Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Falar mal de Brasileiros.

Antes de iniciar este mais novo texto do meu querido Blog, quero deixar bem claro que não vou generalizar em relação as pessoas que falam mal dos Brasileiros, mas desde o momento em que deixei o meu querido e amado Brasil pude perceber o quanto é ruim, as vezes, ser Brasileiro em terra estrangeira.
Em todos os países há as pessoas do bem e as pessoas do mal, e consequentemente em Portugal há os Brasileiros bons e maus, porém, basta um ou dois realizarem algum ato politicamente incorreto que todos pagam pela fama de alguns, e sem precisar fazer muito esforço, e o melhor de tudo, muitos pensam que os Brasileiros saem apenas de uma determinada região do Brasil, a região Nordeste, quando não, estes pensam que são da região Centro-Oeste.
Pensei neste novo texto do meu querido Blog após conhecer pessoalmente a minha "cumadi", amiga da minha esposa que reside em Lisboa e que trabalhava na mesma empresa, e enquanto conversávamos sobre um determinado assunto ela indicou que o construtor do edifício onde ela reside com a família pegou todo o dinheiro que o banco repassou para a compra de apartamentos e fugiu de Portugal, e fugiu para onde? Para o Brasil.
Isso me fez lembrar que logo quando cheguei em Portugal ouvia-se muito sobre os Brasileiros, sendo que a maioria não prestava, eu mesmo passei por diversas ocasiões de preconceito, principalmente em relação a busca por trabalho quando ouvia que e empresa não contratava pessoas com sotaque, ou que não contratava Brasileiros porque alguns ex-trabalhadores haviam roubado a empresa ou simplesmente porque ainda haviam alguns que pensavam que iríamos roubar os seus postos de trabalho. Mas a outra parte interessante é que até haviam Brasileiros que agiam com preconceito em relação aos demais, e digo, atualmente penso que eles tinham razão na época porque eu mesmo conheci alguns que davam o péssimo exemplo e motivo de sobra para muitos Portugueses falarem mal de nós Brasileiros.
Mas alguma coisa mudou, e atualmente é raro encontrarmos pessoas a falarem mal dos Brasileiros, ainda mais porque muitos estão saindo de Portugal para o Brasil a procura de trabalho, e lá no Brasil conseguem oportunidades que por aqui não conseguem adquirir devido a falta de oportunidades e da Austeridade que faz com que as empresas contratem bem menos do que antigamente.
Atualmente há milhares de Portugueses fazendo o caminho contrário de vários Brasileiros, indo de Portugal para o Brasil, alguns para trabalho, outros porque simplesmente é o melhor lugar para fugir quando alguma coisa corre mal por aqui, e além do exemplo do construtor do prédio onde o meu "cumpadi", a minha "cumadi" e a minha "norinha" residem conheço também outros exemplos onde as pessoas fizeram uma baita de uma "lambança" e no final escolheram o Brasil como refúgio.
É fácil ouvir pessoas a falarem mal de Brasileiros, mas os Brasileiros comuns, porque isso termina quando se deparam com os famosos, atores, jogadores de futebol, cantores e políticos, até mesmo algum grande empresário que queira investir em Portugal, já que eles não estão aqui para serem apenas mais um no meio da multidão de pessoas comuns, ou melhor, de Brasileiros comuns.
Falam mal das mulheres Brasileiras, principalmente porque muitos pensam que a maioria quando chegam nos aeroportos de Lisboa e do Porto já estão rotuladas como "garotas de programa" (não são mulheres que se formaram na faculdade em um curso de informática, caso alguém não saiba), e para estas é que a situação fica ainda mais pesada, porque tem de provarem o dobro, que não são garotas de programa e que farão as coisas dentro do que a sociedade exige.
Alguns Brasileiros dão o motivo para que muitos falem mal, e neste aspecto eu como Brasileiro penso que quem fala mal está totalmente certo, mas o errado nisso é a generalização, e isso é muito mal em relação aos que ainda estão por aqui na luta por um lugar ao Sol, e enquanto houverem pessoas a realizarem atos nem um pouco corretos muitos levarão adjetivos nada positivos, e enquanto isso durar muitos serão penalizados pelos atos inconsequentes de outros, outros que deveriam respeitar muito mais um lugar que não é seu de origem.

Sem comentários:

Enviar um comentário