Atualmente aqui em Portugal é raro ver uma família que não possua em sua casa um serviço de TV paga, e consequentemente acompanhado de Internet e de Telefone Fixo para o valor do serviço ficar mais barato, mas será que realmente compensa possuir em casa um serviço de TV a Cabo? Já vou responder através deste mais novo texto do meu querido Blog.
Antigamente quando residia em São Paulo, eu não pagava para possuir uma TV a Cabo, porque além de possuir um valor muito alto (ainda possui) não havia na época uma empresa que fiscalizasse as instalações para dentro o prédio, então no apartamento em que residia o cabo da operadora chegava até ao meio da sala e bastava conectar o cabo a televisão que ficava a assistir inúmeros canais sem a necessidade de pagar. Mas nem sempre tive TV a Cabo no Brasil, porque lá há mais opções na TV gratuita do que em Portugal, há mais canais, mas não significa que há mais qualidade e por isso muitos optam por pagar um serviço que fornece uma maior quantidade e teoricamente uma melhor qualidade na programação.
Aqui em Portugal há inúmeros pacotes de TV a Cabo, mas chega a ser uma necessidade porque há apenas quatro canais gratuitos para assistirmos na televisão normal, e na maioria fica difícil assistirmos porque a qualidade também não é muita e os programas são praticamente semelhantes nos três principais canais, com programas de conteúdos iguais nos horários iguais nos três canais.
Mas vamos ao que interessa. Aqui em Portugal a pessoa que assina um serviço de TV a Cabo fica a usufruir de diversos canais, mas é raro assistirem a todos os canais, há sempre os canais de séries que são os mais assistidos, os de notícias que sempre são assistidos mas repetindo sempre as mesmas notícias, há os canais de esportes, sendo que há um que paga-se a mais porque monopoliza vários esportes e há outros que remetem a outros países falados na língua local, há canais de música e há canais infantis, mas não é sobre os canais que um determinado pacote possui para verificarmos se realmente valerá a pena assinar, mas sim pelo conteúdos de muitos canais que não correspondem a realidade.
Para quem possui TV a Cabo é possível verificar que há muitos canais que possuem um conteúdo baseado na repetição de programas e na transmissão de programas antigos, não tão antigos, mas que foram realizados há dois, três anos atrás.
Para quem conhece a programação de alguns canais de TV a Cabo do Brasil, aqui em Portugal a programação está totalmente atrasada em comparação aos mesmos canais que passam por lá, um exemplo é o AXN que ainda não passou a nona temporada de NCIS e lá no Brasil já passou, é raro vermos fora do horário nobre programas inéditos, que não são repetidos ou que já terminaram há alguns anos atrás, mas por falta de opções, ou investimento ou de dinheiro, os canais continuam a passar.
O valor não é muito barato, mas também não parece valer muito a pena assinar este tipo de serviço devido a alta programação defasada que possuem, não é normal estarmos a frente da televisão e ao mudarmos de canal nos depararmos com programas que já passaram há alguns meses e até anos atrás. Então o serviço que pagamos com os canais que pagamos para assistirmos a programas de qualidade não possuem uma programação rica em novos conteúdos, sempre a passar séries repetidas, sempre a passar "talk show" do ano passado ou retrasado, e um exemplo é que por aqui até agora não ouvi falar do programa de despedida da Oprah, sendo que o mesmo já foi há praticamente um ano ou até mais, mas há um canal sempre passava os seus programas com um enorme tempo de atraso, e continuam a passar outros como Dr. Phil e o da Ellen.
Quem pensar desta maneira verá que não compensa possuir em casa TV a Cabo, se for uma família sem filhos valerá a pena possuir apenas os canais gratuitos, mas com crianças o melhor é ter. Mas de uma coisa é certa, as operadoras de Portugal já não valorizam tanto o serviço de Televisão, porque atualmente o carro forte é o serviço de Internet agregado ao serviço de Televisão, porque assim o valor diminui e acabamos por possuir em casa um ótimo serviço de Internet com um defasado serviço de Televisão na sua programação.
Sem comentários:
Enviar um comentário