Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Desgosto de Natal.

Neste mais novo texto do meu querido e pequeno Blog, escreverei a todos os queridos leitores e visitantes uma simples opinião sobre esta época do ano que está cada vez mais a deixar-me descontente e desgostoso, com tudo o que anda a se passar e com as pessoas a tornarem-se ainda mais selvagens e sem respeito algum para com o próximo em uma época do ano onde deveria mais respeito, consideração e amor ao próximo.

Sou da época, eu com os meus quarenta e três aninhos de idade, onde o Natal era uma época de encontro, de estarmos presentes junto das pessoas que amamos, não sei dizer se em Portugal ou em outros países faziam desta maneira, mas quando criança aproveitávamos este período ao máximo para estarmos pertos dos parentes e familiares, dez, doze ou mais pessoas a fazerem bagunça e sermos alegres e contentes por termos ali ao nosso lado as pessoas que amamos, por estarmos presentes na vida das pessoas que amamos, mas parece que com o tempo algo começou a mudar.

Na minha época o comércio encerravam as portas no dia 23 de dezembro, pensavam nos colaboradores e nas famílias dos colaboradores, pensavam até mesmo nos clientes, porque sabiam que estes dispunham de tempo para fazerem as compras até o dia 23, não havia comércio aberto no dia 24, mas houve alguma mente gananciosa e inteligente que optou por abrir no dia 24 e consequentemente e partir deste momento vimos alterações que chegaram ao ponto que vemos hoje.

Antes o Natal para as pessoas começava no dia 23, as pessoas tinham um descanso merecido e o dia 24 todo para realizarem as tarefas domésticas para a noite de Natal, mas aí alguns perceberam que manterem o comércio aberto até às 14 horas era interessante, mas aí veio outra alma gananciosa e optou por fechar mais tarde, até o dia em que vemos muitas lojas, shoppings e algo mais a fecharem as portas às 19 horas porque realmente o dinheiro está muito, mas muito mais a frente e acima da saúde e do descanso de qualquer humano que faça parte da base da pirâmide, que são as verdadeiras "formigas operárias".

Não estou a colocar em causa os serviços essenciais para a vida de qualquer pessoa, mas desde o momento em que o Natal passou a ser mais uma data regada pelo consumismo desenfreado vinculado a ganância dos empresários exploradores de diversos setores que eu comecei a desgostar desta época do ano. A cada ano que passa vejo mais e mais desrespeito entre as pessoas, e parece que quando chega esta época torna-se realmente importante gastar muito dinheiro com o intuito até mesmo de agradar aqueles que jamais quiseram saber de nós durante todo o ano. Não há um padrão, há apenas o ser humano egoísta e ganancioso que no Natal demonstra o seu verdadeiro ser interior.

Logicamente que não terei mais na minha vida a verdadeira essência e momentos que o Natal me proporcionou e me proporcionava há muitos anos atrás, mas a partir do momento em que optei por constituir uma família, que é linda e maravilhosa, fazemos questão de não deixar passar em branco esta época por causa dos meus filhotes, porque para eles é sempre uma data especial regada de chocolates e de algumas prendas. Para mim e para a minha esposa, trata-se de uma época onde podemos comer (beber nem tanto devido ao resquício da Covid-19) com um pouco mais de fartura e de prazer.

O meu desgosto de Natal é isso, ver que há cada vez menos empatia entre as pessoas, que há cada vez menos respeito entre as pessoas, que há cada vez menos educação entre as pessoas, isso realmente chega a ser triste mas que tudo resume-se a um presente, a uma penca de presentes, mas se esquecem das pessoas que chegarão a casa por volta dás 20 horas ou mais no dia 24. Um exemplo deste horário é a minha esposa que entrará ao trabalho às 9:30 e sairá após às 19 no dia 24, mas sei que infelizmente não é apenas ela nesta situação, mas gostaria imenso de poder tirá-la deste "mundo" em que ela e outros tantos fazem parte e que são deixados de lado.

Por tudo que passei neste ano de 2021, este Natal será diferente dos anteriores, onde valorizo ainda mais o estar presente do que dar presente. Estar presente junto da minha família, dos amores da minha vida em mais um Natal é o mais importante para mim. Eu que estive três meses internado em um hospital imaginava que em algum momento a mentalidade e a atitude das pessoas mudariam devido a pandemia, mas infelizmente vi que nada mudou, nem mesmo no Natal, onde imaginava que as pessoas seriam mais valorizadas, que a saúde de muitos, de todos seriam mais valorizadas, mas nada disso aconteceu, e é realmente triste e desanimador assistir a tudo isso.

O desgosto provavelmente continuará com o passar dos anos, porque não estou a ver uma perspectiva de melhora devido as pessoas que nada fazem para melhorar as atitudes. Espero que para o próximo ano alguma coisa possa se alterar e que seja para melhor, mas não é por isso que deixarei de desejar um Feliz Natal a todos, principalmente àqueles que intercederam por mim por tudo que passei, estes merecem mais do que um simples Natal, merecem o melhor Natal de sempre.

Um Feliz Natal a todos do fundo do meu coração, e cuidem por favor.







domingo, 19 de dezembro de 2021

E o Respeito???

Neste mais novo texto do meu querido e pequeno Blog, escreverei a todos os queridos leitores e visitantes uma simples e singela opinião sobre a falta de algo que é muito importante quando vivemos em uma sociedade, que é a falta de respeito, porque pelo que vemos atualmente está muito difícil de o encontrar, e está a acontecer em diversos países, até porque a pandemia deveria trazer para fora o melhor do ser humano, e a falta de respeito é que mais vemos e o que ficou mais sobressalente nas pessoas.

Sempre ouvi dizer que o respeito faz parte da nossa vida, se pensarmos no ditado popular "respeito é bom e eu gosto", vemos que muitos não o colocam na prática, mas também existe a versão um pouco mais bruta desta frase popular que é a "respeito é bom e conserva os dentes no lugar", e acho que é bem assim que muitos deverão se expressar devido ao excesso da falta de respeito que vivenciamos ultimamente no dia-a-dia quando estamos fora de casa.

O respeito deveria estar em todo o lugar, logicamente que a falta dele acontece em todos os setores da sociedade há anos, décadas, mas ficou mais evidente nos últimos dois anos com o decorrer da pandemia que estamos a vivenciar. A falta de respeito ficou mais evidente, as pessoas pararam de pensar no próximo, parece que estamos de passagem neste mundo com o intuito de apenas olharmos para nós próprios sem pensarmos em quem esteja ao nosso lado, e isso estamos a ver diariamente, e somente não vê quem realmente não quer ver, e tudo isso faz muito mal às pessoas de um modo geral, se não faz de imediato fará com o passar do tempo, a nível físico e psicológico.

Temos diversos exemplos na atual sociedade, vivenciamos situações que poderiam ser evitadas mas que muitos deixam de lado o raciocínio para agirem como animais, e um exemplo desta falta de respeito foi no futebol, onde após tantos meses sem poderem entrar em um estádio, quando voltaram a fazer voltamos a ver as mesmas cenas de selvageria gratuita entre adeptos de diferentes equipes, então que voltem a fecharem as portas dos estádios e os jogos mantêm-se sem adeptos nas arquibancadas.

Será que é mesmo tão difícil terem respeito uns pelos outros e pelas escolhas pessoais de cada pessoa?? Realmente não sei responder. Mas sei que agora a falta de respeito está em relação a utilização de máscaras e a vacinação. Logicamente que toda pessoa tem o direito de escolha, em uma democracia onde não há a obrigação por lei em determinados assuntos e escolhas, qualquer pessoa poderá optar ou não por se vacinar, mas em sociedade se possuo respeito pelo próximo o melhor a fazer é manter a minha saúde em dia para não prejudicar a minha própria saúde e a saúde de quem está próximo a mim, e isso é respeito.

Quando uma pessoa, na atual situação que estamos a viver e a sobreviver, se recusa a utilizar máscara próximo de outra pessoa que está a ter cuidados próprios e com outros, esta pessoa está a faltar com o respeito. Também serve para as pessoas que não respeitam as sinalizações para se manterem distantes umas das outras em ambientes fechados. Eu mesmo já tive de chamar a atenção algumas vezes de algumas pessoas por simplesmente não estarem a respeitarem a distância necessária de segurança dentro de um hipermercado.

O respeito anda a faltar em muito na sociedade que vivemos e que sobrevivemos atualmente, as opiniões contrárias devem ser respeitadas, não há necessidade de ofensas gratuitas quando nos deparamos com opiniões contrárias as das nossas. Eu mesmo já encontrei uma pessoa que se recusou a levar com a vacina, e conversamos e acabei por informá-lo sobre tudo o que passei, respeitei a opinião dele sobre o não levar a vacina e ele respeitou a minha por levar a vacina, em nenhum momento houve uma ofensa entre as partes, mas sei que por conhecê-lo e saber que ainda optou por não levar a vacina eu não ficarei próximo a ele por respeito a minha saúde, principalmente.

Quando chegarmos ao ponto de respeitarmos mais as pessoas, veremos que viver em sociedade será bem melhor, seremos seres humanos melhores porque provavelmente iremos crescer fisicamente e psicologicamente, entenderemos mais sobre a nossa existência no planeta, não veremos tantas guerras e ações violentas, estaremos a evoluir como humanos porque o respeito "é a alma do negócio".

Vemos a falta de respeito na política, no desporto, nas salas de aula, no trânsito e em outras diversas situações, já faz parte do cotidiano das pessoas, do dia-a-dia, e por já estar tão enraizado na sociedade quando vemos atitudes respeitosas com o próximo até chega a virar notícia, é como se o "rabo abanasse o cão". Parece que em algumas das situações citadas, o respeito só existe quando há uma lei por trás onde afeta o lado financeiro das pessoas envolvidas.

Teremos muitas lições a retirar após o término da pandemia, a principal delas será a do respeito, com o respeito mútuo conseguiremos alcançar muitas coisas nas nossas vidas, se após todo o drama que milhares de pessoas estão e estiveram a passar nestes últimos dois anos não aprendermos a termos respeito pelo próximo, provavelmente ficará mais que provado que nós todos não temos condições nenhumas para vivermos em sociedade, e assim poderemos decretar o início do fim da humanidade que está a deixar de lado o humano que existe dentro de nós. Espero em nenhum momento da minha vida ter de utilizar a expressão "respeito é bom e conserva os dentes no lugar", e que outros não venham a utiliza-la.

Cuidem-se por favor.













quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

A Variante "P", de "Preconceito".

Neste mais novo texto do meu querido e pequeno Blog, escreverei a todos os queridos leitores e visitantes uma simples e singela opinião sobre o que está a ocorrer no Mundo em relação a nova variante do Corona vírus que foi descoberta e informada provavelmente pelas autoridades sanitárias da África do Sul, e quero deixar bem claro que não estou a por em causa a existência do vírus e sua transmissibilidade, e também o quanto poderá ou não acarretar em casos mais graves, mas apenas deixarei claro um ponto de vista que poucos questionam em relação a esta nova estirpe do vírus que já existia antes comunicação por parte da África do Sul.

Como muito já foi noticiado em telejornais em Portugal, e provavelmente em outros países, vimos e lemos que esta nova variante surgiu no continente africano, em diversos países, sendo este continente riquíssimo em muitas coisas, principalmente pedras preciosas, vemos que muitos já optaram por fecharem as portas aos países africanos que mencionaram a existência da nova variante. Apesar do pedido da OMS e dos próprios profissionais de saúde que já indicaram que a nova variante ainda não causou mortes e apenas sintomas ligeiros iguais ao de uma gripe, países do Hemisfério Norte fecharam as portas para os voos com origem em alguns países africanos, e só faltam lhe colocarem um muro ao redor destes países.

A própria ciência ainda desconhece o quanto esta nova variante poderá ser perigosa, mas indica que é de imensa preocupação devido a alta taxa de transmissibilidade entre as pessoas, algo que ocorre rapidamente, mas mesmo assim vimos países a lutaram contra ela de uma maneira ineficaz porque mesmo com a atitude de simplesmente isolarem uma parte do Mundo, esta variante já acabou por chegar em diversos países, parece uma nuvem de gafanhotos que chega do nada e parte para lugar algum, apenas com o intuito de causar um certo terror e prejuízo de enorme tamanho.

O mais interessante nesta variante, é que são poucos os meios de comunicação que indicam que a mesma surgiu antes mesmo de serem indicadas na África do Sul em países da Europa, e o mais estranho nisso tudo é que mesmo com casos a aumentarem diariamente em alguns países da Europa não ouvimos falar em encerramento de voos de e para estes países, não vemos as mesmas atitudes que foram levadas a cabo contra os países africanos, porque então não utilizarem os mesmos meios para os países europeus que já possuem um grande número de casos confirmados?? É realmente muito estranho e infelizmente não consigo responder a todos os queridos leitores e visitantes.

Me entristece ver e ler todo este preconceito com uma determinada região do planeta, ainda mais uma região que muitos lembram-se apenas nos momentos de exploração, porque o continente africado é provavelmente o continente mais rico do planeta e o mais explorado com toda a certeza. Ao simplesmente ignorarem o continente africano, vemos também que já era esperado uma nova variante a partir do momento em que por lá há pouquíssimos vacinados, a taxa de vacinação está muito abaixo dos países mais desenvolvidos ou de países que simplesmente fazem parte de um "bloco econômico" com regras e leis que as vezes possui um certo ar de "ditadura", mas o que realmente importa é o dinheiro e seguimos em frente.

Uma pandemia que deveria servir de exemplo para que as pessoas, principalmente as que possuem um determinado poder nas mãos, para se mostrarem mais solidários e humanos, vemos que nada do que o planeta está a mostrar está a servir para que muitos mudem as atitudes. É triste vermos um preconceito intenso e direcionado apenas a uma determinada região, fica evidente o quanto certos humanos precisam melhorar e se não o fizerem no atual momento que estamos a passar, de nada adiantará tentar mudar quando tudo isso passar porque provavelmente não mudarão, e ainda desejam "invadirem" outros planetas, espero que estes deem a verdadeira resposta aos humanos que não são nada humanos nas atitudes.

Esta variante do preconceito precisa ser alterada, os governantes precisam lutar contra isso, de nada adianta ficarem em discursos politicamente corretos para nada fazerem na prática, isso é totalmente visível quando vemos a situação de diversos países do continente africano. Neles vemos que são poucos os telejornais que mostram a realidade dos países no continente, não vemos nada a dizer o quanto está a situação em relação aos vacinados, não vacinados, mortes e recuperados, mas agora quando surge uma nova variante que alguns meios de comunicação indicaram que surgiram antes mesmo em países da Europa, nada fazem para os ajudarem.

Eu já passei por um caso grave da Covid-19, minha família sofreu muito durante a minha ausência sem realmente saberem se eu acordaria ou não após tanto tempo a "dormir", e agora que encontro-me "acordado" vejo um preconceito com uma parte do planeta que chega a me entristecer, é desanimador ver que há um certo "canto" do planeta que é lembrado apenas quando necessário e quando interessa aos grandes e poderosos, mas parece que esta situação não possui data para acabar.

Que a ciência possa mostrar que esta nova variante seja o princípio do fim da pandemia, porque já houve uma reportagem que indicava que esta poderia ser o início do fim por se tratar de uma variante mais contagiosa mas com sintomas de gripe, sintomas ligeiros. Uma outra reportagem indicava que poderá se tratar de uma variante que conseguiu se multiplicar ao associar-se com um vírus da gripe comum, por isso os sintomas serem mais leves, mas tudo ainda está em estudo, mas o meu desejo é que se torne apenas uma gripe comum com a cura estar apenas naqueles medicamentos que muito usufruem no período de frio e que são constantemente divulgados nos meios de comunicação.

Que o preconceito possa ser deixado de lado, que possamos ser melhores humanos com o término desta pandemia, sei que é difícil mas não é impossível, e que esta variante seja o princípio do fim para que tudo que estamos a passar sirva de alerta, porque o futuro é mesmo incerto e de nada adianta excluirmos algumas pessoas do planeta porque no final somos todos humanos, somos todos de uma só raça, e a pandemia veio nos mostrar isso. Que a variante "Preconceito" acabe de vez não apenas no mundo atual, mas para sempre. Daremos voz a ciência e estaremos atentos ao desenrolar da variante atual, mas devemos ter os cuidados de sempre para não ficarmos longe das pessoas que amamos.

Cuidem-se por favor.





Crédito da imagem: Wagner Silva
Fonte da imagem: Google

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

O Caso Bruninho.

Neste mais novo texto do meu querido e pequeno Blog, escreverei a todos os queridos leitores e visitantes sobre um acontecimento ocorrido no futebol brasileiro, nomeadamente no Campeonato Brasileiro de futebol, no estádio da minha equipe de coração, o estádio Urbano Caldeira que é conhecido como Vila Belmiro (a Vila mais famosa do mundo) do meu grandioso e amado Santos Futebol Clube, e trata-se de um caso que ultrapassou as fronteiras do alambrado do estádio ao ponto de virar notícia em um telejornal de Portugal, até porque não cheguei a assistir a outro para verificar se a situação também foi divulgada, mas provavelmente deve ter sido, e foi uma situação vergonhosa quando ameaçaram uma criança de apenas nove anos de idade.

Bruninho é um torcedor, adepto, fã do meu Santástico, o Santos Futebol Clube, mas também é fã de jogadores e de futebol, sendo alguns de equipes adversárias do Santos Futebol Clube, e compareceu junto de se pai no último final de semana para assistir e prestigiar a equipe do coração contra o Palmeiras, onde infelizmente o nosso Santástico saiu derrotado por duas bolas a zero, e no final do jogo chamou pelo goleiro do Palmeiras, o Jailson, e lhe pediu a camisa, e num grandioso gesto de humildade, o Jailson lhe deu a camisa, e o impensável veio a ocorrer após este lindo gesto.

Com a camisa em mãos, o Bruninho começou a ouvir barbaridades e disparates de uma pequena parte que se intitula adeptos, começou a ser ameaçado e ofendido, ouviu merdas e muito mais desta pequena parte de adeptos que na verdade são selvagens, estúpidos e ignorantes. Uma criança de apenas nove anos de idade, o meu filhote mais velho tem onze anos, sentiu na pele o que jamais uma criança deveria sentir por apenas amar o desporto futebol e seus protagonistas que fazem parte dele.

Com a confusão gerada foi necessária a intervenção da polícia e consequentemente tornou-se um episódio que provavelmente a criança jamais esquecerá, e chegou ao ponto de o mesmo utilizar uma rede social para pedir desculpas, mesmo não sendo necessário o pedido porque o Bruninho não fez nada de mais e de mau, onde deixou bem claro que é santista de coração e que para não lhe agredirem fisicamente que optaria por devolver o belo presente que ganhara de um jogador do qual é fã. Jamais poderia imaginar que uma criança de apenas nove anos iria pensar que ao ter um simples ato de amor ao futebol seria o suficiente para o agredirem fisicamente.

Ao ver e ler sobre este acontecimento contra uma criança de apenas nove anos de idade fico a pensar sobre o que realmente anda a se passar no mundo atual, um mundo que está a beira do abismo, onde devido a pandemia que ainda não terminou os estádios ficaram vazios durante muito tempo e quando se abrem as portas as pessoas que já passam por alguma dificuldade e vê no desporto, independentemente de qual seja, um momento de descontração, distração e divertimento transformam-se em selvagens anormais do caralho ao ponto de atacarem uma criança. Afinal, será que tudo que estamos a vivenciar atualmente não servirá para sermos melhores pessoas??? Realmente não sei responder a esta questão e espero que alguma pessoa consiga.

Mas felizmente a repercussão sobre esta situação constrangedora ganhou força e atos positivos para a vida de Bruninho, o Santos Futebol Clube através de seu presidente o convidou para assistir ao jogo da última quarta-feira na Vila Belmiro, o assistiu de um dos camarotes, antes do jogo ganhou camisas e foi abraçado por diversos jogadores, e assistiu a vitória do nosso Santástico. O melhor disso tudo foi ver o sorriso estampado na face de Bruninho, e que a ida ao jogo marque mais na sua vida do que o episódio lamentável do último final de semana.

Repercutiu muito o que lhe ocorreu, e jogadores foram as redes sociais a incentivarem o seu ato e para jamais o deixar de lado, principalmente a paixão pelo futebol e pelos jogadores que fazem do futebol o desporto mais amado e idolatrado do planeta, além de ser fã de Jailson, também é fã do goleiro Weverton (também do Palmeiras), e dele conseguiu ganhar uma camisa do Brasil, e este ganho o fez se emocionar, o que provavelmente emocionou a muitos também.

O que este ato selvagem nos mostrou é que muitos acham que ao fazerem isso se trata de amar o clube do coração, no futebol e em qualquer outro desporto não deveriam existir este tipo de situação, as pessoas esquecem-se que a maioria dos desportistas se conhecem e a rivalidade existe apenas dentro de um campo, ou de um ginásio ou de algum outro local, muitos deles se encontram as escondidas para evitarem atos semelhantes ao que ocorreu com o Bruninho, porque simplesmente as pessoas acham que a rivalidade dentro de um campo ou dentro de outro local também deve existir na vida pessoal e social de um desportista. Quem assiste e é apaixonado não deveria agir como um ser anormal e irracional, ainda mais quando se tratam de crianças, e ninguém saberá como uma criança irá crescer com um trauma desta magnitude. Este caso não deverá ser esquecido e nem jogado no lixo, deverá servir de exemplo para que jamais volte a acontecer.

Um exemplo positivo foi visto no jogo entre Irlanda e Portugal, onde no final do jogo uma menina irlandesa conseguiu invadir o campo e foi barrada pelos seguranças, mas o Cristiano Ronaldo viu e pediu para que a libertassem, em seguida ela pediu a camisa a ele e ainda recebeu um abraço, este gesto foi recebido por uma salva de palmas por parte dos adeptos que ainda estavam no estádio, e eram adeptos irlandeses, então este é o tipo de exemplo que deverá ser seguido, independentemente de quem joga e de onde joga, o amor ao desporto não poderá acabar mas deverá sempre haver respeito entre as pessoas, porque o espírito desportivo é o que realmente vale, e jamais devemos encerrar de maneira prematura e bruta o sonho de uma criança. Felicidades a ti Bruninho e jamais deixe de amar o futebol e jamais deixe de ser fã de qualquer jogador.

Cuidem-se por favor.







quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Se For Para Beijar Hoje e Nunca Mais, Eu Não Quero.

Neste mais novo texto do meu querido e pequeno Blog, escreverei a todos os queridos leitores e visitantes sobre um amor que iniciou em outubro de 2001 e que não terá data de vencimento, porque o título deste novo texto que é um pouco longo, é a frase que disse ao meu amor, e minha esposa, quando nos conhecemos há vinte anos atrás dentro do meu querido e saudoso Café Piu-Piu na minha amada e caótica Sampa, antes do nosso primeiro beijo. Naquele final de semana eu optei por desobedecer a minha mãe, como conhecíamos na época a gestão do bar eu não possuía problema algum em entrar gratuitamente para ouvir um bom e velho Rock, e foi assim que durante algum tempo trocamos olhares para logo iniciarmos uma conversa bem amistosa e engraçada, porque graças a um dos empregados do bar, o meu amor já ficou a conhecer o meu verdadeiro lado, um lado mais extrovertido e brincalhão, cheio de piada e engraçado, mas que sempre tinha algo de bom para falar.

Após tentativas de conversas sempre a ser interrompidas pelo conhecido do bar, as coisas pareciam que não iriam fluir positivamente, porque toda a minha tentativa de conversa era interrompida pelo nosso conhecido que lá trabalhava, a cada frase iniciada havia uma interrupção, então ficávamos nesta tentativa de embalar um diálogo efusivo, mas toda a tentativa era em vão mas sempre engraçadas e que faziam surgir um sorriso lindo e maravilhoso que me fascinou desde o primeiro minuto que eu me apercebi daquela beleza toda que estava a minha frente.

Em algum momento, já após algumas horas, percebi que a pessoa em questão iria para o fundo do bar onde ficava a chapelaria, um local para guardar das bolsas, e assim optei por me dirigir na direção dela e foi quando nos encontramos frente a frente e consequentemente optei por soltar o título deste texto que escrevo a todos os queridos leitores e visitantes. Se recomendo algo semelhante ao que fiz? Não sei dizer, o que poderei dizer é que sigam a intuição e a própria desenvoltura, deixem de lado o medo de expressar as palavras e coloque em prática o que houver de bom. E foi na noite do dia 27 de outubro de 2001 quando abri a boca para soltar a belíssima frase e consequentemente demos o nosso primeiro beijo de milhares que ocorreram posteriormente e que ainda ocorrem.

Depois disso eu segui a minha regra do três, que consiste em ligar para a pessoa que conheci durante os três próximos dias a seguir ao dia que nos conhecemos, e somente foi no último dia que consegui me encontrar com ela, e assim a acompanhei até ao supermercado próximo a casa dela e na volta eu a parei no meio do caminho e nos beijamos, mais um beijo para a nossa conta que iria somar a outros tantos milhares que viriam com o passar do tempo.

Desta data em diante surgiu um relacionamento, sem sequer pensarmos que seria realmente longo e duradouro, fui chato para conhecer a minha sogra e quando a apresentei para a minha mãe, a minha "véia" soltou uma bela frase: "Outra, Henrique!?!?". Ali parecia que eu realmente estava "fudido, ferrado e mal pago", e esta frase o meu amor guarda até hoje na memória, mas não sei o porque já que com o passar dos anos já a poderia ter esquecido.

Durante o início do nosso relacionamento tivemos alguns obstáculos, mas com uma certa teimosia fomos ultrapassando-os com o passar do tempo, e com o passar do tempo o que parecia apenas um relacionamento comum começou a se transformar uma paixão mais intensa, e consequentemente quando percebemos o que era realmente, não tratava-se de paixão, mas de amor. Um amor totalmente diferente do normal para os que viam de fora, mas para nós os dois era o nosso e maravilhoso amor, sendo cada um com a sua mania de ser e de agir mas que se completavam, e sem completam totalmente a cada dia que passa.

Este amor iniciou-se e demonstrou-se forte, muito forte, e as pessoas que viam o nosso relacionamento ficavam a pensar como que nós tínhamos um relacionamento tão diferente do normal, algo que muitos questionavam é que éramos totalmente diferentes em relação aos que os outros estavam acostumados, provavelmente gerava desconfiança e inveja, porque entre nós os dois há muito mais do que cumplicidade, há reações que provavelmente poucos possuem a coragem de o ser com o parceiro ou parceira, mas somos diferentes e parece que isso incomoda muito, infelizmente para os outros, porque para nós, continuamos a seguir em frente e para apenas não dizer que estamos a "cagar e a andar" para as críticas negativas. Mas somos muito agradecidos a todos que nos apoiam positivamente e com sinceridade.

Sem pressão colocamos em nossos dedos uma aliança de compromisso, depois, mesmo sem pressão e sem alarde algum optamos por noivar, e o casamento veio em 2007 porque optamos por deixar o Brasil para vir para Portugal, e mesmo assim foi sem festa e sem alarde, apenas uma coisa muito simples e sem utilizar uma igreja, porque o nosso amor é abençoado sem a necessidade de entrarmos em uma igreja para recebermos a bênção divina. E assim casamos para vivermos uma nova realidade e para passarmos por algumas situações que não vejo necessidade de expô-las aos meus queridos leitores e visitantes.

Do nosso amor mais do que esquisito mas muito intenso e sincero surgiram duas pecinhas raras, o Tontosão e a Brutinha, duas maravilhas das nossas vidas, meus dois terroristas fruto do nosso amor incondicional, um nascido em 2009 e a outra em 2017, minhas duas criaturas horripilantes que eu amo muito, mesmo tendo em vista um cansaço devido a diferença etária entre os dois, mas são duas das coisas mais importantes da minha vida, e este nosso amor se transformou numa família, uma linda família que já superou muita coisa nos últimos tempos.

Conhecer a minha esposa foi a melhor coisa da minha vida, porque o amor é muito diferente de uma paixão, vejo o amor como algo que não nos cega porque vemos tudo da pessoa ao lado e aceitamos tudo dela, qualidades e defeitos, e a paixão não, esta é forte e arrebatadora e faz com que esquecemos dos defeitos e vejamos apenas qualidade e na primeira decepção a paixão esfria e o relacionamento acaba, ao contrário do amor onde vemos tudo, onde há mais transparência e foi isso que encontrei ao lado da minha esposa, que na época era a minha namorada, encontrei o amor, o de dormir e acordar ao lado da mulher que amo, suportar tudo e mais um pouco ao lado dela todos os dias da minha vida e assim por diante. E suportamos muita coisa juntos, e juntos somos ainda mais fortes.

Se eu esperava que ao soltar a frase que da o título a este texto se transformaria num amor incondicional e duradouro?? Não, eu realmente não esperava, porque o futuro a Deus pertence e é totalmente incerto, e se pensarmos demais no que realmente esperamos do futuro não conseguiremos viver o presente, e naquela época eu apenas desejava viver o presente, e começou com um beijo e outro beijo, e tantos beijos depois ainda estamos nos beijando, diariamente, com mais ou menos intensidade, mas estamos e digo-lhes, não podemos deixar cair no esquecimento para não deixarmos de beijar quem realmente amamos, ainda mais em ano de pandemia, se tiverem a oportunidade de beijarem os vossos amores, que o façam sem perda de tempo porque jamais saberemos o dia de amanhã.

A minha "Fofuchinha" se transformou na minha esposa, no amor da minha vida, com uma simples frase totalmente despretensiosa surgiu um relacionamento longo e duradouro, surgiu um amor que eu realmente não imaginava que iria existir mas que surgiu com o passar do tempo e com o ultrapassar dos obstáculos, contra algumas "ventanias" que sopravam contra nós e que vinham de lugares obscuros que mal percebiam o que nós realmente sentíamos um pelo outro. Este amor que irá durar muito mais porque depois de tudo que passei neste ano de 2021 serviu para nos unirmos ainda mais, para ficarmos ainda mais juntos nos apoiando e nos ajudando, e se eu pudesse eu lhe daria uma vida bem melhor do que a atual mas que infelizmente ainda não consigo, mas sei que conseguirei um dia e espero que este dia esteja mais próximo do que eu realmente tenho em mente.

Hoje a minha "Fofuchinha" é a minha esposa, mãe dos meus filhos, a minha amada e o meu amor, se transformou na peça importante da minha vida, fazemos um casal diferente para muitos mas que somos apenas nós mesmos para nós mesmos e isso ninguém irá nos tirar. Somos importantes para a vida de um e do outro, iremos nos amar e para quem nos acham como exemplo de casal a seguir, espero que sejam felizes, porque assim como nós somos muitos também serão. E se um dia alguém que leia este pequeno texto se sinta inspirado para soltar uma frase de "efeito" semelhante a que soltei para o amor da minha vida, que o faça sem problemas e sem medo, porque provavelmente a pessoa a sua frente poderá ser a pessoa certa na tua vida, o grande amor da tua vida.

Minha "Fofuchinha", meu amor Carol, com este texto no dia de hoje que completamos vinte anos juntos, quero que fique gravado para sempre o amor que sinto por ti, porque da mesma maneira que você não saberia viver sem mim, já lhe dei um péssimo exemplo neste 2021, eu também não saberia viver sem ti, e por isso que eu te amo e te amarei para sempre, estaremos sempre juntos e nos amando, seja onde, aonde e como for. Te amo.






sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Novos Trabalhadores e Mentalidades.

Depois de muito tempo volto a escrever um novo texto a todos os queridos leitores e visitantes do meu querido e pequeno Blog, porque ultimamente estava apenas a divulgar os vídeos do meu pequeno e querido canal do YouTube, e agora escrevo algo sobre o que anda a se passar principalmente em Portugal porque desconheço a situação de outros países, em relação a situação pós-confinamento no que diz respeito as pessoas em busca de um trabalho, ou de um emprego.

Com a volta das atividades e liberdades das pessoas, muitos comércios, principalmente os centros comerciais iniciaram as vendas, e com as vendas em alta o que começa a faltar em muito é a mão-de-obra para atender as pessoas, estas que voltaram ainda mais vorazes do confinamento para consumirem ainda mais e simplesmente para manterem o desrespeito que já existia antes do início da pandemia.

Lojas de roupas e entre outras, restauração dentro e fora dos centros comerciais se depararam com algo interessante na reabertura das atividades que foi a falta de pessoas para trabalharem em seus estabelecimentos. E esta situação começa a complicar a vida de quem já trabalha nestes comércios e se sentem sobrecarregados com a falta de pessoas dispostas a perderem parte da vida pessoal nestes trabalhos, principalmente por parte dos mais jovens.

Quem trabalha em centros comerciais e em muitos restaurantes, sabem que possuem somente horário de entrada, em muitos casos o horário de saída nunca é o que está estipulado no contrato de trabalho e vai além do fecho das portas, e para muitos que ficaram em casa durante o confinamento e que conseguiram ter momentos em família, mesmo sendo forçados a isso, descobriram que a saúde mental e física vale mais do que ficar horas em pé em uma loja a atender pessoas ou a tentar dissuadir os que furtam as lojas. Há aqueles que trabalham em restaurantes e que possuem horários partidos, e que nestes casos ainda pensam muito mais devido a falta de tempo por passarem quase um dia inteiro dentro de um restaurante. Estas pessoas ao verem o que realmente se passa dentro de um centro comercial ou de um restaurante, ou que possuem conhecidos que estão em busca de um trabalho, pensam seriamente se realmente vale a pena trabalhar nestes locais porque a vida pessoal e familiar agora pesa muito mais do que antes.

Estes tipos de comércio começam a perceber que são poucos os que realmente querem trabalhar, mas muitos destes comércios não mudaram a mentalidade para proporcionarem algo diferente e melhor para a nova mentalidade de trabalhadores que fora criada durante o confinamento devido a pandemia, muitos continuam a pagar apenas o salário mínimo, raramente pagam um pouco mais, obrigam os colaboradores a venderem a própria mãe se necessário, e isso muitos não querem fazer, não querem trabalhar em algo que apenas sugam o físico e o mental dos colaboradores para depois não terem tempo com a família e mal descansarem devidamente.

Além da falta de mudança de mentalidade dos empresários destes setores, há também os horários, principalmente os dos centros comerciais, que são horríveis para os que possuem família, filhos, nem na minha amada, simpática, poluída e desgraçada Sampa, que possui mais centros comerciais do que alguns países, há horários tão horríveis de funcionamento iguais aos horários dos centros comerciais de Portugal. Não se pode aceitar que ainda haja, depois de tudo que muitos passaram com a pandemia ainda vigente, que haja centros comerciais a funcionarem até à meia-noite e onze da noite em sua maioria, e ao verem estes horários as pessoas realmente não pensarão em trabalharem numa loja ou outra coisa qualquer.

O meu exemplo é algo que poderá servir de alerta para uma mudança na mentalidade dos empresários de centros comerciais. A minha esposa trabalha em um centro comercial, os horários são por turnos, há dias em que ela entra às 09:30 para sair às 18:30 (raros são os dias em que sai neste horário), há outros em que entra às 14:00 e sai às 23:00 (raros são os dias em que sai a esta hora), e em outros dias entra às 15:00 e sai às 00:00 (raros são os dias em realmente sai a esta hora). Quando sai a noite durante a semana, para poder ver os nossos filhos ela acorda cedo antes deles irem para a escola porque senão ficará um ou até mais dias sem vê-los. Então a sua noite de sono e de descanso acaba por ser curta e isso só lhe faz mal a saúde, tanto física como mental.

Com a minha esposa a trabalhar nestes horários, a minha Brutinha na escola que sai no máximo às 18:30 e eu estar desempregado, tenho que conseguir um trabalho até às 18:00 infelizmente, para poder buscar a Brutinha a escola porque a minha esposa em nenhum momento conseguirá chegar às 18:30 na escola para buscá-la, então quem serão as pessoas que optarão por trabalharem nestes exemplos de horários para depois não terem tempo sequer com os filhos e família?? Já posso responder a isso: Praticamente ninguém. E isso os empresários devem entender, de que não vivemos apenas de trabalho, e quanto mais exigirem esforço por parte dos colaboradores, mais perderão com o passar do tempo, e a pandemia veio demonstrar isso a todos, mas parece que poucos são aqueles que realmente aprenderão alguma coisa com ela.

Logicamente que há quem trabalhe nestes comércios mas que realmente precisam de trabalhar porque possuem contas a pagar, e a minha família estamos nesta situação, temos contas para pagar, e temos de nos alimentar, mas torna-se complicado ver, observar e ouvir a minha esposa a falar sobre alguns acontecimentos quase diários em relação às pessoas que adentram ao comércio, principalmente durante a pandemia quando optavam por baixarem a máscara e colocarem em risco os colaboradores, ou apenas para furtarem, ou faltando cinco minutos para a loja fechar com o intuito apenas de observarem as coisas e sequer comprarem algum produto.

Com exceção dos políticos, muitos precisam de trabalhar, muitos possuem contas para pagar e família para sustentar, o mal é vermos que mesmo depois de muita coisa acontecer com a pandemia a mentalidade de muitos continua a mesma coisa, mas agora muitos não trabalharão devido a horários e aos baixos salários, se não houver valorização em todas as vertentes e não uma busca desenfreada pelo alto lucro que não houve devido ao confinamento devido da pandemia muitos optarão por não trabalharem nestes comércios, e o pior nisso tudo é que poderá se transformar numa "bola de neve" com a falta de trabalhadores e vermos alguns comércios a fecharem as portas porquê muitos não terão capacidade para passarem tantas horas a fazerem trabalho de duas ou mais pessoas.

Muitos querem trabalhar, mas muitos querem tempo para uma vida social e familiar, e isso muitos devem levar em conta, logicamente que há profissões que exigem e exigiram muito mais das pessoas na pandemia que ainda dura, mas que são profissões essenciais a vida humana, mas a oportunidade da mudança está aí e ainda está a tempo, porque se não mudarem provavelmente veremos no futuro uma crise, não pandêmica, mas de pessoas que simplesmente não trabalharão em qualquer função que exija tempo e que seja mal remunerada.

Espero que estejam todos bem e cuidem-se por favor.






sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Sonhos.

Neste mais novo vídeo que divulgo a todos os queridos leitores e visitantes do meu querido e pequeno Blog, opino sobre algo essencial para a vida de muitos, que é sonhar.
Sonhar faz bem, nos ativa a força de vontade de lutar e nos mantêm vivos, muitas vezes viajamos sem sairmos do lugar, porque sonhar faz bem, mesmo as vezes quando sonhamos algo mal que nos faz refletir sobre o quanto podemos ser melhores.
No mesmo "cenário" de sempre e sem edição. Espero que gostem e cuidem-se por favor.






sábado, 25 de setembro de 2021

Ter Filhos!!!

Neste mais novo vídeo do meu pequeno canal do YouTube, opino a todos os queridos visitantes, e também aos leitores e visitantes do meu querido Blog sobre um assunto um pouco complicado no que diz respeito às pessoas terem filhos no mundo atual, mundo moderno.
Termos filhos atualmente implica em muita coisa, mas eu sempre estarei pô-los a frente de tudo do que a vida venha me trazer, até mesmo de um trabalho. E muitas empresas ainda não estarão preparadas para colaboradores que possuem filhos.
Novamente sem edição e no mesmo ambiente de sempre. Espero que gostem e cuidem-se por favor.






terça-feira, 24 de agosto de 2021

Vacinados!!!

Novo vídeo no meu pequeno canal do YouTube, o Opinião do Papis, já está disponível a todos os queridos leitores e visitantes do meu querido Blog. Neste novo vídeo eu divulgo e opino sobre a ótima sensação em sermos vacinados, porque para cada vacina existente houveram sempre os primeiros a recebê-las.
Sermos vacinados faz parte da vida, em termos a consciência de que somos civilizados e de que respeitamos a nós mesmos e aos outros, trata-se de um ato de civismo e respeito.
Provavelmente muitos dos que agora são contra às vacinas, já as levaram quando pequenos, e naquela época não havia escolha, e que hoje estão saudáveis devido a elas, e com a ciência cada vez mais moderna e tecnológica, vemos as vacinas cada vez mais seguras a vida humana.
Novamente sem edição e no mesmo "estúdio" de sempre. Espero que gostem e cuidem-se por favor.






quinta-feira, 22 de julho de 2021

Os Males do Mundo, Parte III - Política.

Neste mais novo vídeo do meu pequeno canal do YouTube, que divulgo a todos os queridos leitores e visitantes do meu querido e pequeno Blog, opino simples e basicamente sobre mais um dos males do Mundo atual, algo que pode fazer bem e também mal, é sobre política.
Falar sobre política é mesmo muito complicado, e por isso foi bem básico para não ficar muito tempo a falar sobre um assunto que muitos acham entender mas que no fundo não entendem nada.
Novamente sem edição e com direito a falha no término do vídeo, espero que gostem.
Cuidem-se por favor.






domingo, 4 de julho de 2021

Chantagem é Corrupção???

Neste domingo nublado, divulgo a todos os queridos leitores e visitantes do meu pequeno e querido Blog, um novo vídeo do meu pequeno canal, o Opinião do Papis.
Nele opino sobre algo que muitos fazem aos filhos e que outros tantos fazem quando adultos, há muita semelhança nos atos, mas na teoria, quando pesquisada, vemos que uma coisa é diferente da outra.
Será que estamos a criar corruptos e corruptores sem sabermos e sem maldade para o futuro?? Não sei dizer a respeito.
Espero que gostem, novamente sem edição, e cuidem-se por favor.






sexta-feira, 18 de junho de 2021

Os Males do Mundo, Parte II - Bullying.

 Agora sim, conforme anteriormente escrito, divulgo a todos os queridos leitores e visitantes do meu querido e pequeno Blog o mais novo vídeo do meu pequeno canal do YouTube, o Opinião do Papis, algo sobre o que ocorre no mundo atual, uma segunda parte, ainda haverão mais partes.
Novamente sem edição, e espero que esta mensagem que divulgo a todos através de uma opinião simples chegue ao máximo de pessoas para que possamos reduzir o Bullying que muitas crianças e que são filhos sofrem nas escolas e em outros locais.
Espero que gostem e cuidem-se por favor.







quarta-feira, 16 de junho de 2021

Os Males do Mundo, Parte I - Redes Sociais.

Neste vídeo do meu pequeno canal do YouTube, o Opinião do Papis, opino sobre algo que ocorre nas redes sociais, onde penso que "ter menos é mais" em relação ao ódio gratuito e a perda de tempo das pessoas que se preocupam menos com a própria vida para destilarem um ódio fora do normal nas redes sociais.
Este vídeo é o último em atraso que divulgo a todos os queridos leitores e visitantes do meu querido e pequeno Blog, e que a partir do próximo vídeo será divulgado na data e hora corretas da divulgação no canal Opinião do Papis.
Espero que gostem e cuidem-se por favor.






domingo, 13 de junho de 2021

Um mês em casa.

Neste vídeo, do meu canal Opinião do Papis, que divulgo a todos os queridos leitores e visitantes do meu querido e pequeno Blog, opino sobre um "mêsversário" diferente do habitual, porque trata-se do primeiro mês em casa após ficar praticamente três meses internado no hospital devido a Covid-19.
Infelizmente ainda há muita gente que despreza este vírus, e eu sou um exemplo vivo do que ele pode fazer com jovens saudáveis apesar de na época estar acima do peso. Vídeo que segue a mesma linha dos demais, sem edição.
Espero que gostem e cuidem-se por favor.






segunda-feira, 7 de junho de 2021

O que se passa no Brasil - Parte II.

Mais um vídeo divulgado neste pequeno e querido Blog a todos os queridos leitores e visitantes. Algo sobre o que se passa no meu querido, explorado e ignorante Brasil, uma simples opinião sobre a política brasileira, porque para muitos existem a "direita" e a "esquerda", mas para mim, existe apenas "situação" e "oposição", porque quando querem governar e chegarem ao poder, vemos coligações que coloca em causa o sistema político e as pessoas.
Espero que gostem e cuidem-se por favor.






sexta-feira, 4 de junho de 2021

O Maior Agradecimento.

O maior agradecimento da minha vida após ter contraído Covid-19, fui parar ao hospital sem a mínima noção do que realmente me espera, e quando lá cheguei me desligaram do mundo e só fui acordar com uma voz a me perguntar se eu sabia onde estava.

É mesmo complicado não termos ideia do que se passou, mas fiquei três meses internado em um hospital, estive em coma e em ECMO quase dois meses e consegui em recuperar, para os que não acreditam, ao menos respeitem.

Neste vídeo que divulgo aqui neste meu pequeno e querido Blog a todos os queridos leitores e visitantes, opino sobre algo que muitos fizeram por mim, na verdade, apenas agradeço de coração a todos que fizeram eu melhorar e voltar para a casa, para ao lado dos meus amores. Trata-se de um vídeo curto, mas de profundo agradecimento.
Espero que gostem e cuidem-se por favor.






terça-feira, 1 de junho de 2021

A Covid-19 é Foda!!!

Neste vídeo que divulgo a todos os queridos leitores e visitantes deste meu querido e pequeno Blog, sendo o primeiro do mês de junho e antes de um enorme contratempo, opino sobre o quanto é mal esta nova doença que muitos desconhecem e outros tantos negam a sua existência.
Como podem verificar, houve um grande espaço de tempo entre este vídeo e o último aqui divulgado, sendo que neste estará bem explicado o motivo pelo qual houve este enorme espaço de tempo entre dois vídeos.
Espero que gostem e cuidem-se.






segunda-feira, 31 de maio de 2021

A Corrupção Mata!!!

Neste vídeo que divulgo a todos os queridos leitores e visitantes do meu pequeno e querido Blog, opino sobre algo que ocorre em diversos países e que acaba por prejudicar uma grande parte da população deles, é a corrupção que corrói um sistema e o desenvolvimento de uma nação.
E este vídeo, sendo o último que divulgo no mês de maio, também foi o último antes de a Covid-19 me pegar a sério, algo que não esperava que me fizesse tão mal, e que deixasse muita gente preocupada caso eu não aguentasse e suportasse esta doença estranha.
Espero que gostem e cuidem-se por favor.






sábado, 29 de maio de 2021

Não Ficará Tudo Bem!!!

Neste vídeo que apresento a todos os queridos leitores e visitantes do meu querido e pequeno Blog, opino sobre algo muito simples, de que não ficará tudo bem. Atualmente, mesmo com as vacinas, vemos muita gente a desrespeitar as orientações, principalmente os jovens, que diariamente com o chegar do calor, sequer respeitam quem estiver próximo a eles.
Se continuar desta maneira, não teremos a erradicação deste vírus tão cedo, ainda mais com surgimento de novas variantes devido a circulação facilitada de pessoas entre diversos países.
Espero que gostem e cuidem-se por favor.






quinta-feira, 27 de maio de 2021

"2020 du Caralho"

Neste vídeo que divulgo a todos os queridos leitores e visitantes do meu querido Blog, opino no meu pequeno canal, o Opinião do Papis, sobre o ano de 2020.
2020 foi um ano atípico, igualmente ao atual, mas devido a irresponsabilidade e a falta de educação e de civismo de muitos, 2020 foi um ano tremendamente estranho, e 2021 parece seguir o mesmo caminho.
Espero que gostem e cuidem-se por favor.






terça-feira, 25 de maio de 2021

Medicamentos e Vacinas.

Neste vídeo do meu pequeno canal do YouTube, o Opinião do Papis, falo a todos os queridos visitantes sobre medicamentos e vacinação, sendo que muita gente nem lê a bula da maioria dos medicamentos que consomem, e que desde praticamente o nosso nascimento nos são atribuídas vacinas para nos manterem saudáveis, porém, agora vemos um negacionismo preocupante em relação as vacinas atuais contra a Covid-19, sendo que a ciência e a tecnologia atual são bem melhores que as de quarenta anos atrás.
Espero que gostem e cuidem-se por favor.






sexta-feira, 21 de maio de 2021

"Old School" da Zueira.

Neste novo vídeo, que não é tão novo assim, opino a todos os queridos leitores e visitantes do meu querido e pequeno Blog e que também acompanham o meu canal de opinião do Youtube, o Opinião do Papis, sobre o que é "zuar", principalmente para quem possui mais de trinta anos de idade em uma época onde não havia "bulling" e tínhamos sempre uma resposta a dar quando éramos confrontados.
Este vídeo é devido a uma troca de palavras com um parente que não possui tanta idade, e que no final das contas ele optou por se calar, a "zueira" para quem é mais velho é algo fora de série e que os atuais jovens jamais conseguirão entender, compreender e aceitar.
Espero que gostem. Cuidem-se.






terça-feira, 18 de maio de 2021

O Que Se Passa No Brasil - Parte I.

Uma breve e simples opinião para todos os queridos leitores e visitantes sobre o que se passa no meu país de nascimento, tenho saudades, mas hoje possuo melhor qualidade de vida mesmo desempregado.
Espero que gostem, cuidem-se.






quinta-feira, 13 de maio de 2021

Volta às Aulas.

Neste vídeo que divulgo a todos os queridos leitores e visitantes do meu querido Blog, foi sobre a volta às aulas que ocorreu ainda no ano passado, e devido a isso houve um aumento nos casos de Covid-19 e o meu filho ficou com muito receio e medo em voltar para as aulas presenciais.
Espero que gostem... Cuidem-se.






segunda-feira, 10 de maio de 2021

O PIB da China.

Neste vídeo que divulgo a todos os queridos leitores e visitantes do meu querido Blog refere-se a economia da China, o PIB, que sempre esteve a crescer na última década, e não apenas por causa da pandemia, porque não há e houve nenhuma empresa que optou por retirar alguma fábrica de lá devido ao baixo custo de produção.
Espero que gostem... Cuidem-se.






domingo, 9 de maio de 2021

Descarte das Máscaras.

Neste novo vídeo, nem tão novo assim, que divulgo a todos os queridos leitores e visitantes do meu querido Blog, opino sobre o mau descarte das máscaras por diversas pessoas deste Mundo tão explorado. Muitos são incapazes de as colocarem no lixo, as largam nas vias públicas, estacionamentos de shoppings e de lojas e muito mais, a porquice impera na mente de muitos.
Espero que gostem... Cuidem-se.






sábado, 8 de maio de 2021

Utilização de Máscara - Parte Final.

 Parte final do vídeo anterior, para todos os queridos leitores e visitantes do meu querido Blog. Espero que gostem e que sirva para uma utilização correta das máscaras.





Utilização de Máscara - Parte I.

A partir deste momento, aos queridos leitores e visitantes do meu querido Blog, divulgarei os vídeos do meu canal de opinião do Youtube, o Opinião do Papis, assim todos terão acesso aos conteúdos interessantes, ou não, sobre o que penso.
Neste primeiro vídeo, que já possui alguns meses, é sobre o uso de máscara, uma primeira parte, espero que gostem.