Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Desgosto de Natal.

Neste mais novo texto do meu querido e pequeno Blog, escreverei a todos os queridos leitores e visitantes uma simples opinião sobre esta época do ano que está cada vez mais a deixar-me descontente e desgostoso, com tudo o que anda a se passar e com as pessoas a tornarem-se ainda mais selvagens e sem respeito algum para com o próximo em uma época do ano onde deveria mais respeito, consideração e amor ao próximo.

Sou da época, eu com os meus quarenta e três aninhos de idade, onde o Natal era uma época de encontro, de estarmos presentes junto das pessoas que amamos, não sei dizer se em Portugal ou em outros países faziam desta maneira, mas quando criança aproveitávamos este período ao máximo para estarmos pertos dos parentes e familiares, dez, doze ou mais pessoas a fazerem bagunça e sermos alegres e contentes por termos ali ao nosso lado as pessoas que amamos, por estarmos presentes na vida das pessoas que amamos, mas parece que com o tempo algo começou a mudar.

Na minha época o comércio encerravam as portas no dia 23 de dezembro, pensavam nos colaboradores e nas famílias dos colaboradores, pensavam até mesmo nos clientes, porque sabiam que estes dispunham de tempo para fazerem as compras até o dia 23, não havia comércio aberto no dia 24, mas houve alguma mente gananciosa e inteligente que optou por abrir no dia 24 e consequentemente e partir deste momento vimos alterações que chegaram ao ponto que vemos hoje.

Antes o Natal para as pessoas começava no dia 23, as pessoas tinham um descanso merecido e o dia 24 todo para realizarem as tarefas domésticas para a noite de Natal, mas aí alguns perceberam que manterem o comércio aberto até às 14 horas era interessante, mas aí veio outra alma gananciosa e optou por fechar mais tarde, até o dia em que vemos muitas lojas, shoppings e algo mais a fecharem as portas às 19 horas porque realmente o dinheiro está muito, mas muito mais a frente e acima da saúde e do descanso de qualquer humano que faça parte da base da pirâmide, que são as verdadeiras "formigas operárias".

Não estou a colocar em causa os serviços essenciais para a vida de qualquer pessoa, mas desde o momento em que o Natal passou a ser mais uma data regada pelo consumismo desenfreado vinculado a ganância dos empresários exploradores de diversos setores que eu comecei a desgostar desta época do ano. A cada ano que passa vejo mais e mais desrespeito entre as pessoas, e parece que quando chega esta época torna-se realmente importante gastar muito dinheiro com o intuito até mesmo de agradar aqueles que jamais quiseram saber de nós durante todo o ano. Não há um padrão, há apenas o ser humano egoísta e ganancioso que no Natal demonstra o seu verdadeiro ser interior.

Logicamente que não terei mais na minha vida a verdadeira essência e momentos que o Natal me proporcionou e me proporcionava há muitos anos atrás, mas a partir do momento em que optei por constituir uma família, que é linda e maravilhosa, fazemos questão de não deixar passar em branco esta época por causa dos meus filhotes, porque para eles é sempre uma data especial regada de chocolates e de algumas prendas. Para mim e para a minha esposa, trata-se de uma época onde podemos comer (beber nem tanto devido ao resquício da Covid-19) com um pouco mais de fartura e de prazer.

O meu desgosto de Natal é isso, ver que há cada vez menos empatia entre as pessoas, que há cada vez menos respeito entre as pessoas, que há cada vez menos educação entre as pessoas, isso realmente chega a ser triste mas que tudo resume-se a um presente, a uma penca de presentes, mas se esquecem das pessoas que chegarão a casa por volta dás 20 horas ou mais no dia 24. Um exemplo deste horário é a minha esposa que entrará ao trabalho às 9:30 e sairá após às 19 no dia 24, mas sei que infelizmente não é apenas ela nesta situação, mas gostaria imenso de poder tirá-la deste "mundo" em que ela e outros tantos fazem parte e que são deixados de lado.

Por tudo que passei neste ano de 2021, este Natal será diferente dos anteriores, onde valorizo ainda mais o estar presente do que dar presente. Estar presente junto da minha família, dos amores da minha vida em mais um Natal é o mais importante para mim. Eu que estive três meses internado em um hospital imaginava que em algum momento a mentalidade e a atitude das pessoas mudariam devido a pandemia, mas infelizmente vi que nada mudou, nem mesmo no Natal, onde imaginava que as pessoas seriam mais valorizadas, que a saúde de muitos, de todos seriam mais valorizadas, mas nada disso aconteceu, e é realmente triste e desanimador assistir a tudo isso.

O desgosto provavelmente continuará com o passar dos anos, porque não estou a ver uma perspectiva de melhora devido as pessoas que nada fazem para melhorar as atitudes. Espero que para o próximo ano alguma coisa possa se alterar e que seja para melhor, mas não é por isso que deixarei de desejar um Feliz Natal a todos, principalmente àqueles que intercederam por mim por tudo que passei, estes merecem mais do que um simples Natal, merecem o melhor Natal de sempre.

Um Feliz Natal a todos do fundo do meu coração, e cuidem por favor.







Sem comentários:

Enviar um comentário