Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Falta de Profissionalismo Parte XV - IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional de Portugal)

Há alguns textos atrás havia escrito sobre a minha experiência em relação a esta entidade do Governo de Portugal e também o meu ponto de vista sobre as vagas que são divulgadas, e o fato de não conseguirmos nos candidatarmos as vagas anunciadas através do site, sendo assim necessário a nossa ida a algum Centro de Emprego ou Junta de Freguesia para apresentar-mos a nossa candidatura, mas nesta semana esta entidade, o IEFP se superou, fazendo com muitos desempregados fossem transformados em palhaços e consequentemente diminuindo ainda mais a baixa credibilidade que o IEFP já possuía perante a minha pessoa.
Na data de ontem me deparei com uma notícia que deveria ser averiguada na sua totalidade ao ponto de afastar todos os envolvidos no processo. Em uma vaga anunciada através do IEFP no próprio site para a região de Tavira, na descrição da vaga já constava o nome da pessoa que era para contratar, sim, muitos que entraram no site para realizarem uma busca para voltarem ao mercado de trabalho quando acessaram a respectiva vaga lá já constava o nome da pessoa a contratar.
Quando abordados sobre esta situação a resposta foi de que se tratava de um erro informático, sim, o problema é e será sempre a informática, jamais terá alguma pessoa responsável pela inserção de dados em sistema, e que provavelmente todos os envolvidos sairão impunes.
Se antes eu já havia escrito sobre as vagas que provavelmente o IEFP divulgava e divulga apenas para "encher linguiça" e fazer números as estatísticas, agora então como será que ficará a imagem desta entidade em relação as vagas? Para mim somente irá piorar, porque eu jamais acreditei nestas vagas existentes desde a época em que residia em Coimbra, porque as cartas com a vagas que eu recebia na época e que eram poucas era para eu me apresentar no Centro de Emprego, e quando chegava no Centro de Emprego elas já não existiam e quando existiam ao contatar a empresa a mesma nunca existiu ou já havia sido preenchida  semanas e meses atrás.
A diferença nesta situação é que muitos que não conhecem pessoas influentes e importantes continuam a correrem atrás de uma vaga de trabalho, enquanto os que conhecem os influentes e importantes conseguem uma vaga de trabalho sem muito esforço, basta indicarem que precisam de trabalhar para que as portas se abram sem respeito nenhum aos demais que estão na mesma situação.
A pessoa que foi contratada e que teve o seu nome divulgado devido a um erro informático não quis se pronunciar em relação ao ocorrido, e que para qualquer esclarecimento das dúvidas das pessoas (reportagens), estas deverão entrarem em contato com IEFP, mas provavelmente não irá ocorrer muita coisa diferente, já que a vaga está preenchida e por se tratar de uma entidade do Governo, Governo este que já está com a credibilidade bem baixa em relação aos muitos que residem em Portugal.
Fica agora a dúvida em relação as vagas anunciadas através do IEFP, será que todas já possuem o candidato certo? O que fazer com muitos desempregados que se dirijam para tentarem uma vaga de trabalho? Mas de uma coisa é certa, se não souberem responder, o melhor é saberem que para saírem do desemprego através do IEFP é necessário possuir um "QI" (Quem Indica no Brasil, e aqui em Portugal é denominado "Cunha"), porque sem isso continuarão e continuaremos na estatística do desemprego.

Sem comentários:

Enviar um comentário