Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

O mundo "surreal" do Facebook.

Atualmente o Facebook é a maior rede social do Mundo, e conseguiu algo muito interessante no meu Brasil, fazer com que muitos que criaram uma conta no Facebook deixassem de lado o Orkut. Porque o Facebook tornou-se muito mais interessante e intuitivo do que o Orkut, porque muitos diziam mal do Orkut por possuir tanto lixo no seu conteúdo, sendo que agora fazem o mesmo ou até pior no Facebook.
Mas não é para realizar uma comparação que estou a escrever este texto, mas para expressar a minha opinião e o meu ponto de vista sobre um mundo paralelo ao mundo real que existe, este mundo paralelo que muitos conhecem como Facebook.
O Facebook foi criado para aproximar as pessoas das pessoas,  aproximar os amigos que encontram-se distantes um dos outros, ou até mesmo perto, porque é mais fácil um amigo responder a uma mensagem no Facebook do que atender ao telefone, foi criado para aproximar os parentes que encontram-se distantes uns dos outros e segue a mesma situação que citei anteriormente, é mais fácil responder a um chamado no Facebook do que atender a uma ligação, mas também não é sobre isso que pretendo expor e sim do quanto as pessoas que encontram-se ligadas na "rede" são tão puritanas, corretas, éticas, sem mal nenhum no coração e sempre pronto a ajudar aqueles que realmente precisam.
No mundo "surreal" do Facebook as pessoas tentam sempre ser as melhores possíveis, são maravilhosas, atenciosas, carinhosas, amorosas, expressam sempre a melhor a opinião possível, estão sempre a divulgarem uma certa imagem que com certeza no mundo real praticamente não existe, ou melhor, existe sim, mas em menor proporção do que realmente possuem no Facebook.
No mundo "surreal" do Facebook é tudo muito lindo, o fato de ajudar os estranhos com a divulgação de imagens, textos e vídeos fazem parecer que na realidade são todos assim. Se há animais maltratados todos sabem como ajudar, basta divulgarem as imagens no Facebook, mas quantos que divulgam os maus tratos saem da zona de conforto para adotar um animal abandonado? Expõe imagens de crianças, adolescentes e adultos doentes, mas quem divulga já pensou em pesquisar se as imagens são realmente verdadeiras? O mundo "surreal" do Facebook é realmente sensacional.
Para quem possui conta no Facebook uma das coisas que mais se visualizam são as frases de efeito e de encanto, frases dizendo que amam o irmão, amam o pai, amam a mãe, mas que na verdade se puderem discutir friamente com qualquer um deles por algum motivo fútil não pensarão duas vezes, ou até mesmo quando estes forem contra algo ou alguma coisa das pessoas que postaram. Não quero dizer que as pessoas não as amam, mas quem realmente ama não precisa ficar divulgando a todos o seu amor, porque as vezes as atitudes são melhores do que palavras ao léu.
No mundo "surreal" do Facebook é muito bom verem pessoas contra os políticos corruptos, contra os altos impostos, contra a austeridade, contra a pobreza, contra a fome, contra a falsidade, contra a inveja e contra algo mais que não me lembro agora, mas alguém já se preocupou em votar mais conscientemente nas eleições? Alguém já se preocupou em buscar um meio para ajudar as pessoas pobres e que morrem de fome no continente Africano? São duas perguntas difíceis de responder, porque eu sei que para realizar algo assim é necessário ter condições, mas se há pessoas que podem divulgar o que comem, o que bebem, o que conduzem, para onde vão a noite e o que compram, acho que poderiam muito bem auxiliarem as pessoas que realmente precisam, pessoas que não precisam viver na África mas que as vezes estão mais próximas do que podemos imaginar.
No mundo "surreal" do Facebook é lindo de se ver o ataque as pessoas falsas e invejosas, mas se algumas pessoas realizam este tipo de ataque é porque as pessoas com estas características encontram-se na sua lista de amizades, e se elas encontram-se lá então porque não excluí-las e bloqueá-las?
Neste mundo "surreal" do Facebook parece que existe, ou melhor, parece que possui uma doença, uma doença caracterizada como Transtorno Bipolar, este tipo de transtorno faz com uma pessoa em um determinado período do dia age de uma maneira, mas em outro período do dia age de uma maneira diferente e é assim todos os dias da semana, e o Facebook praticamente é assim, o que são no Facebook no mundo real não são, e se lutam por um ideal no Facebook não o fazem no mundo real, muitos que criticam não são capazes de se levantarem do sofá para lutar com dignidade, então o mundo "surreal" do Facebook é algo que deveríamos combater, ainda mais porque chegará em algum certo momento em que muitos ficarão a espera de mudanças sentados em um sofá a frente de um computador, e se não mudar, ficarão postando frases, imagens e vídeos no "Facebook World" a espera de um verdadeiro milagre.

Sem comentários:

Enviar um comentário