Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Os custos de entregar curriculum.

Provavelmente os meus queridos leitores e visitantes do meu querido Blog pensaram que eu já tinha desistido de voltar a escrever, mas não desisti, porque foi apenas uma fase sem ideias, ou melhor, sem forças para proporcionar um tempo de leitura para todos vocês, e é por isso que antes de dar continuidade a este meu mais novo texto do meu querido Blog venho pedir desculpas a todos pelo tempo que fiquei sem escrever, desculpem-me por não escrever durante estes dias.
De alguns meses para cá resolvi deixar de sair pessoalmente para entregar curriculum e por alguns motivos interessantes, os gastos de deslocação para a entrega de curriculum. Os custos começam ainda dentro de casa, com a impressão de curriculum e com folhas de papel, e tenho algumas contas a partir de casa para informá-los sobre o quanto custa realizar o árduo trabalho de entrega de curriculum pessoalmente e não pela internet.
Realizei uma conta básica, sendo que me baseei em um bloco de 500 folhas de papel sulfite da marca Polegar, a mais barata do mercado Jumbo, onde cada folha sai por €0,005 (meio cêntimo ou meio centavo), sendo que o meu curriculum que não é o formato europeu para economizar possui duas folhas, sendo assim  o custo das folhas ficam a €0,01. Ainda há a tinta do cartucho de tinta preta da impressora, sendo que utilizo um cartucho da HP que aqui em Portugal possui o número de referência 337, e em uma pesquisa através da Staples (porque foi onde eu adquiri o cartucho) o valor total é de €25,99, e para cada curriculum com impressão de duas folhas o custo da tinta utilizada fica em €0,12, e só no processo de impressão de curriculum me custa €0,13 sem ainda sair de casa.
Após a impressão do curriculum vem a parte onde tenho de entregá-lo em alguma empresa que esteja disposta a recebê-lo, porque na época em que eu ainda entregava pessoalmente houve pessoas que não foram simpáticas para o receber, chegando ao ponto de se recusarem a recebê-lo e espero que estas pessoas não estejam a passar pelo mesmo que estou passando neste momento porque é realmente muito mal nos depararmos com a má vontade e a antipatia de algumas pessoas que se julgam acima de muitos porque estão a trabalharem.
Para realizar a entrega de curriculum pessoalmente tenho me dirigir aos locais onde há maior concentração de empresas, sendo que estes locais, para quem conhece a região do Porto, ficam um pouco distantes do meu local de residência que é em Leça da Palmeira (região da grande Porto), e assim o meu custo aumenta mais um pouco.
Se eu optar por sair de casa de transporte público em direção ao Porto, a um determinado local do Porto, como a Zona Industrial ou a região do Centro serei obrigado a carregar um cartão com o valor €3,60, sendo que €1,80 é para ir e o outro €1,80 é para voltar, isso sem contar a caminhada entre as empresas que só possui o custo físico e não financeiro, mas dependendo do local onde eu resolver me dirigir em primeiro lugar, o custo poderá dobrar para €7,20 para que eu possa me locomover de um determinado local para outro na região da cidade do Porto para posteriormente voltar para casa.
Tenho a opção de ir de carro, onde o meu "possante" em um consumo misto onde engloba uma rodovia e dentro da cidade gasta em média 11Km/l de gasolina, e se eu calcular em relação ao abastecimento que realizei a €1,62/L posso calcular que para uma saída de casa em direção ao Porto para entrega de curriculum gastarei em média 6 litros de gasolina, onde gastarei só em combustível o valor de €9,72 mais o estacionamento onde se for na região do Porto é na maioria das vezes pago, sendo que posso somar mais €1,00 para pagamento de estacionamentos.
Como os meus queridos leitores e visitantes podem verificar há um custo interessante em relação a entrega de curriculum pessoalmente, sendo que o custo não se transforma em benefício porque em 98% dos casos de entrega de curriculum não há um retorno, sendo que em algumas empresas é exigido uma foto acompanhando o curriculum e aí também se soma os custos da fotografia (8 fotos a €5, €0,62 cada foto a acompanhar o meu curriculum), caso não tenha a imagem impressa no curriculum, e se tiver tem de somar o custo da tinta colorida.
Também há a opção de sair em direção a Zona Industrial da Maia, onde não possuo transportes para chegar ao local e neste caso só me restando a opção de ir de carro, e fica os gastos de combustível e do curriculum, então é apenas somar que chegaremos ao valor, mas penso que gastarei mais combustível e consequentemente terei um gasto maior.
Pensar em todo este gasto fez com que parasse de me dirigir pessoalmente as empresas, porque logo no inicio quando fiquei desempregado realizei o procedimento de entregar pessoalmente curriculum, entreguei em apenas um dia mais de 15 curriculum e destes não houve nenhum retorno, no próprio dia em que entreguei a documentação para receber o "salário de desempregado" realizei algumas entregas e também não houve nenhum retorno, nenhum contato, e assim fica difícil sair de casa em direção as empresas.
Não vou finalizar a soma dos custos que possuo em relação a entrega de curriculum, deixarei para os meus queridos leitores e visitantes, mas através deste mais novo texto do meu querido Blog é possível perceber o quanto um desempregado gasta para voltar ao mercado de trabalho sendo que as vezes não somos valorizados e respeitados.

1 comentário:

  1. é de facto muito frustrante termos tanto esforço e custos financeiros a entregar currículos e depois 99,5% das vezes não optemos resposta nem um "não", independentemente do meio escolhido para entrega e-mail ou pessoalmente

    ResponderEliminar