Provavelmente muitos dos que acompanham o meu querido e pequeno Blog sabem que no último sábado a humor brasileiro perdeu mais um de seus grandiosos personagens, uma pessoa que fazia muitos rirem do começo ao fim com as suas piadas e histórias, os famosos "causos", porque infelizmente perdemos o maravilhoso Ary Toledo.
Ary Toledo fazia muito mais do que apenas contar piadas e "causos", também cantava, o seu humor era sempre a favor do riso, e com muitas piadas que atualmente seriam classificadas como racistas, xenófobas, preconceituosas e algo mais, porque para quem fez parte das décadas de oitenta e de noventa e que acompanhavam as piadas de Ary Toledo, sabiam que faziam parte de um humor maravilhoso. Parece que a minha geração consegue distinguir o que é uma piada do que é um ataque a integridade e a imagem de uma pessoa ou de alguma outra coisa qualquer, mas não vou para esta direção.
Além das piadas "cantadas", também tínhamos acesso aos seus livros e discos com um grande conteúdo, que nos satisfaziam constantemente para quem possuía condições de obtê-los. Eu sempre o via na televisão, também tive acesso a alguns livros de piadas que provavelmente não era direcionado para menores de idade, mas eram muitas, milhares se não me engano, porque o humor nunca tinha hora e data para acabar. E quando eu era criança, eu tinha acesso às piadas, humor negro e muito mais, e em nenhum momento era motivo de ofensa ou algo mais para os que estavam ao meu redor, ou no meu grupo de amigos quando as piadas eram contadas ou lidas em voz alta para que todos rissem.
Mais uma perda para o humor brasileiro, muitos que tiveram Ary Toledo como referência provavelmente não poderão colocar em prática a sabedoria adquirida através do humor feito por ele, porque infelizmente a situação atual não está para tal, a maioria das pessoas preferem julgar os humoristas e os contadores de piadas de uma tal maneira que quem faz humor deixará de ter graça, e com o descanso de Ary Toledo, provavelmente ele se sentiu aliviado por ver tanta coisa acontecer contra quem faz um humor fora do politicamente correto.
Ouvi muitas piadas dele enquanto criança, nenhuma delas me afetou, é bem possível que outros tantos da minha idade que também ouviram, o aplaudiam e se riam a cada piada contada e finalizada, logicamente que não irei replicar aqui alguma piada dele para não ferir os mais suscetíveis em relação às palavras e expressões que ele utilizava, mas poderão pesquisar na internet e verão que humor faz com tudo e com todos, porque Ary Toledo era uma referência e sempre será.
Ary Toledo está a descansar em paz, mais uma perda para o humor brasileiro, que as pessoas possam lembrar dele com um sorriso no rosto, porque ele era um ser especial, a partir do momento em que se faz as pessoas rirem e esquecerem dos problemas, torna-se em um ser especial, com uma alma brilhante e cativante para tanta gente.
Que Deus possa recebê-lo de braços abertos e com um sorriso enorme no rosto, porque espero que não tenha esquecido das piadas e que possa contá-las a todos aí no céu, para que este céu fique ainda mais feliz e sorridente, porque para nós, no caso de muitos de nós, teremos boas lembranças dos momentos em que nos faziam sorrir. Obrigado e descanse em paz.
Sem comentários:
Enviar um comentário