Ao escrever sobre um assunto deste nível, poderá ser complicado a um certo ponto, porque trata-se de um mau que deve ser combatido da melhor maneira possível, mas não por aqui em Portugal, mas sim no Brasil e principalmente na época de chuva em diversos Estados do país.
Durante esta semana estava a caminhar com o Baby Blu Hiper Mega Totosão quando nos deparamos com enormes lagos em um espaço entre dois edifícios próximos de onde moro, e logo em seguida eu olhei para o meu Baby e veio o pensamento de que se estivéssemos na minha querida e amada Sampa, as duas enormes poças de água implicavam em um enorme perigo para muitas pessoas que ali residem, que ali trafegam e que ali estão apenas de passagem, mas afinal, porque eu tive este pensamento?
Este meu pensamento se deve ao surto de Dengue que a cada ano aparece no meu querido país quando inicia o Verão, ou melhor, a época de chuvas que fazem com que alguns locais se tornem maternidades de "pernilongos" que transmitem a doença conhecida como Dengue.
Ao passar pelo local com enormes poças, percebi que eu, minha esposa e o meu Baby Totosão não corremos este tipo de risco. Ao ver água parada o único problema que teremos é se não nos apercebermos dela e acabarmos por molhar os pés, e fora isso não há o perigo iminente desta água parada servir de maternidade para os "pernilongos" que transmitem a Dengue.
O mal de possuir perto da minha casa, junto a porta e a janela de minha casa água parada não acarreta em nenhum outro tipo de perigo a saúde da minha família, e quando observo esta situação é quando vem a mente o pensamento se compensa enfrentar o risco das doenças de Verão do meu querido país em uma possível volta.
Mas este tipo de "mal" deve-se também as pessoas que não se preocupam em limparem o quintal e algum terreno ao lado de suas casas, em possuírem objetos que sirvam para o acúmulo de água e consequentemente para a procriação de larvas do "pernilongo" transmissor da Dengue.
Enquanto por aqui o Verão está a chegar e só há "pernilongos" que sugam o nosso sangue tão valioso sem transmitirem qualquer tipo de doença a água parada não fará mal, e assim espero que continue até o momento em que realmente valer a pena ficar ou voltar.
Sem comentários:
Enviar um comentário