Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

A Complexidade em desejar Bom Dia, Boa Tarde e Boa Noite.

Durante todo o período em que vivi e sobrevivi na Terra de Camões aprendi muita coisa, e uma delas foi que muita gente desejava algo básico para quem vivia na vizinhança, algo simples e educado, o desejo de um Bom Dia, de uma Boa Tarde e de uma Boa Noite, logicamente que haviam pessoas que não olhavam na sua face, mas muitos sempre desejavam por educação, e foi com este pensamento de desejar algo simples e com educação que voltei a minha amada e caótica Sampa.
O gesto simples de desejar algo natural para outra pessoa parece assustar uns e outros, porque as pessoas deixaram de lado este lado cívico, simples e de educação, algo que em qualquer sociedade deveria ocorrer em abundância, mas parece que as pessoas não valorizam mais isso e infelizmente a coisa tende a piorar conforme o nível de stress das pessoas ao redor.
Atualmente sempre estou a desejar Bom Dia, Boa Tarde e Boa Noite aos funcionários dos transportes públicos, e posso dizer com certeza que há reciprocidade em apenas 20%, sendo que dentro dos 80% as pessoas assustam-se quando os desejo algo tão simples com simpatia, educação e cordialidade.
Já pude perceber que as mulheres são mais receptivas, tanto que em um dia de manhã ao entrar no ônibus, linha 6338 - Jardim Miriam-Terminal Princesa Isabel, ao desejar Bom Dia para a motorista esta me retribuiu com um belo sorriso em sua face, e quando desejo aos motoristas do sexo masculino raramente há um sorriso de simpatia e cordialidade quando este responde com outro Bom Dia, ou Boa Tarde ou Boa Noite, algo que chega a assustar.
Algumas funcionárias, cobradoras, também reagem com simpatia e cordialidade, mas outras por não estarem acostumadas com a situação de desejar-lhes um Bom Dia, uma Boa Tarde ou uma Boa Noite, também não esboçam nenhum tipo de reação, então parece que a maioria da população já deixou de lado a cordialidade.
Atualmente esta situação é de enorme complexidade, não sei dizer quando foi que tudo isso se perdeu, o civismo, a educação e a simpatia, parece que cada pessoa vive em uma redoma de vidro preocupada apenas com si próprio sem olhar muito ao redor, esquecem que gentileza gera gentileza, que educação gera educação e assim por diante. Desejar um Bom Dia, desejar uma Boa Tarde e desejar uma Boa Noite não pesa no bolso, não paga imposto e faz com que o dia já desgastante de uma pessoa que convive no seu trabalho com milhares de pessoas torne-se melhor por um breve instante, mesmo se esta pessoa não esteja preparada para o receber.
A situação é realmente complexa, há motoristas que ao abrirem as portas dos ônibus nem olha para o lado, há cobradores que nem olham direito para as pessoas porque estão mais preocupadas com o cartão válido ou apenas com o trânsito que está a passar ao lado, mas espero que isso mude.
Espero que a situação dentro de um futuro próximo possa melhorar, porque assim teremos um futuro melhor em relação a convivência entre as pessoas, esta situação tem de partir de todos, a educação e o civismo é algo que anda em falta, deveriam reintroduzir nas escolas uma matéria que estudei que chamava-se Educação Moral e Cívica, esta que trabalhava os alunos para um futuro melhor e com respeito ao próximo independente de sua origem, raça, credo, cor e situação financeira.
Quem sabe daqui uns anos as coisas melhorem, ensinarei ao meu filho a arte de ser educado com todos, porque assim estarei a trabalhar um bom futuro para o meu filho e consequentemente para as pessoas que estiverem ao seu redor e ao meu redor. E desejo a todos os meus queridos leitores e visitantes um Bom Dia, uma Boa Tarde e uma Boa Noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário