Provavelmente muitos dos meus queridos leitores e visitantes do meu querido Blog já pagaram alguma conta na vida, e provavelmente já ouviram muita gente a dizer que trabalham apenas para pagarem as contas que nunca deixam de chegar, e o principal, parece que quem mais pagam as contas são as pessoas de menor rendimento já que as pessoas com rendimentos maiores sempre arrumam alguma coisa para deixarem de pagarem as contas e ficarem a margem da lei.
Quem ainda não possui noção da quantidade de contas a pagar são as crianças, ainda em fase de escola primária, porque chegam com os pais nos supermercados e só sabem pedir, sequer lembram das contas a pagar, contas da escola, com material escolar que sempre que puder terá de ser o melhor da turma, e quando se diz o melhor se diz o mais caro, e assim a conta com o material escolar se torna ainda mais gorda e elevada.
Todos nós pagamos contas, água, luz, gás, quando possível também há a conta da TV a Cabo, há as contas com a alimentação, limpeza e vestuário, mas pensando em um passado longínquo é possível questionar como era a vida no passado, quando não se havia luz elétrica sendo apenas lampião, quando não havia gás natural ou de botija, quando não havia supermercados, então como estes viveram tantos anos? É bem provável que viviam a base de trocas, a base das plantações que possuíam de tudo um pouco e sem a necessidade de sobreviver pagando contas. Atualmente não se ouve falar desta situação, ainda mais porque raramente se ouve falar de pessoas que vivem ou sobrevivem apenas a base de troca sem a necessidade de possuírem luz elétrica e alguns aparelhos na residência. Apesar que há pessoas que sobrevivem diariamente até mesmo sem água e sem comida, e estas vivem no continente africano, onde há muita exploração e pouca solução e principalmente ajuda para desenvolver uma vida melhor aos que realmente sobrevivem diariamente sem nada.
Atualmente quem trabalha não sente que vive, sente apenas que sobrevive, porque as contas não param de chegar, e quando olhamos por nós já pagamos tantas contas que acabamos por ficar sem dinheiro, e o pior disso é que a empresas prestadoras de serviços de luz, gás, água e algo mais não se preocupam com a dificuldade das pessoas em pagarem as contas, se preocupam apenas em cobrarem altas taxas e a enviarem aos seus clientes as contas para pagamento.
Não estou a dizer que nós consumidores não temos de pagar pelo que usamos, mas chega a ser estranho o fato de que nenhuma empresa fornecedora de bens essenciais a vida de milhares de pessoas venha a se preocuparem com a parte social, com a parte onde há pessoas em dificuldades para pagarem as contas visando apenas o lucro fácil e rápido.
Provavelmente o Mundo é mesmo das contas, contas a pagar para podermos desfrutar de uma vida mais digna, porque no Mundo afora é possível ver a reação estúpida das pessoas quando se deparam com algumas que não possuem bens básicos em casa, e o principal mesmo é trabalharmos intensamente, pensando se estamos a viver ou a sobreviver, porque algo que mesmo após a morte não deixará de chegar serão as contas a pagar.
Sem comentários:
Enviar um comentário