Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Há Dengue na Ilha da Madeira.

Para os que não conhecem, a Ilha da Madeira é um arquipélago no Oceano Atlântico próximo ao arquipélago dos Açores, fazendo parte de Portugal, mesmo sendo uma região autônoma fica a mercê da parte continental, ou melhor, do Governo de Portugal, mas não é sobre isso que este mais novo texto do meu querido Blog irá dizer aos meus queridos leitores e visitantes, mas sobre a notícia que vi no dia de ontem e que me deixou um pouco preocupado.
Como sou brasileiro e em todo o Verão no meu querido Brasil, ou melhor, na minha querida Sampa, sempre houve e ainda há o risco da transmissão da Dengue pelos famosos pernilongos, que aqui são denominados "melgas" ou mosquitos. E em todo o ano é sempre a mesma coisa quando começa a período de chuvas, onde mesmo com as indicações das autoridades de saúde pública para evitarmos o acumulo de água parada há pessoas ignorantes que não evitam e consequentemente a Dengue continua a aparecer ano após ano, Verão após Verão.
Ontem ao assistir ao jornal na televisão pude verificar que há vinte e dois casos suspeitos de Dengue na Ilha da Madeira, e dois casos confirmados, mas o pior nisso foi como as pessoas responsáveis pela saúde local informaram como se deve proceder em relação aos sintomas, não devendo consumir Aspirina e se dirigir logo a um centro de saúde. Nesta parte eu achei interessante, só não achei interessante a falta de informação sobre como evitar a proliferação do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da Dengue.
Em nenhum momento durante a reportagem que assisti as pessoas, ou melhor, autoridades, não informaram a população de como prevenir a proliferação do inseto, não indicaram que o mosquito da Dengue se prolifera através da água parada, não sendo necessária uma grande quantidade, basta mililitros para algumas larvas se desenvolverem transformando-se em mosquito.
A indicação das autoridades foram de que o principal seria a utilização de repelente na pele, até é possível pensar que as autoridades de saúde local fizeram algum acordo comercial com as empresas fabricantes de repelentes pelo simples fato de fazerem uma comercialização de um produto sem a indicação da marca.
Se as autoridades locais, da Ilha da Madeira, não se propuserem a informarem melhor a população local teremos em um futuro não tão distante uma filial portuguesa de algumas regiões do Brasil que sofrem todo o ano com a Dengue, porque a explicação não foi completa, falta indicar sobre o perigo de água parada, e é esta a situação de maior preocupação porque envolve toda a sociedade afetada e que ainda não foi afetada pelo mosquito.
Fica a dica as autoridades locais da Ilha da Madeira, comecem a intensificar os meios de prevenção junto a população, porque assim poderão finalizar o ciclo de desenvolvimento do Aedes Aegypti mais rapidamente, porque se indicarem apenas o uso de repelente pela população sem a indicação de evitar o acumulo de água é bem possível que em breve verificaremos casos de Dengue na região continental e com autoridades seguindo o mesmo conceito de prevenção das autoridades da Ilha da Madeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário