Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Cadê o Troco???

Durante mais de seis anos em que residi, vivi e sobrevivi em Portugal acostumei-me com algo que já não era muito comum na minha amada Sampa, algo simples que todo o comércio tem que possuir, algo denominado e muito conhecido como "Troco", este que há muitos anos atrás era substituída por balas quando um comércio, padaria, não possuía um troco e nos davam balas (rebuçados em Portugal) no lugar de dinheiro, e após seis anos em Portugal a coisa não melhorou, apenas piorou.
Em todos os comércios de Portugal, em nenhum momento fiquei sem receber um troco, o pagamento era feito em dinheiro e o troco era certo, em nenhum momento recebia algo em troca em relação ao troco que não fosse o dinheiro, mas esta ótima experiência que obtive foi por água abaixo quando realizei uma pequena compra no Hipermercado Carrefour da Marginal Pinheiros.
Ao estar em Portugal havia ouvido falar que no Brasil retiraram de circulação as moedas de R$ 0,01 (não lembro-me se havia moedas de R$ 0,02), mas ao retirarem estas moedas de circulação não realizaram o arredondamento dos valores dos produtos a venda, e com isso pude perceber que inúmeras pessoas acostumaram a deixar nos caixas dos supermercados os seus trocos a ajudarem ainda mais os Mercados e Hipermercados a enriquecerem a cada dia que passa.
Mas vamos ao que realmente interessa. Ao realizar uma pequena compra no Hipermercado Carrefour da Marginal Pinheiros o troco a me fornecerem era de R$ 2,33, após eu ter dado a menina do caixa uma nota de R$ 10 a menina entregou-me o troco, e quando conferi havia apenas R$ 2,30 e na mesma hora questionei sobre o meu troco, a menina solicitou-me R$ 0,05 e entregou-me R$ 0,10, e foi a minha vez de ouvir que eu ficaria a dever R$ 0,02 para ela (Carrefour).
Peguei o meu troco e sugeri que realizassem alterações no preço, que arredondassem os preços para que possuíssem finais "5" e finais "0", porque já que não possuem moedas de R$ 0,01 que não divulgassem valores com outros finais, de "1" a "9" a excluir os números anteriormente citados.
O que realmente intriga-me é o simples fato de muitos aceitarem esta situação, porque já basta os preços altos praticados em diversos produtos que faz com que todos os Mercados garantam seus altos lucros, e quando realizamos o pagamento nos caixas os trocos não são completos, e quando observei que estava a faltar dinheiro no meu troco, questionei sobre ele, cadê o meu troco???
Sei que atualmente há diversas manifestações sobre o aumento das tarifas dos transportes públicos, e manifestar-se sobre esta situação também será uma ótima ideia, já que algumas empresas ficam com o nosso dinheiro, mesmo sendo pouco, mas que no final de um período torna-se gigante a completar os altos lucros que possuem com a venda de produtos necessários para a nossa sobrevivência diária.
Não irei abaixar a guarda nesta situação, não ficarei a perder dinheiro para as empresas que já ganham muito, não deixarei para trás poucos "centavos" do meu suor para os grandes comércios, não ficarei quieto sobre esta situação, e espero que muitos possam brigar contra a mesma situação, porque o dinheiro é nosso e quero o meu troco correto, não interessa-me se a porcaria da "Casa da Moeda" do Brasil deixou de fabricar moedas de baixo valor, porque mesmo elas são dinheiro, então não podemos deixá-las para trás porque assim estaremos a contribuir intensamente para o crescimento do lucro já exorbitante das empresas, grandes e pequenas.
Cadê meu troco??? Estará no meu bolso corretamente em todos os momentos em que realizarei alguma compra, seja ela grande ou pequena, não deixarei meu dinheiro, poucos centavos, para trás.

Sem comentários:

Enviar um comentário