Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

E começa a Eurocopa.

Através deste texto irei realizar uma análise rápida dos grupos da Eurocopa, não vou entrar em muitos detalhes porque desconheço a maioria dos jogadores e as suas características já que não acompanho os campeonatos nacionais de alguns países, ou melhor, de praticamente todos os países que estão a disputar a Eurocopa.
Grupo A: Polônia, República Tcheca, Grécia e Rússia.
Olhando para este grupo parece ser fácil analisar, mas penso que não. A Polônia por ser uma das anfitriãs entra como favorita e é bem possível que consiga a classificação.
A República Tcheca pode se dar bem neste grupo, porque tem a Grécia que não sabe jogar no ataque há muito tempo e só conseguiu ganhar uma Eurocopa graças ao futebol pragmático que apresentou e que continua apresentando.
A Rússia pode entrar como outra classificada deste grupo, porque na teoria é a mais forte e que tem uma maior tradição mesmo não tendo ganho praticamente nada.
Neste grupo classificam Polônia e Rússia, com a Tcheca em terceiro e a Grécia voltando a ser a seleção fraca que sempre foi e que ganhou uma Eurocopa na sorte.
Grupo B: Holanda, Dinamarca, Portugal e Alemanha.
Este é denominado o "grupo da morte", este grupo é bem interessante porque há seleções consideradas franca favoritas para a conquista da Eurocopa 2012.
A Holanda é a mais forte deste grupo, basta recapitularmos os jogos que ela realizou nas eliminatórias e de preparação para a Eurocopa. Posso dizer que é mais favorita que a Espanha.
A Alemanha é outra favorita, com grandes promessas e que chega para disputar o título, sempre entra forte e consegue chegar longe, mas é bem provável que não chegue a final.
Portugal chega com o peso de ter em seu plantel o Cristiano Ronaldo, que não faz milagres mas que muitos esperam que ele carregue a sua seleção nas costas. Portugal é bem provável que não passe da primeira fase, e que fique em último do grupo, já que nos jogos preparatórios para a Eurocopa foi um desastre, não conseguindo ultrapassar Macedônia e perdendo para uma Turquia que nem para a Eurocopa se classificou.
Temos a Dinamarca, que em um jogo contra o Brasil perdeu feio, mas que provavelmente poderá jogar bem melhor contra os seus adversários do grupo, se realmente mostrarem o futebol que incomodou muitos nos últimos anos poderá arrancar a vaga da Alemanha, mas será difícil, e provavelmente ficará em terceiro no grupo.
Grupo C: Espanha, Irlanda, Croácia e Itália.
Espanha é a favorita, atual campeã da Europa, mas que poderá ficar com o vice-campeonato porque a Holanda está melhor neste momento. A Espanha poderá manter o seu ritmo de jogo, muita posse de bola, poucos gols, valorizando o passe certo em busca do melhor resultado, ficará em primeiro do seu grupo porque não há outras seleções que consigam incomodá-la.
A Irlanda chegou para cumprir tabela, é bem possível que não consiga nem um ponto, é teoricamente a mais fraca, mas lutará contra Croácia e Itália, contra a Croácia por se tratar de uma seleção sem muita expressão e contra a Itália porque pesa nas costas alguns escândalos envolvendo alguns jogadores.
Itália chega no meio de uma crise, e sempre que a Squadra Azzurra não aparece entre as favoritas é quando se superam e chegam longe, poderá ir até a final, mas é bem provável que lute para se classificar em segundo do grupo, mas com a Itália há sempre uma incógnita, o melhor é não dizer muita coisa e sim aguardar o futebol que a Itália irá mostrar.
A Croácia chega bem, poderá se classificar em segundo do grupo, que dependerá muito do jogo contra Irlanda e Itália, porque não possui forças contra uma favorita Espanha.
Grupo D: Ucrânia, França, Suécia e Inglaterra.
Provavelmente o grupo mais equilibrado já que temos a outra anfitriã como uma possível favorita e um favoritismo da seleção Inglesa que há muito tempo não apresenta um bom futebol.
A Ucrânia poderá fazer bonito, jogando em casa que contará como um fator positivo para se classificar, mas provavelmente chegará em segundo do grupo, mas poderá ficar em primeiro dependendo dos resultados dos seus concorrentes.
França é a possível outra favorita deste grupo, também não anda apresentando um bom futebol ultimamente, mas conta com o Ribery que poderá desequilibrar uma ou outra partida contra a Ucránia e contra a Suécia.
A Suécia depende do seu astro, lutador de taekwondo, Ibrahimovic, mas provavelmente lutará para não ficar em último no seu grupo, porque jogando em casa a Ucrânia não vai querer desperdiçar a oportunidade de chegar longe na Eurocopa.
A Inglaterra é a outra favorita, provavelmente a maior favorita do seu grupo já que possui na bagagem uma equipe inglesa como atual campeã da Champions League. Mas a Inglaterra poderá mostrar o mesmo estilo de jogo do Chelsea, um futebol pragmático e de contra-ataques, sem pensar muito em jogar aberto e provavelmente poderá lutar contra a França para chegar no primeiro lugar do grupo, mas se não demonstrar um bom futebol dentro de campo podera não se classificar.
Para quem tiver condições de pagar uma SporTv aqui em Portugal poderá assistir a todos os jogos, quem não tem condições como eu deverá assistir a poucos jogos. Provavelmente em outros países os jogos passarão na TV aberta (não paga) e então poderemos verificar quem realmente chegará longe na Eurocopa, um bom jogo para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário