Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Influência dos Desenhos Animados.

Provavelmente todos os adultos, como eu, já assistiram a algum desenho animado em algum dia da vida, e me lembro bem de alguns que marcaram a minha infância, como o desenho A Caverna do Dragão (este que tenho o sonho de assistir ao seu final) e algumas séries como Jaspion, Changeman, Ultramam, Ultraseven e Spectroman, sendo que neste último há uma imagem que jamais saiu da minha cabeça, a imagem de um personagem a cair de um barranco, sendo que este personagem era mais duro que uma pedra e em nenhum momento durante a queda ele se desdobrou, e aí percebi que era apenas um boneco que havia sido jogado pelo barranco.
Sei bem que atualmente há muita tecnologia em cima dos desenhos animados, fazendo com que fiquem muito próximos a realidade das pessoas, mas ao ver alguns desenhos animados penso que há pessoas que desenvolvem alguns desenhos para testar algumas crianças ou para fazê-las estúpidas, porque realmente chega a ser estranho e ao mesmo tempo ridículo o que é possível presenciar.
Há um canal de TV a Cabo aqui em Portugal que é o Baby TV, e neste passa um desenho muito interessante sobre uma criança que encontra-se na galeria de arte de seu Avô acompanhado de seu bicho de pelúcia, sendo que a brincadeira do Avô e de seu Neto é o de "esconde-esconde" ( aqui em Portugal é conhecido como "as escondidas"), então o Neto com o seu bicho de pelúcia encontram-se em cima de um baú e a taparem os olhos e assim o Avô desaparece, até aí é tudo normal.
Quando o Avô desaparece surge a música a indicar onde deve-se iniciar a procura pelo Avô, e logo na primeira estrofe (chique falar assim sobre a música) vem a orientação sobre procurarem o Avô dentro do baú, este mesmo baú onde encontravam-se sentados e a taparem os olhos.
Bem, é realmente estranho visualizar esta situação, não sei dizer se isso é apenas um erro, um teste ou ignorância, porque quem é mais velho do que o Baby Blu Hiper Mega Totosão e que acompanhe este desenho irá perceber de imediato o erro, até porque as crianças demonstram uma enorme inteligência fora dos padrões que a sociedade atual exige dos adultos.
Ao ver esta situação do desenho animado é possível pensar que estão a formarem crianças estúpidas e que não consigam perceber um erro que está mesmo a frente do nariz, mas não é só neste desenho animado que há erro, porque há outros e com personagens mais famosos.
O Baby Blu Hiper Mega Totosão adora o Mickey Mouse, então acompanha o desenho A Casa do Mickey Mouse, mas há dois episódios interessantes para ser comentado e analisado, já que também fere um pouco a inteligência dos mais novos que estão a assistí-los.
Há um episódio onde a turma toda vai para um piquenique no campo, e durante todo o desenho há alguns percalços como a derruba do ponche na toalha e algo mais, mas no final há uma situação que faz com que todos pensem no cancelamento do piquenique, porque começa a ventar muito, o suficiente para arrastar a toalha que ficaria sobre a grama e alguns pertences, e aí que entra o famoso Mickey Mouse com a informação de que há uma alavanca secreta e ao acioná-la aparece um local fechado (sem vento a atrapalhar) com cadeiras para todos ao redor de uma mesa. Porque então não foram diretamente para este local logo no início do desenho? É simples, porque senão o desenho ficaria sem graça alguma, e assim não teria os praticamente trinta minutos a entreter as crianças, mas depois de perderem a toalha e o ponche é que resolveram ativar a alavanca secreta.
Mas há em outro episódio algo interessante, onde chegam a um labirinto a Minnie, o Donald, a Margarida e o Mickey, e quando chegam a frente e questionam qual o melhor caminho para chegarem ao outro lado ocorre um "zoom" na tela que faz com que visualizamos o labirinto todo por cima e é possível verificar que há dois caminhos ao redor dele e três por dentro, e ao escolherem um caminho optaram pelo caminho do meio, sendo que no próprio labirinto possui dois caminhos ao redor do mesmo, e assim faz com que as crianças mais atentas questionem o porque do caminho escolhido, ou até mesmo do porque de tentarem fazê-las de estúpidas.
Mas não é só destes gêneros de influências que os desenhos possuem, há também uma ótima parte que serve como uma interação de "raças" entre as pessoas, sendo que há o desenho A Doutora Brinquedos no canal Disney Junior onde uma criança negra possui o título de "Doutora" de brinquedos, sendo que seus pais são negros, e a mãe é Doutora de verdade. A criança interage sem nenhum problema com seus amigos morenos, brancos e loiros, e sempre que seus amigos possui algum problema com os seus brinquedos recorrem a "Doutora" para repará-los.
Há também o desenho Os Heróis de Higglytown, onde também possui uma garota negra com seus amigos de outros tons de pele, e para completar há também o desenho Os Little Einsteins, que também não possui a distinção de cor entre os amigos, e nestes casos o que há de melhor é podermos acompanhar que em nenhum momento há algum ato de preconceito entre eles, e é o que influencia em muito as crianças que assimilam que devem aceitar a todos da maneira que são, não importando a origem, a cor e o credo.
Há também no próprio canal Baby TV desenhos que incentivam as crianças a aprenderem os número de 1 a 10, e lógico que este desenho ajuda em muito as crianças que estão ainda a desenvolveram a fala, porque assim já aprendem os números e começam a contar sem problemas.
Espero não estar a pegar pesado demais nos desenhos animados, mas é que acho estranho verificar que com tanta tecnologia envolvida na fabricação de desenhos animados verificar que há erros que podem influenciar algumas crianças, sendo que na minha época os erros eram maiores mas também devido a qualidade que era bem inferior do que atualmente. Sei bem que há desenhos que trabalham intensamente para um aprendizado mais fácil por parte da crianças, mas neste caso não há necessidade de indicá-los porque estão no caminho certo, e indico apenas os que penso estarem mal para que não haja alguma confusão por parte das crianças que estão a assistí-los.
Posso ter-me esquecido de algum desenho, tanto para o bem como para o mal, mas sei que ainda possuímos o poder de escolha e assim conforme as nossas crianças crescem elas poderão assimilar melhor o que os desenhos demonstram e assim escolherem por inciativa própria o que realmente desejam assistir em uma TV atualmente tão fraca de conteúdo.

Sem comentários:

Enviar um comentário