No dia de hoje sofri mais uma vez com o preconceito na terra de Cabral. Hoje me dirigi a loja Fnac situada no Mar Shopping (onde a minha esposa trabalha) para alterar o meu cartão Fnac do antigo para o novo, sendo que antigo era administrado pela empresa Credibom e o novo é administrado pela empresa Cetelem Portugal, e para o meu espanto me deparei com o ato racista por parte da Cetelem Portugal através da informação que me foi prestada pelo funcionário da Fnac.
O cartão Fnac, para os que não conhecem, não é um cartão de crédito normal, é um cartão próprio da loja onde através da administradora pode-se adquirir produtos com diversas modalidades de pagamento, sendo sempre debitado o valor mensal diretamente da conta bancária e sem emissão de boleto bancário como em diversas lojas no Brasil.
Após quinze minutos de espera para ser atendido em pleno Domingo solicitei ao funcionário da Fnac a alteração do cartão e quando me solicitou o documento de identidade fui mostrar o passaporte (mostrei o passaporte porque já estou há mais de quatro meses a espera de um contato do SEF para a retirada do cartão de residência renovado) e foi quando me informou que a empresa do novo cartão Fnac, a Cetelem Portugal, somente aceita bilhete de identidade emitido pelo Estado português, o que significa que estando ou não trabalhando, estando há meses ou há décadas em Portugal, a Cetelem Portugal tratará os imigrantes com preconceito e racismo passível de processo judicial.
Quando me deparei com esta notícia cheguei a fazer uma piada em relação a situação, porque o meu filho é português e possui a identidade emitida pelo Estado português o que significa que ele está apto para possuir o novo cartão da Fnac, mas como ele não tem idade suficiente para o fazer a piada não se concretizou para a prática.
No ato em que funcionário da Fnac me informou sobre o ato xenófobo por parte da Cetelem Portugal resolvi de imediato cancelar o cartão Fnac que possuo, mesmo sendo administrado por outra empresa, a Credibom, resolvi por tomar esta iniciativa porque as vantagens que o cartão Fnac oferece são praticamente as mesmas que o cartão do Continente (rede de hipermercados de Portugal que pertence ao Grupo Sonae), ao realizar compras em lojas do Grupo Sonae vai somando os valores no cartão e a cada €500 ganha-se €5 e nos hipermercados há sempre o acumulo de dinheiro no cartão ao adquirir produtos com o anúncio para este efeito.
Levar com um ato de racismo e de preconceito a flor da pele é muito mal, e o pior é que esta situação faz com que as pessoas que ainda estão em Portugal a acreditar em uma alteração do pior para o melhor na economia e que ainda contribuem para o seu crescimento pensem em ir embora, e hoje foi mais um ato racista que levei desde o segundo dia que aqui cheguei e que me faz pensar se realmente valerá a pena me manter aqui com a família, e penso como seria interessante fazer o mesmo quando eu voltar a minha querida Sampa, mas sei que não sou assim e que se eu o fizesse seria obrigado a excluir da minha vida os meus grandes amores que são a minha esposa e o meu filho.
Espero que este meu mais novo texto chegue as pessoas responsáveis pela empresa Cetelem Portugal, e que possam alterar esta situação porque é realmente um incentivo a um processo judicial, porque se eu me senti mal com o ocorrido na data de hoje,em um futuro próximo haverão outros que também se sentirão, e infelizmente não conheço ninguém que tenha passado por isso, porque no dia em que eu conhecer juntaremos as forças para lutar contra esta empresa preconceituosa, racista e totalmente xenófoba.
Olá, procurei pelo assunto no Google,
ResponderEliminarHoje também passei pelo mesmo na FNAC,
Fiz uma compra de 2500 euros e ao solicitar um cartão, obtive essa notícia. Mesmo possuindo vários documentos que comprovassem minha residência no país, o simples fato de meu Passaporte possuir um visto de origem brasileira foi inibidor para retirar o cartão.
Acho digno que juntemos forças e façamos esse tipo de atitude preconteituosa e racista na minha opinião, deixe de existir, principalmente junto a uma empresa com renome que é a FNAC. Sendo que, foi o único local em Lisboa que tive esse tipo de problema
Boa noite Vinicius,
EliminarIsso é realmente uma pena, eu já enviei um e-mail a ouvidoria desta empresa e agora fico no aguardo de uma resposta, mas o pior mesmo é que os bons pagam pelos maus. Provavelmente se a resposta não for da maneira que aguardo o melhor será apresentar uma queixa-crime para posteriormente irmos todos a tribunal contra a Cetelem.
Acho válido, estou em contato com a ouvidoria deles também. Deixo meu email para futuro contato.
EliminarBoa noite! Sou Brasileiro e hoje também passei por essa situação desagradável,na loja Fnac, onde foi recusado o meu cartão Cidadão, adquirido pelo tratado de Direito e Igualdade, o tratado Porto Seguro, que todo o Brasileiro legalizado tem direito, e nos da os mesmos direitos e deveres que os portugueses, inclusive de ter um Cartão de Cidadão. Mesmo assim, este documento não foi aceito, então também me senti discriminado, pois simplesmente na hora a atendente não aceitou o Cartão Cidadão, alegando que sou Brasileiro e o sistema iria recusar e só aceitava a autorização de residencia. Só que mesmo assim com a autorização de residencia, simplesmente não foi aprovado e segundo a atendente da Fnac a Cetelem, não informa o motivo de não ter aprovado. Como a principio tenho as condições que eles solicitam para a troca do Cartão Fnac. Me senti discriminado, solicitei o Livro de reclamações e reclamei, agora vamos ver o que acontece. Acho que não devemos nós calar diante dessas situações, se isso não foi discriminação? O que é! Obrigado, grande abraço a todos.
ResponderEliminarBom dia Diego Souza,
EliminarObrigado por acompanhar o meu querido Blog. Eu apenas reclamei no próprio site da Cetelem, porém a resposta que recebi foi porque a recusa foi de acordo com critérios internos utilizado por esta empresa, penso seriamente em me dirigir a Fnac e gravar o que o funcionário diz por não possuir um documento de identificação português porque quem sabe tendo uma gravação onde um funcionário indica que a Cetelem não aceita outro tipo de cidadão juntado a uma queixa-crime a situação não venha a mudar.
Ola tudo bem? Sou brasileira e passei pelo mesmo constragimento,mas na worten e na moviflor. Tentei fazer um credito por 4 vezes na worten e nunca consegui,fui a moviflor e tentei fazer um credito com a cetelem nao consegui,na mesma hora a atendente tentou com o credibom e foi aprovado na hora... Mandei e-mail para a cetelem perguntando se era por ser imigrante e me disseram tb q era por criterios internos. O triste é q moro numa casa a 4 anos e chega sempre carta com nome de outras pessoas sendo cobradas pela cetelem e quem precisa de um voto de confiança nao tem por preconceito.
EliminarOi boa noite, sou caboverdeano passei pelo mesmo constragimento hoje na fnac .
ResponderEliminarSofri exatamente o mesmo hoje, com um detalhe: possuo passaporte europeu (italiano), o que representa uma grave infração às normas que regem a UE - notadamente o artigo 12o do TCE - vou levar essa corja de xenófobos às barras do tribunal!
ResponderEliminarOlá amigos brasileiros, já se passaram alguns anos desde a publicação desta matéria mas a negativa da empresa Cetelem é a mesma. Sou brasileira, mas tenho nacionalidade portuguesa e tenho uma empresa e mesmo assim recusaram o meu pedido de crédito, com o meu amigo foi a mesma coisa há uns meses atrás. Empresa Xenofóbica! Tentem na Radiopopular que são muito mais acessíveis se precisarem comprar algum eletrodoméstico a prestações.
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