Provavelmente neste mais novo texto do meu querido Blog abordarei algo interessante e que provavelmente milhares de pessoas, brasileiras, jamais pensaram, mas que provavelmente há uma enorme ligação entre ambas, os bancos, a indústria automotiva e o mau transporte público para a maioria da população das grandes, médias e pequenas cidades do Brasil.
Como muitos sabem, as fábricas de automóveis possuem um enorme incentivo fiscal para produzirem seus carros por aqui, e o Governo torna-se praticamente um refém destas fábricas e com isso ao invés de trabalharem para fornecerem um transporte público de qualidade à população utiliza-se de medidas paliativas para aumentarem ainda mais as vendas de automóveis em todo o país e consequentemente aumentarem ainda mais os lucros das fabricantes de automóveis.
Mas vamos ao que realmente interessa: O interessante nisso tudo é observarmos que na maioria das cidades os ônibus, trens e metrôs estão sempre lotados, e quando estão lotados geram a insatisfação de uma grande parte da população que utilizam estes transportes para locomoverem-se de um ponto a outro, e consequentemente o primeiro pensamento de quem utiliza o transporte publico e que encontra-se insatisfeito com a falta de qualidade dele é o de adquirir um carro para deslocar-se com um pouco mais de conforto de um ponto a outro.
Quando um trabalhador insatisfeito com o transporte público que utiliza diariamente resolve mudar a situação este recorre a uma loja qualquer para adquirir um carro, e é aí que entram os bancos com seus juros altos, porque raramente encontraremos um trabalhador que utiliza um transporte público comprar um veículo a vista, sem parcelar o valor do carro em suaves prestações a perder de vista com juros exorbitantes, e parece que isso é o que realmente interessa a qualquer Governo dentro do Brasil que não investe em transporte público, que há um acordo entre Governo, Bancos e Indústria Automotiva.
Quando um Governo qualquer deixa de oferecer um transporte de qualidade à população, ele, o Governo, não deixará de ganhar porque o ciclo está montado de acordo com o que desejam, com as fabricantes a venderem seus carros e os bancos a financiá-los, este é o ciclo fechado de onde a maioria da população não tem para onde fugir.
A situação é mesmo interessante, porque quando há uma queda nas vendas dos veículos o Governo abaixa um determinado imposto para que o preço dos veículos que estão encalhados diminuam e consequentemente uma parte da população insatisfeita com os transportes públicos possam adquirir o seu veículo, mas a queda no imposto não é repassada aos juros cobrados pelos bancos, então no final das contas o veículo encalhado jamais sairá pelo preço divulgado pelas lojas, sairá sempre a mais devido ao financiamento bancário.
Hoje em dia, ao conversarmos com qualquer pessoa que usufrua do transporte público ouviremos que a sua vontade é a de obter um veículo próprio, e ao juntar a fome com a vontade de comer vemos que o lobby está realizado com um enorme efeito positivo, porque a situação de transtorno e de insatisfação afeta o psicológico das pessoas mesmo sem elas saberem e perceberem, e ao afetarem o psicológico o primeiro pensamento que surge é o de conforto, e ao pensar no conforto próprio pensam logo em um carro.
O círculo vicioso encontra-se montado, bem montado por quem governa, e quem está dentro dele não encontra meios de sair porque está muito bem estruturado pelas partes envolvidas, e no final de contas quem sofre com tudo isso é a grande parte da população que não possuem meios para aquisição de um veículo e que sofrem diariamente com o descaso do Governo com o transporte público.
A situação está exposta a todos os queridos leitores e visitantes do meu querido Blog, deixo bem claro que esta situação trata-se apenas de um pensamento, de um ponto de vista próprio mas que serve para que todos comecem a pensar seriamente se esta situação é realmente verdadeira porque infelizmente envolvem muitos interesses e interessados, mas apenas àqueles que possuem o poder, o poder de manipular milhares de pessoas a favor de um interesse que gera milhões em dinheiro que não servem para melhorar a vida de milhares de pessoas usuárias de transporte público.
Sem comentários:
Enviar um comentário