Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Há Brasileiros e Brasileiros!!!

Sou Brasileiro, natural da Cidade de São Paulo e encontro-me em Portugal há mais de cinco anos, e provavelmente muitos dos meus queridos leitores nem imaginavam isso sobre a minha pessoa, mas agora escrevo este texto a todos vocês porque hoje voltei a perceber de algo que acontece muito por aqui, que é o fato de ver o quanto alguns Brasileiros que aparecem em Portugal são bem vistos, bem tratados e até idolatrados e o quanto alguns Brasileiros são mal vistos, discriminados e chegando a serem mal tratados.
Para chegarem ao ponto de serem idolatrados, basta serem artistas como músicos e atores com uma certa idade e fama nas novelas, jogadores de futebol ou pessoas comuns mas já com algum certo poder aquisitivo ou cargo em alguma empresa que o faça ter status.
Sendo músicos, muitos que discriminam os Brasileiros "comuns" batem palmas, cantam, dançam, gritam e até gastam uma certa quantia em dinheiro para verem ao vivo o ídolo Brasileiro a cantar. Se é ator famoso, basta aparecem em Portugal para que muitos que julgam os Brasileiros "comuns" sem os conhecerem direito caminhem em sua direção para um autógrafo e algumas fotos para terem como lembrança. Sendo jogadores de futebol, muitos que mal tratam os Brasileiros "comuns" ficam a gritar seu nome nos estádios como se estes fossem heróis a lutarem contra dragões das piores espécies. Mas ainda há aqueles Brasileiros que se encontram muito bem em alguma empresa, muito bem de vida, que devido a isso gostam de se aproveitarem dos Brasileiros que estão a passarem por dificuldades, que por estarem por cima gostam de discriminarem os Brasileiros porque no passado passaram por isso e que também gostam de prejudicarem alguns para se darem melhor na vida profissional sem pensarem que no dia de amanhã poderá acontecer o mesmo.
Estar em casa e ver o cantor Iran Costa a cantar uma música que já deve ter a idade da minha Avó, ou ver outros cantando "Eu quero tchu, tchá" e "Ai se eu te pego" por aqui com muitos a aplaudirem de pé e depois sentir na pele que estes mesmos que aplaudiram também discriminam é algo de pura hipocrisia.
Eu mesmo já senti na pele o quanto é mau ser um Brasileiro "comum" perante alguns Portugueses, digo perante alguns porque não posso generalizar, ao ponto de ser considerado um "ladrão" em uma entrevista de emprego porque outros que trabalhavam na empresa a roubaram, em outra empresa ser considerado uma pessoa com "sotaque" não sendo possível a minha candidatura, e também por não ser convocado a entrevistas porque a crise afasta os Brasileiros da maioria das vagas para não serem considerados "ladrões de trabalho".
Observar "dois pesos e duas medidas" em relação aos Brasileiros é realmente triste, porque não estou aqui de férias, estou aqui para ter uma vida normal e contribuir para o crescimento de Portugal, estou aqui para trabalhar, viver e cuidar da minha família, mas se a situação por aqui continuar desta maneira provavelmente serei obrigado a voltar a minha querida Sampa, mas não levarei comigo o sentimento de discriminação que já passei por aqui, porque se eu o levar terei de começar dentro de casa porque a minha esposa, a mulher que amo é Portuguesa.
Sou e serei sempre Brasileiro, e o fato de ser apenas um ser "comum" não irá me abalar, porque estando aqui tenho que lutar diariamente contra algumas coisas que se passaram, se passa, e se passarão ao meu redor, e o fato de ter tido em um passado não muito distante más experiências não me afetará em relação ao meu futuro, porque eu sei que muitos continuarão a idolatrarem os Brasileiros "famosos" e a discriminarem os "comuns", mas se houverem Brasileiros a agirem desta maneira com Brasileiros, para estes fica a indicação de que por mais que estejam falando a mesma língua e totalmente adaptado vocês serão sempre Brasileiros aos olhos de muitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário