Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Copa do Mundo 2014 - A Vergonha Anunciada.

Como um bom brasileiro que sou, sou apaixonado por futebol mas não é por ser apaixonado por futebol que deixei de ser racional desde o momento em que foi anunciada a Copa do Mundo do Brasil, porque desde o anúncio eu já sabia que o Brasil não possui condições nenhuma em sediar um evento deste porte porque falta estrutura e serviços básicos para a maior parte da população, e provavelmente seremos o país da Copa do Mundo e o país da vergonha quando iniciarem os jogos.
Durante o final de semana retrasado tive um pequeno problema de saúde, uma virose, e devido a esta virose fui obrigado a dirigir-me a um hospital particular, como possuo plano de saúde através da empresa em que trabalho pude me socorrer a um hospital particular ao invés de um hospital público e pude perceber que daqui um ano se as coisas não melhorarem passaremos vergonha no quesito auxílio ao turista em relação a saúde.
Fiquei quatro horas entre a realização de exames, espera e levar com soro na veia, e logo na chegada não pude deixar de lado a informação sobre pulseiras coloridas que correspondem ao tempo de demora no atendimento, e logo lembrei-me dos hospitais públicos de Portugal que possuem este procedimento, e por aqui são os particulares que o possuem, então infelizmente fiquei com a verde e devido a isso o atendimento todo durou mais de quatro horas.
Muitos acham o máximo o Brasil sediar uma Copa do Mundo, eu acho ridículo, porque se eu esperei mais de quatro horas dentro de um hospital particular para saber o que eu realmente não tinha e algo mais, como serão os tratos com os turistas que provavelmente serão direcionados aos hospitais públicos? Não sei responder, mas como até o momento houve muito dinheiro público desviado nas obras para a Copa do Mundo, com certeza que o Governo irá fechar um acordo milionário com os hospitais particulares para o atendimento dos turistas gratuitamente para que estes não possuam uma visão distorcida da realidade brasileira no quesito saúde pública.
A coisa não termina aí, provavelmente ninguém imaginou até agora como serão o transporte dos turistas na abertura da Copa do Mundo até o estádio que já beira o valor de R$1 bilhão situado na Zona Leste de São Paulo, porque nos dias úteis é muito complicado conduzir pela Radial Leste (via importante de ligação do centro para a região Leste) e também o quanto é difícil manter-se confortável dentro do metrô que liga a Zona Oeste a Zona Leste, uma linha caótica que possui diversos problemas e que até agora não houve nenhuma informação e concretização de melhora, e com isso a população irá enfrentar um caos ainda maior com a chegada de milhares de turistas e a juntar com o despreparo dos funcionários do metrô e de diversos locais.
Eu sendo brasileiro a dizer que o meu Brasil irá passar vergonha não significa que eu seja pessimista, mas temos que ser francos e verdadeiros, muitos que virão para a Copa do Mundo conhecem outro tipo de realidade, uma realidade que funciona na saúde, no transporte, na segurança e até nos preços, estes que por aqui encontram-se muito altos, e há outra situação, a tecnologia no Brasil anda a passos de tartaruga, e uma delas é o serviço de Internet, que no celular está a anos luz atrasada em relação aos países da Europa e outros, porque em Portugal a tecnologia de Internet 4G no celular possui velocidade mínima de 50Mb de download, enquanto por aqui o 4G não chega nem a 10Mb atualmente, e se não houver uma melhora significante nesta quesito seremos considerados um país muito atrasado porque a Internet é essencial para a divulgação de notícias em tempo real, então teremos de trabalhar para isso e para estarmos preparados com a grande demanda de pessoas a utilizarem um serviço que atualmente é de péssima qualidade em um curto espaço de tempo.
Sou brasileiro e não tenho vergonha disso, tenho vergonha de alguns brasileiros conforme havia escrito anteriormente em um texto no meu querido Blog, mas há coisas para que não podemos fechar os olhos, o Brasil não possui infraestrutura para receber um grande evento internacional, não possuímos condições para recebermos milhares de pessoas, não há transporte suficiente que suporte esta grande demanda porque já não suporta a população local, não há hotéis suficientes para receberem uma grande demanda de pessoas, não haverá um atendimento de qualidade para os turistas nos hospitais da rede pública já que não possui atualmente qualidade no atendimento para a população que paga durante todo o ano os altos impostos e que sofrem nas filas para um atendimento, não há segurança para a população que trabalha diariamente para o sustento de casa, então como será a segurança pública durante a Copa do Mundo? Provavelmente mais um acordo entre Governo e cidadãos que cometem delitos irá surgir durante a Copa do Mundo, e isso realmente preocupa-me.
O Brasil passará vergonha, infelizmente isso acontecerá porque possui pouco tempo para a realização de melhorias em diversos quesitos como segurança, transportes e saúde, e ainda falta a limpeza e a educação que falta em muito em diversas pessoas, mas espero que corra tudo bem e que dê tudo certo, porque não será apenas a imagem um determinado local que ficará manchada, mas de todo um país aos olhos do Mundo que estarão focados em apenas uma coisa, a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Sem comentários:

Enviar um comentário