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sábado, 4 de maio de 2013

O descaso com o consumidor Parte V - Hipermercado Jumbo - Matosinhos - Portugal.

Para quem é brasileiro e que possui uma certa idade como eu, nascidos entre as décadas de 70 e 80, devem conhecer o Hipermercado Jumbo, o do "Elefante" de cor laranja com um carnê ainda mais interessante, mas aqui em Portugal o Jumbo ainda existe, igualmente o Mercado Pão de Açúcar, mas fazem parte de um grupo francês, o Grupo Auchan, este que possui diversos centros de compras em alguns países da Europa, e neste novo texto do meu querido Blog irei indicar o descaso com que o Jumbo trata seus clientes.
Desde que cheguei a Portugal é que praticamente frequento o Hipermercado Jumbo, antes era em Coimbra, agora é em Matosinhos, e é no de Matosinhos que presencio algumas cenas ridículas em relação ao trato com o consumidor, que no meu modo de ver é um descaso por parte do Jumbo que deverá ser melhorado em um futuro próximo.
De alguns anos para cá, o Hipermercado Jumbo implementou um sistema de compras para facilitar a vida de seus clientes, mas facilita apenas em mente, porque na prática não é bem assim e a seguir já irei indicar como funciona. Este sistema de compras consiste em retirar logo na entrada do estabelecimento um aparelho denominado como "Quiq Plus", este aparelho lê os códigos de barras dos produtos que iremos adquirir e no visor aparece o valor do produto e a soma do valor a pagar, sendo que o pagamento só é possível para quem possui o cartão do Jumbo (semelhante a um cartão de crédito válido apenas para a realização de compras) e pagamentos com cartões de crédito e de débito.
O Hipermercado Jumbo destaca alguns funcionários para ficarem a entrada da loja divulgando este serviço para os clientes, com a orientação de que é mais fácil e mais rápido do que enfrentar filas constantes nos caixas "comuns", mas há uma situação que poucos conhecem, é que na maioria das vezes a pessoa que está junto a entrada da loja é a mesma que tem que dar um suporte ao cliente no momento do pagamento, e a distância da entrada da loja para os caixas exclusivos para o pagamento das compras é de aproximadamente 50 metros.
Já utilizei este serviço diversas vezes e posso dizer que em alguns momentos no ato do pagamento das compras não há nenhuma pessoa para nos auxiliar, já que os clientes não finalizam as compras, sendo necessário sempre ter uma pessoa, funcionário do Jumbo, para realizar este procedimento, e o melhor, é quando estamos a espera que uma pessoa saia a correr da entrada da loja em nossa direção estando pessoas sem fazer nada, literalmente nada, em um quiosque a escassos cinco metros dos caixas exclusivos, o que demonstra o descaso com que os clientes são tratados.
Há alguns meses atrás havia feito uma piada, mas com um certo tom de seriedade, sobre o pretexto do Jumbo em querer cada vez mais clientes a utilizarem este tipo de serviço, porque quanto mais clientes utilizarem este serviço menor é a necessidade de terem funcionários nos caixas, e assim eles economizam dinheiro com a demissão de alguns funcionários, mas a pessoa com quem falei negou que seria para isso, e assim fui iniciar a minha compra.
Na noite de hoje me deparei com mais um descaso por parte do Jumbo, porque não podemos finalizar as nossas compras, sendo sempre necessário algum funcionário do Jumbo para realizar este procedimento, então como havia apenas uma pessoa a divulgar o serviço na entrada da loja e para finalizar as compras dos clientes me deparei com clientes insatisfeitos a minha frente, porque quando há clientes com compras grandes o sistema de finalização do caixa exclusivo orienta a realização de uma "auditoria", que consiste em retirar toda a compra do carrinho e passar em um caixa a parte, item por item, para que seja verificado se houve ou não algum erro ou algum cliente a agir de má fé.
Quando cheguei no caixa exclusivo havia um cliente a sair após uma "auditoria" e outro cliente a realizar, sendo que o funcionário que estava a realizar a "auditoria" (encontrava-se sozinho) teve de se ausentar da caixa para levar os equipamentos para a entrada da loja, teve de repô-los, e ao realizar este procedimento gerou insatisfação dos clientes que tiveram de ficar a espera.
A pessoa que me atendeu encontrava-se ao telefone com algum superior a dar algum tipo de explicação, mas como já conheço o processo, esperei apenas ele finalizar a compra e em seguida realizei o pagamento porque o funcionário encontrava-se ali apenas como um "quebra-galho", já que teria de sair do local para continuar o seu trabalho em algum outro setor, tanto que quando ele veio com as sacolas para poder acondicionar os meus produtos o indiquei que eu mesmo o fazia e assim ele pode continuar a realizar o seu trabalho fora dos caixas exclusivos.
Este tipo de descaso por parte do Jumbo é muito mal, porque também demonstra a todos os clientes o modo como esta empresa explora os seus funcionários, já que diariamente é possível avistar um funcionário apenas a correr pelo corredor, da entrada da loja para os caixas exclusivos, para finalizarem as compras dos clientes.
Espero que o meu pensamento de que este sistema servirá para a demissão de funcionários esteja errado, porque da maneira que está é melhor contratarem pessoas para servirem bem os clientes e não com o descaso como eu mesmo já presenciei e já senti na pele, porque se há desconfiança nos clientes que frequentam o Jumbo e que utilizam o sistema "Quiq Plus" então que o retirem das lojas e coloquem o funcionário ou os funcionários que divulgam este sistema nos caixas para um atendimento mais eficaz aos clientes.

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