Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

domingo, 31 de março de 2013

A Hipocrisia da Páscoa.

Antes de iniciar este mais novo texto do meu querido Blog, venho desejar a todos uma ótima Páscoa, que possam desfrutar deste feriado Santo cheios de amor, saúde e de fartura, mas o assunto deste novo texto será em relação ao consumismo frenético deste período muito importante para muitos cristão, porque comemora a Ressurreição de Jesus Cristo após a sua crucificação, mas penso que ultimamente são poucos os que realmente conhecem a história da Páscoa, principalmente os mais jovens que não estão dispostos a valorizem a verdadeira história da Páscoa e de algo mais.
Vou falar da hipocrisia que todo o ano invade as redes sociais sobre a comparação de um ovo de chocolate com uma barra de chocolate do mesmo sabor e da mesma marca, sendo que os preços são imensamente diferentes entre eles, sendo o ovo de chocolate bem mais caro do que uma simples barra de chocolate na época da Páscoa.
Mas antes de ir mais a fundo sobre esta hipocrisia na comparação entre ovos e barras de chocolate, vou indicar a história do ovo e do porque da sua existência.
A imagem do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida. (Pesquisa realizada através do site www.suapesquisa.com).
Mas o que eu realmente acho engraçado, é o fato de visualizar inúmeras pessoas adultas, que já passaram pela fase de ser criança, a boicotarem a compra de ovos de chocolate. Compreendo que os preços são realmente muito elevados e que os fabricantes se aproveitam imensamente desta situação para comercializarem e lucrarem muito com a venda dos ovos, mas também há uma outra situação, onde toda, senão a maioria das crianças, desejam muito ganhar um simples ovo do coelhinho.
Mesmo sabendo que é muito caro um ovo de chocolate, o maior prêmio é o de podermos realizar uma criança feliz, as barras são comercializadas o ano todo, ao contrário dos ovos, e ao vermos uma criança a receber um ovo de chocolate, pequeno ou grande, de marca ou não, veremos o quanto valeu a pena desembolsar nesta época do ano uma quantia maior para a realização de um simples sonho, o sonho de uma criança, de ser feliz.
Todos que divulgam a campanha para não comprar um ovo de chocolate e sim uma barra já foi criança um dia, então acho errado esta hipocrisia em relação a compra de ovos, e provavelmente na Páscoa sempre ficavam a espera de ganhar algum ovo, eu mesmo sempre fiquei a espera, e lembro bem que o último ovo de Páscoa ganhei foi um Sonho de Valsa delicioso e maravilhoso, e nesta Páscoa o Baby Blu Hiper Mega Totosão ganhou seis pequenos ovos de chocolate e também um Kinder Ovo médio, e para quem tem filhos é realmente maravilhoso vermos o quanto a felicidade explode pelo rosto deles quando ganham os ovos, mesmo sem conhecerem a real história.
Espero que muitos dos meus queridos leitores e visitantes não critiquem sobre eu criticar quem faz uma campanha contra os ovos nesta época, porque não me lembro de nenhuma campanha no Natal contra os panetones comercializados, então o melhor a fazer é sermos felizes nesta data tão importante, com ovo ou com barras, vamos festejar a Páscoa com muita saúde, alegria e fartura, e novamente desejo a todos os meus queridos leitores e visitantes uma ótima Páscoa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário