Neste mais novo texto do meu querido e pequeno Blog, escreverei a todos os queridos leitores e visitantes uma simples e singela opinião sobre a falta de algo que é muito importante quando vivemos em uma sociedade, que é a falta de respeito, porque pelo que vemos atualmente está muito difícil de o encontrar, e está a acontecer em diversos países, até porque a pandemia deveria trazer para fora o melhor do ser humano, e a falta de respeito é que mais vemos e o que ficou mais sobressalente nas pessoas.
Sempre ouvi dizer que o respeito faz parte da nossa vida, se pensarmos no ditado popular "respeito é bom e eu gosto", vemos que muitos não o colocam na prática, mas também existe a versão um pouco mais bruta desta frase popular que é a "respeito é bom e conserva os dentes no lugar", e acho que é bem assim que muitos deverão se expressar devido ao excesso da falta de respeito que vivenciamos ultimamente no dia-a-dia quando estamos fora de casa.
O respeito deveria estar em todo o lugar, logicamente que a falta dele acontece em todos os setores da sociedade há anos, décadas, mas ficou mais evidente nos últimos dois anos com o decorrer da pandemia que estamos a vivenciar. A falta de respeito ficou mais evidente, as pessoas pararam de pensar no próximo, parece que estamos de passagem neste mundo com o intuito de apenas olharmos para nós próprios sem pensarmos em quem esteja ao nosso lado, e isso estamos a ver diariamente, e somente não vê quem realmente não quer ver, e tudo isso faz muito mal às pessoas de um modo geral, se não faz de imediato fará com o passar do tempo, a nível físico e psicológico.
Temos diversos exemplos na atual sociedade, vivenciamos situações que poderiam ser evitadas mas que muitos deixam de lado o raciocínio para agirem como animais, e um exemplo desta falta de respeito foi no futebol, onde após tantos meses sem poderem entrar em um estádio, quando voltaram a fazer voltamos a ver as mesmas cenas de selvageria gratuita entre adeptos de diferentes equipes, então que voltem a fecharem as portas dos estádios e os jogos mantêm-se sem adeptos nas arquibancadas.
Será que é mesmo tão difícil terem respeito uns pelos outros e pelas escolhas pessoais de cada pessoa?? Realmente não sei responder. Mas sei que agora a falta de respeito está em relação a utilização de máscaras e a vacinação. Logicamente que toda pessoa tem o direito de escolha, em uma democracia onde não há a obrigação por lei em determinados assuntos e escolhas, qualquer pessoa poderá optar ou não por se vacinar, mas em sociedade se possuo respeito pelo próximo o melhor a fazer é manter a minha saúde em dia para não prejudicar a minha própria saúde e a saúde de quem está próximo a mim, e isso é respeito.
Quando uma pessoa, na atual situação que estamos a viver e a sobreviver, se recusa a utilizar máscara próximo de outra pessoa que está a ter cuidados próprios e com outros, esta pessoa está a faltar com o respeito. Também serve para as pessoas que não respeitam as sinalizações para se manterem distantes umas das outras em ambientes fechados. Eu mesmo já tive de chamar a atenção algumas vezes de algumas pessoas por simplesmente não estarem a respeitarem a distância necessária de segurança dentro de um hipermercado.
O respeito anda a faltar em muito na sociedade que vivemos e que sobrevivemos atualmente, as opiniões contrárias devem ser respeitadas, não há necessidade de ofensas gratuitas quando nos deparamos com opiniões contrárias as das nossas. Eu mesmo já encontrei uma pessoa que se recusou a levar com a vacina, e conversamos e acabei por informá-lo sobre tudo o que passei, respeitei a opinião dele sobre o não levar a vacina e ele respeitou a minha por levar a vacina, em nenhum momento houve uma ofensa entre as partes, mas sei que por conhecê-lo e saber que ainda optou por não levar a vacina eu não ficarei próximo a ele por respeito a minha saúde, principalmente.
Quando chegarmos ao ponto de respeitarmos mais as pessoas, veremos que viver em sociedade será bem melhor, seremos seres humanos melhores porque provavelmente iremos crescer fisicamente e psicologicamente, entenderemos mais sobre a nossa existência no planeta, não veremos tantas guerras e ações violentas, estaremos a evoluir como humanos porque o respeito "é a alma do negócio".
Vemos a falta de respeito na política, no desporto, nas salas de aula, no trânsito e em outras diversas situações, já faz parte do cotidiano das pessoas, do dia-a-dia, e por já estar tão enraizado na sociedade quando vemos atitudes respeitosas com o próximo até chega a virar notícia, é como se o "rabo abanasse o cão". Parece que em algumas das situações citadas, o respeito só existe quando há uma lei por trás onde afeta o lado financeiro das pessoas envolvidas.
Teremos muitas lições a retirar após o término da pandemia, a principal delas será a do respeito, com o respeito mútuo conseguiremos alcançar muitas coisas nas nossas vidas, se após todo o drama que milhares de pessoas estão e estiveram a passar nestes últimos dois anos não aprendermos a termos respeito pelo próximo, provavelmente ficará mais que provado que nós todos não temos condições nenhumas para vivermos em sociedade, e assim poderemos decretar o início do fim da humanidade que está a deixar de lado o humano que existe dentro de nós. Espero em nenhum momento da minha vida ter de utilizar a expressão "respeito é bom e conserva os dentes no lugar", e que outros não venham a utiliza-la.
Cuidem-se por favor.
Sem comentários:
Enviar um comentário