Provavelmente muitos dos meus queridos leitores e visitantes que acompanharam as notícias no final do dia de ontem, e provavelmente no início do dia de hoje dependendo do país de residência, se depararam com a informação sobre a morte de um dos maiores Arquitetos do Mundo, um Brasileiro muito conhecido pelos seus traços ousados e modernos em diversos países e que agora não encontra-se mais entre nós, sendo ele o grande Oscar Niemeyer que faleceu ontem com 104 anos de idade.
Oscar Niemeyer iniciou o primeiro projeto nos anos 30 e na época já havia ousadia e modernidade nos traços deste Arquiteto que projetou a Capital do Brasil atualmente, a Cidade de Brasília na região Centro Oeste do Brasil, longe dos grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro, uma maneira de se manter longe da pressão popular, uma boa jogada política por parte de quem o idealizou.
O Brasil perdeu uma grande personalidade, onde poucos nesta profissão conseguem um grande sucesso, e principalmente um sucesso e conhecimento internacional, algo que Oscar Niemeyer conseguiu, tanto que aqui em Portugal logo após a infeliz notícia de sua morte alguns jornais já estampavam a notícia de sua morte nas telas com um enorme pesar.
Ao andarmos por algumas Cidades brasileiras podemos nos deparar com a arrojada arquitetura de Oscar Niemeyer, onde devido as linhas sinuosas é impossível não negar que há muita originalidade e ousadia, não tem como descrever a beleza de suas obras, porque são diferentes do normal, do que estamos acostumados a observar durante todos os dias pelas ruas das Cidades.
Em Portugal também há uma construção atribuída a Oscar Niemeyer, mas ele nega a autoria desta obra, um hotel no Funchal, e ainda há projetos em Portugal que não saíram do papel. Para quem reside em Cidades que possuem as suas obras é algo que realmente vale a pena conhecer e admirar por um tempo sem se preocuparem com o próprio tempo.
Mais uma personalidade que o Brasil perde, uma grande personalidade que honrou o nome de um país que necessita de grandes personalidade que dignificam o nome do Brasil dentro e fora do país.
Que descanse em paz Oscar Niemeyer, que a paz do Senhor possa confortar toda a dor que os amigos e familiares possuem neste triste momento, que o Brasil possa valorizar mais os profissionais de todas as áreas, e que estes sejam bem vistos fora do Brasil também, já que muitos que não possuem fama e que estão fora do Brasil sofrem com os preconceitos, pré-conceitos e com os pré-julgamentos de diversas pessoas que estão ao redor.
Que descanse em paz este grande brasileiro, e os meus sinceros sentimentos e condolências a todos os amigos e familiares de Oscar Niemeyer, e é realmente uma pena que ele tenha projetado Brasília com um intuito muito diferente do atual, que agora possui muita corrupção e roubalheira de terno e gravata.
Sem comentários:
Enviar um comentário