Provavelmente muito dos meus queridos leitores e visitantes deverão pensar que estou ficando louco, ainda mais por ser "brasuca" e escrever sobre corrupção na Europa, onde raramente se ouve falar sobre atos corruptos ao contrário do que se vê em situações corriqueiras do meu querido Brasil em relação a corrupção, como o de pagar um polícia na estrada quando é parado e o veículo que conduz está totalmente ou não totalmente irregular, mas infelizmente a Europa é corrupta e vou indicar algo que é muito estranho em relação ao que se passa em momento de crise.
Muitos sabem que os países que estão em situação totalmente delicada são Portugal, Espanha e Grécia, e este último ainda em pior situação que os demais, porém, até algumas semanas atrás foi divulgado na mídia que a Grécia possuía dinheiro em casa para apenas mais uma semana e que após não conseguiria pagar mais nenhum fornecedor e funcionário público devido ao término do dinheiro e que já estavam a pressionar a Troika e o FMI para autorizarem uma nova parcela de dinheiro para o país, mas o que isso tem a ver com a corrupção? Penso que poderei explicar melhor.
É muito estranho um país com milhões de pessoas a viverem, outra milhares a terem de se deslocarem de casa para o trabalho e do trabalho para casa, tendo que se alimentarem, tendo que pagar contas de água, luz e algo mais, tendo de abastecerem os veículos e onde há impostos em todos os produtos sejam quais forem sendo cobrados não possuir dinheiro suficiente para pagar os funcionários e fornecedores de todo e qualquer material para o Governo. É estranho um país que recebe milhares de turistas anualmente, onde estes consomem diariamente tudo o que há de melhor em relação ao turismo local ficar sem dinheiro para pagar algum, alguém ou alguma coisa em tão curto prazo, é estranho mas devido a corrupção que instalada já se torna normal para os governantes locais.
Há imposto em tudo, então para onde vai o dinheiro? Lógico que se não aparece ou não informam para onde vão o dinheiro arrecadado é porque há corrupção, fazendo com que o Governo arrume maneira de prejudicar ainda mais a população com alguma Austeridade.
Em Portugal também é praticamente assim, o aumento de impostos não gerou maior receita, mas os políticos não podem utilizarem outros veículos menor potência, mas a população pode pagar mais caro por produtos essenciais para o dia-a-dia, e no final das contas os impostos que todos pagam diariamente não contribui para salvar o país, e quando olhamos para o lado podemos ver os políticos de bem com a vida e com motoristas e assessores a perder de vista, e então, onde está o dinheiro todo? Parece que o bicho da corrupção o pegou, e não adianta indicarem que antigamente havia muita facilidade na concessão de crédito porque a corrupção abrange entidades privadas e públicas, e os políticos se beneficiam muito com ela. E segue a mesma linha da Grécia, onde anualmente há o recebimento de milhares de turistas que gastam o seu dinheiro no país mas que parece nem fazer cócegas nos cofres do Governo e consequentemente este dinheiro arrecadado desaparece e ninguém sabe para onde foi.
No Brasil a corrupção é quase uma religião, não se nasce corrupto, mas basta um passo a frente sem muito esforço para se fazer parte dela, sendo muito mais visível do que na Europa, porque a facilidade e o famoso "jeitinho" brasileiro faz muito bem aos que gostam de andar a margem das leis, e há muitos que acham normal agirem desta maneira jogando no lixo um ato de civismo que seria lutar contra a corrupção.
Muitos sabem que a Sra. Dilma encontra-se em uma cimeira na Espanha e que está criticando imensamente os atos de Austeridade em alguns países da União Europeia, mas o principal mesmo seria todos lutarem conta a corrupção, porque se não fossem os membros corruptos que abrangem todos os partidos políticos em todos os países do Mundo provavelmente não haveria pobreza e teria uma maior e melhor distribuição da renda entre a população.
A Europa é corrupta, basta olharmos com atenção que veremos algo mais do que a mídia tenta não informar, onde provavelmente veremos que em cada Câmara Municipal há inúmeros "trambiques" para que alguns possam usufruir sem muito esforço do dinheiro público, onde poderia haver melhorias e não há devido ao desvio de verbas, basta verificarmos em Portugal que após a introdução de pedágio (portagens) em algumas rodovias houve o aumento de pessoas a utilizarem o transporte público e mesmo assim as empresas que administram as empresas de transporte público obtiveram um défice na arrecadação, agora como é possível com um aumento de pessoas a utilizarem os transportes públicos e consequentemente haver um aumento na arrecadação de valores as empresas possuírem um saldo negativo? Só há uma resposta, chama-se corrupção, e nela estão pessoas que não pensam na empresa ou na população, pensando apenas no próprio umbigo.
Enquanto houver corrupção a Austeridade se manterá muito próxima, porque mesmo com a população sendo "esfolada" com mais impostos e cortes nos salários para ajudarem governantes ladrões a Austeridade não irá embora porque uma má administração não salvará o país se antes de tudo isso não houver um término da corrupção que assola não apenas a Europa, mas todos os países do Mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário