Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Agradecimento ao SEF por continuar desempregado.

Para todos aqueles que acompanham o meu querido Blog, sabem bem o tempo que continuo desempregado, porém, a esta hora já era para estar a trabalhar, mas graças ao SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal) continuo a enviar o meu curriculum diariamente em busca de um "lugar ao sol", ou melhor dizendo, em busca de trabalho.
Possuía anteriormente um Cartão de Residência válido até o dia 30 de Abril de 2012, e conforme as leis do SEF para a sua renovação tinha de entrar em contato até trinta dias antes do seu vencimento senão seria aplicada uma multa, então por volta do dia 19 de Março de 2012 entrei em contato com o SEF para agendar a renovação, e foi agendada apenas para o dia 09 de Maio de 2012.
Realizei a entrega de toda a documentação e em seguida recebi um comprovativo que é válido por apenas dois meses, sendo que após o seu vencimento teria que me dirigir novamente ao CNAI (Centro Nacional de Apoio ao Imigrante) antes das 10:00 da manhã (horário máximo para distribuição de senhas para ser atendido em uma mesa para retirar outra senha) para realizar a sua renovação por mais dois meses, e como quem está "legal" em Portugal possui carta de condução e outros documentos, imaginava que com apenas o comprovativo que foi emitido pelo SEF eu poderia iniciar funções, poderia trabalhar mas não foi o que aconteceu.
Há quatro semanas atrás fui contatado para a realização de uma entrevista de trabalho, e ainda sem o meu Cartão de Residência que havia dado entrada no dia 09 de Maio. Antes da entrevista a recepcionista da empresa de recursos humanos me indicou que deveria renovar o comprovativo emitido pelo SEF que encontrava-se fora do prazo válido para poder iniciar no trabalho caso eu fosse um dos escolhidos, um dos aprovados.
Entraram em contato comigo me indicando que havia sido um dos aprovados e que era para iniciar as funções em uma determinada data, porém, em seguida voltaram a me ligar me questionando sobre o comprovativo do SEF que não havia sido renovado, informei ao representante da empresa de recursos humanos que iria renová-lo antes de iniciar as atividades, porém, logo a seguir, a mesma pessoa entrou em contato comigo a indicar que o comprovativo emitido pelo SEF não era o suficiente para iniciar o trabalho e que deveria solicitar uma declaração do SEF a indicar que eu estava apto para prestar funções em qualquer empresa, sendo que esta requisição é apenas por parte da empresa de recursos humanos que estava a realizar as contratações, uma medida interna e totalmente "burrocrática" por parte da empresa de recursos humanos.
Me dirigi até ao CNAI no dia de iniciar as atividades e devido a enorme demora no atendimento me esqueci de solicitar a declaração realizando apenas a renovação do comprovativo, cheguei atrasado a primeira entrevista, e quando o representante da empresa de recursos humanos me ligou eu estava a ouvir as explicações do representante da empresa onde iria trabalhar, tive de atender o telefone e consequentemente o comprovativo não era válido para trabalhar através da empresa de recursos humanos e que quando eu possuísse o meu Cartão de Residência em mãos era para voltar a entrar em contato.
Dez dias depois, no dia 16 de Novembro, já encontrava-me com o meu Cartão de Residência em mãos, e logo em seguida, após retirá-lo na sede do SEF no Porto me dirigi ao escritório da empresa de recursos humanos, então fiquei mais de seis meses sem um documento necessário que provavelmente algumas empresas exigem para poder trabalhar.
Foi retirada cópia do meu documento e ainda tive de ouvir se apenas o meu Cartão de Residência seria necessário para poder trabalhar. A mesma pessoa que me informou que deveria possuir uma declaração do SEF não sabia se um Cartão de Residência seria necessário para trabalhar, e apenas fiquei quieto para não responder de uma maneira menos cordial a falta de informação que ele possuía. Após retirada de cópia tive de preencher uma nova ficha de inscrição porque conseguiram derrubar café em todo o meu curriculum e na ficha que preenchi (total falta de cuidado) e em seguida fiquei de aguardar um contato por parte do representante da empresa de recursos humanos para iniciar no trabalho em que encontrava-me aprovado e apto para iniciar na função exigida.
Fiquei seis meses com um comprovativo, o SEF em nenhum momento tentou explicar do porque da demora, apenas indicando que estava em análise, e quando o retirei no SEF do Porto ainda tive de ouvir da Senhora que me atendeu quando a questionei pelo tempo que fiquei a aguardar que poderia haver algo de errado comigo e por isso da demora. Peço desculpas, mas serei obrigado a baixar o nível. Puta Que Pariu, Vai Tomar No Cú, uma palhaçada é o que fazem com algumas pessoas que ainda possuem a coragem de estarem em Portugal na situação em que o país está e ainda falam uma merda destas, são pessoas que não precisam se preocupar porque já estão no final da vida de trabalho prestes a se aposentarem.
No dia 23 de Novembro entraram em contato comigo, o representante da empresa de recursos humanos, a me indicar que após reenviar a minha candidatura já aprovada anteriormente, a empresa contratante não necessitava mais dos meus serviços, e devido a demora no processo de renovação do meu Cartão de Residência, ou melhor, devido a demora na emissão no meu Cartão de Residência deixei de trabalhar, deixei de possuir um trabalho com um salário base de €700, somando-se a este salário valores comissionais e o valor do vale-refeição (conhecido em Portugal como subsídio de refeição), e agora, será que poderei me dirigir ao SEF a reivindicar um pagamento mensal igual ao salário que me seria atribuído se eu estivesse a trabalhar mas que graças a demora de seis meses na emissão do meu documento eu não consegui? Quem sabe alguém consiga me responder.
Neste mais novo texto não citei o nome da empresa de recursos humanos em nem da empresa que contratou o seu serviço, deixarei assim, não pretendo indicar porque poderá haver pessoas envolvidas com as empresas que poderão se sentirem mal de alguma maneira e com isso poderão me prejudicar em candidaturas futuras, mas espero que não aconteça com mais ninguém o que aconteceu comigo, porque ficar desempregado é muito ruim, mas o pior mesmo é ficar sem conseguir contribuir para as despesas do lar tendo apenas uma pessoa a trabalhar, a minha amada esposa.
Muito obrigado ao SEF por me manter em casa por mais algum período indeterminado, já que não consegui o trabalho que já estava praticamente certo após a minha aprovação devido ao não possuir o Cartão de Residência renovado em minhas mãos.

1 comentário:

  1. lamento SEF é uma m..estou na mesma situação k vc....Td desorganizado estou revoltada com a burrocracia do SEF...os portugueses são respeitados nas nossas terras pk SEF nao respeita...

    ResponderEliminar