Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

sábado, 24 de maio de 2014

Matei a Saudade Parte VIII - Paçoca "Amor".

Neste mais novo texto do meu querido Blog indicarei a todos os queridos leitores e visitantes algo que voltei a comer após anos, sendo que quando eu era novo, ainda uma criança, era viciado neste doce de nome Paçoca, algo maravilhoso e delicioso que muitos conhecem e também desconhecem em diversos cantos deste Brasil e fora dele.
A Paçoca é um doce de amendoim, possui diversos aspectos e consistências diferentes devido aos fabricantes que as desenvolvem, temos Paçocas em formatos de rolha, retangular, quadrada e entre outros formatos, e a Paçoca que eu tanto amo é quadrada, mesmo tendo o seu tamanho diminuído com o tempo ela continua quadrada mas mantém as mesmas características no sabor e no modo como esfarela quando começamos a degustá-la após abrir a embalagem.
Nos anos 80 eu comia todos os dias uma Paçoca "Amor", estava sempre a comprá-la na quitanda que havia na esquina da rua onde residia no bairro da Aclimação, não perdia tempo, e quando não a encontrava na quitanda corria até a padaria, se não a encontrava na padaria corria até um supermercado próximo de casa, a uns 300 metros, e quando não havia neste supermercado e em nenhum outro lugar eu entrava em desespero porque o vicio era grande, então resolvia caminhar pelos mercadinhos do bairro em busca da Paçoca "Amor" e só descansava quando a encontrava e a degustava após tanto esforço, e este esforço todo era motivo de piada na época porque caminhava muito em busca da Paçoca "Amor".
Naquela época os meus amigos sempre diziam que para fazer-me feliz por completo bastava presentear-me com algumas unidades desta Paçoca, e digo com certeza que esta situação era totalmente verdadeira, queriam fazer-me feliz compravam-me Paçoca "Amor", mas infelizmente depois de um tempo ela deixou de ser comercializada e atualmente raramente a encontramos em alguns estabelecimentos, mas isso mudou no último final de semana quando saímos com o amigo-padrinho G.H.T. e ao pararmos em uma padaria que comercializa quitutes lusitanos mas que não chegam nem aos pés dos verdadeiros a minha amada esposa encontrou logo no caixa a Paçoca "Amor" a venda, e consequentemente a comprou para matarmos a saudade e a vontade, e também para que eu pudesse lembrar de um passado e de uma infância muito boa e interessante.
Após comprar algumas unidades a peso de ouro na padaria durante a semana optei em pesquisar na região onde trabalho, o bairro da Lapa, que possui dois depósitos de doces se havia a venda a Paçoca "Amor" neles, e pude perceber que em um que não vendia até alguns meses atrás estava a vendê-la mas com um preço um pouco acima do normal e optei em dirigir-me a loja ao lado que já vendia a Paçoca e consequentemente o preço estava bem inferior ao da loja ao lado e assim optei por comprar logo uma caixa com trinta unidades.
Ao chegar em casa não tive como esconder esta iguaria do Nando Quack Hiper Mega Tontosão, até porque na primeira vez que ele comeu uma Paçoca ele adorou, então depois fui obrigado a dividir algo que fez parte da minha infância com a minha riqueza.
Não ganharei nada em divulgar o quanto é boa e deliciosa esta iguaria, este doce que fez parte da minha infância, mas é algo que o meu lindo e maravilhoso filhote também curtirá porque de vez em quando comprarei para lembrar o quanto é boa esta Paçoca, porque se fez parte da minha infância então porque não fazer parte da infância do Nando??? Ainda temos a caixa, não acabaram as Paçocas porque a deixo longe para que a minha "formiguinha atômica" não ataque depois de chegar da escolinha, porque não durará nem dois dias se ele tiver acesso e eu não quero que ocorra isso porque além de ser deliciosa é muito doce e por ser muito doce caso coma em excesso não fará muito bem a saúde dele e nem a de ninguém se for consumida em excesso.
A cada mordida lembro-me do passado, da infância que tive, e a cada mordida lembro-me da saudade que possuía durante todo o tempo em que fiquei sem degustar uma Paçoca, e a cada mordida esta saudade que batia em meu peito desaparece para nunca mais voltar caso a Paçoca "Amor" desapareça novamente do comércio.


2 comentários:

  1. Por favor divulgue a loja onde encontrou a paçoca. Não se acha em lugar algum.
    Passe um telefone por favor!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde anônimo, obrigado por prestigiar o meu querido Blog. Há duas lojas no bairro da Lapa em São Paulo, região Oeste, são dois depósitos de doces na rua Tenente Landy.

      Eliminar