponto final na sua existência.
Espero que, principalmente, a Porsche, não "mate" os carros com motores a combustão porque sempre tive um sonho grandioso em ter um, sonho em ter um Porsche Panamera para poder passear em família, mas quero ouvir o ronco do motor a cada aceleração e não apenas um "assobio", porque o prazer de condução de um carro esportivo está no "conjunto da obra" e espero que não tirem esse prazer das pessoas que ainda sonham com um carro esportivo e das pessoas que possuem condições para comprarem um.
Sem comentários:
Enviar um comentário