Como milhares de pessoas no Mundo sabem, o Prêmio Nobel é um "pomposo" valor em dinheiro para profissionais que trabalharam intensamente durante um ano em favor de alguma coisa, onde diversos profissionais de diversas áreas são recompensados anualmente com um cheque bem "gordo", e nisso tudo temos economistas, arquitetos, físicos, escritores e outros profissionais que não consigo indicar agora porque não pesquisei quais são os profissionais envolvidos no Prêmio Nobel.
Mas este mais novo texto do meu querido Blog vai abranger apenas dois ramos dentro dos vários que o Prêmio Nobel abrange, sendo eles a Paz e a Economia, porque penso que nestes dois há muita coisa errada e é por isso que começo a ter muita desconfiança sobre esta premiação e também pela falta de credibilidade que este prêmio começou a possuir em relação a minha pessoa. Para os meus queridos leitores e visitantes estarei iniciando pelo item Economia, para mostrar a todos que acompanham o meu querido Blog o quanto este prêmio está sendo entregue para as pessoas erradas.
Irei começar com um questionamento básico em relação a entrega do Prêmio Nobel da Economia: Porque os vencedores deste ano são grandes profissionais formados em ótimas Universidades e com ótimos empregos e não alguns aposentados e idosos que vivem com salários abaixo do salário mínimo (no Brasil e em Portugal)? Uma boa pergunta onde provavelmente ninguém saberá me responder mas tentarei a seguir explicar o meu ponto de vista.
Estes estudiosos que ganharam o prêmio tiveram tempo de sobra para pensarem sobre a economia mundial e após exibirem um resultado interessante sobre o estudo que fizeram ganharam o Prêmio Nobel. Pois bem, mas acho que este prêmio deveria ser distribuído aos idosos aposentados do Brasil e Portugal porque estes sim conhecem em muito a palavra "Economia". Aqui em Portugal há milhares de idosos que ganham €190 por mês (salário mínimo é de €485) e com este dinheiro conseguem sobreviverem mensalmente a pagarem o aluguel da casa, a comprarem comida e a comprarem medicamentos, no Brasil acontece a mesma situação, e nem por isso que algum responsável pelo Prêmio Nobel entra em contato com estas pessoas que mensalmente sobrevivem com pouco dinheiro que não chega ao final do mês, mas mesmo assim conseguem forças para lutarem no dia-a-dia por algo melhor, fazendo uma grande economia para viverem dignamente como seres humanos que são. Então é por isso que penso que a entrega deste Prêmio Nobel da Economia está totalmente incorreto e fora dos verdadeiros padrões para o Mundo atual em que vivemos.
Penso que agora vem a pior parte, onde deve ter pesado uma força política (de preferência alemã) a favor da entrega deste prêmio, porque não vejo com bons olhos um prêmio referente a Paz ser entregue a uma região com inúmeros confrontos internos em seus países devido a plano de austeridade imposto pela "Hitler de saias" aos outros países membros, e este prêmio foi entregue para a União Europeia.
Como é possível alguém entregar um prêmio de Paz a União Europeia? Provavelmente é porque desconhece o que anda acontecendo em Portugal, Espanha e Grêcia, penso que não sabem o real significado da palavra "PAZ", porque se soubessem o Prêmio Nobel da Paz não seria entregue para a União Europeia, ou até mesmo para nenhuma entidade atualmente no Mundo, porque "PAZ" envolve muito mais do que a parte física e concreta, mas também a parte mental e o abstrato, que fazem com que as pessoas que estão no poder na União Europeia não pensem em ajudar os mais necessitados que atualmente sofrem com a crise econômica mundial.
O Prêmio Nobel da Paz entregue a União Europeia é um enorme erro no meu ponto de vista, porque parece que estão de acordo com o que estão a fazer aos países que encontram-se em dificuldades financeiras e com isso estão a prejudicar grande parte da população de renda mais baixa. O erro é entregarem um valor em dinheiro com intuito de que a Paz está a reinar na União Europeia, mas não é isso que está a acontecer, o que realmente acontece é o que os responsáveis pelo Prêmio Nobel se recusam a ver em relação a verdadeira situação da União Europeia, e assim perdendo em muito a credibilidade.
O Prêmio Nobel, para mim, está sendo entregue através de alguma pressão política e econômica, porque não aceito que estes dois prêmios que citei sejam entregues desta maneira, fazendo com que muitos também pensem a respeito sobre este prêmio que agora para mim não premia os melhores, mas sim, os que andam de mãos dadas com políticos poderosos em busca de mais poder às custas do sacrifício dos outros que estão ao redor e passando por enormes dificuldades.
Antes de terminar este mais novo texto surgiu uma grande dúvida que terei de partilhar com todos os meus queridos leitores e visitantes. Quem receberá o chegue "pomposo" do Prêmio Nobel, Durão Barroso ou Angela Merkel? Deixo aqui esta pergunta para os que desejam realmente respondê-la.
Sem comentários:
Enviar um comentário