Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

domingo, 23 de setembro de 2012

Ato de Preconceito Parte I - Cetelem Portugal.

Para quem não conhece a empresa Cetelem Portugal, esta é uma empresa que oferece crédito com altas taxas de juros para quem possui condições de solicitar um crédito, mas há uma diferença enorme entre as pessoas que podem requerer um crédito a esta empresa, não importa o grau de instrução e a empresa onde trabalhar, porque o principal mesmo para receber um crédito é ser português, e se não for tem que possuir a cidadania portuguesa para poder mostrar um documento de identidade emitido pelo Estado português.
No dia de hoje sofri mais uma vez com o preconceito na terra de Cabral. Hoje me dirigi a loja Fnac situada no Mar Shopping (onde a minha esposa trabalha) para alterar o meu cartão Fnac do antigo para o novo, sendo que antigo era administrado pela empresa Credibom e o novo é administrado pela empresa Cetelem Portugal, e para o meu espanto me deparei com o ato racista por parte da Cetelem Portugal através da informação que me foi prestada pelo funcionário da Fnac.
O cartão Fnac, para os que não conhecem, não é um cartão de crédito normal, é um cartão próprio da loja onde através da administradora pode-se adquirir produtos com diversas modalidades de pagamento, sendo sempre debitado o valor mensal diretamente da conta bancária e sem emissão de boleto bancário como em diversas lojas no Brasil.
Após quinze minutos de espera para ser atendido em pleno Domingo solicitei ao funcionário da Fnac a alteração do cartão e quando me solicitou o documento de identidade fui mostrar o passaporte (mostrei o passaporte porque já estou há mais de quatro meses a espera de um contato do SEF para a retirada do cartão de residência renovado) e foi quando me informou que a empresa do novo cartão Fnac, a Cetelem Portugal, somente aceita bilhete de identidade emitido pelo Estado português, o que significa que estando ou não trabalhando, estando há meses ou há décadas em Portugal, a Cetelem Portugal tratará os imigrantes com preconceito e racismo passível de processo judicial.
Quando me deparei com esta notícia cheguei a fazer uma piada em relação a situação, porque o meu filho é português e possui a identidade emitida pelo Estado português o que significa que ele está apto para possuir o novo cartão da Fnac, mas como ele não tem idade suficiente para o fazer a piada não se concretizou para a prática.
No ato em que funcionário da Fnac me informou sobre o ato xenófobo por parte da Cetelem Portugal resolvi de imediato cancelar o cartão Fnac que possuo, mesmo sendo administrado por outra empresa, a Credibom, resolvi por tomar esta iniciativa porque as vantagens que o cartão Fnac oferece são praticamente as mesmas que o cartão do Continente (rede de hipermercados de Portugal que pertence ao Grupo Sonae), ao realizar compras em lojas do Grupo Sonae vai somando os valores no cartão e a cada €500 ganha-se €5 e nos hipermercados há sempre o acumulo de dinheiro no cartão ao adquirir produtos com o anúncio para este efeito.
Levar com um ato de racismo e de preconceito a flor da pele é muito mal, e o pior é que esta situação faz com que as pessoas que ainda estão em Portugal a acreditar em uma alteração do pior para o melhor na economia e que ainda contribuem para o seu crescimento pensem em ir embora, e hoje foi mais um ato racista que levei desde o segundo dia que aqui cheguei e que me faz pensar se realmente valerá a pena me manter aqui com a família, e penso como seria interessante fazer o mesmo quando eu voltar a minha querida Sampa, mas sei que não sou assim e que se eu o fizesse seria obrigado a excluir da minha vida os meus grandes amores que são a minha esposa e o meu filho.
Espero que este meu mais novo texto chegue as pessoas responsáveis pela empresa Cetelem Portugal, e que possam alterar esta situação porque é realmente um incentivo a um processo judicial, porque se eu me senti mal com o ocorrido na data de hoje,em um futuro próximo haverão outros que também se sentirão, e infelizmente não conheço ninguém que tenha passado por isso, porque no dia em que eu conhecer juntaremos as forças para lutar contra esta empresa preconceituosa, racista e totalmente xenófoba.


9 comentários:

  1. Olá, procurei pelo assunto no Google,

    Hoje também passei pelo mesmo na FNAC,

    Fiz uma compra de 2500 euros e ao solicitar um cartão, obtive essa notícia. Mesmo possuindo vários documentos que comprovassem minha residência no país, o simples fato de meu Passaporte possuir um visto de origem brasileira foi inibidor para retirar o cartão.

    Acho digno que juntemos forças e façamos esse tipo de atitude preconteituosa e racista na minha opinião, deixe de existir, principalmente junto a uma empresa com renome que é a FNAC. Sendo que, foi o único local em Lisboa que tive esse tipo de problema

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Vinicius,

      Isso é realmente uma pena, eu já enviei um e-mail a ouvidoria desta empresa e agora fico no aguardo de uma resposta, mas o pior mesmo é que os bons pagam pelos maus. Provavelmente se a resposta não for da maneira que aguardo o melhor será apresentar uma queixa-crime para posteriormente irmos todos a tribunal contra a Cetelem.

      Eliminar
    2. Acho válido, estou em contato com a ouvidoria deles também. Deixo meu email para futuro contato.

      Eliminar
  2. Boa noite! Sou Brasileiro e hoje também passei por essa situação desagradável,na loja Fnac, onde foi recusado o meu cartão Cidadão, adquirido pelo tratado de Direito e Igualdade, o tratado Porto Seguro, que todo o Brasileiro legalizado tem direito, e nos da os mesmos direitos e deveres que os portugueses, inclusive de ter um Cartão de Cidadão. Mesmo assim, este documento não foi aceito, então também me senti discriminado, pois simplesmente na hora a atendente não aceitou o Cartão Cidadão, alegando que sou Brasileiro e o sistema iria recusar e só aceitava a autorização de residencia. Só que mesmo assim com a autorização de residencia, simplesmente não foi aprovado e segundo a atendente da Fnac a Cetelem, não informa o motivo de não ter aprovado. Como a principio tenho as condições que eles solicitam para a troca do Cartão Fnac. Me senti discriminado, solicitei o Livro de reclamações e reclamei, agora vamos ver o que acontece. Acho que não devemos nós calar diante dessas situações, se isso não foi discriminação? O que é! Obrigado, grande abraço a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Diego Souza,
      Obrigado por acompanhar o meu querido Blog. Eu apenas reclamei no próprio site da Cetelem, porém a resposta que recebi foi porque a recusa foi de acordo com critérios internos utilizado por esta empresa, penso seriamente em me dirigir a Fnac e gravar o que o funcionário diz por não possuir um documento de identificação português porque quem sabe tendo uma gravação onde um funcionário indica que a Cetelem não aceita outro tipo de cidadão juntado a uma queixa-crime a situação não venha a mudar.

      Eliminar
    2. Ola tudo bem? Sou brasileira e passei pelo mesmo constragimento,mas na worten e na moviflor. Tentei fazer um credito por 4 vezes na worten e nunca consegui,fui a moviflor e tentei fazer um credito com a cetelem nao consegui,na mesma hora a atendente tentou com o credibom e foi aprovado na hora... Mandei e-mail para a cetelem perguntando se era por ser imigrante e me disseram tb q era por criterios internos. O triste é q moro numa casa a 4 anos e chega sempre carta com nome de outras pessoas sendo cobradas pela cetelem e quem precisa de um voto de confiança nao tem por preconceito.

      Eliminar
  3. Oi boa noite, sou caboverdeano passei pelo mesmo constragimento hoje na fnac .

    ResponderEliminar
  4. Sofri exatamente o mesmo hoje, com um detalhe: possuo passaporte europeu (italiano), o que representa uma grave infração às normas que regem a UE - notadamente o artigo 12o do TCE - vou levar essa corja de xenófobos às barras do tribunal!

    ResponderEliminar
  5. Olá amigos brasileiros, já se passaram alguns anos desde a publicação desta matéria mas a negativa da empresa Cetelem é a mesma. Sou brasileira, mas tenho nacionalidade portuguesa e tenho uma empresa e mesmo assim recusaram o meu pedido de crédito, com o meu amigo foi a mesma coisa há uns meses atrás. Empresa Xenofóbica! Tentem na Radiopopular que são muito mais acessíveis se precisarem comprar algum eletrodoméstico a prestações.

    ResponderEliminar