Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Falta de Profissionalismo Parte XIII - SEF Portugal (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras)

Para os estrangeiros residentes em Portugal, o SEF é uma instituição que faz parte da vida, porque sem esta organização que emite um documento válido para nos tornarmos imigrantes legalizados estaríamos nos locomovendo por Portugal fora da lei e consequentemente seríamos imigrantes ilegais prontos a sermos deportados a qualquer momento, ou melhor, em qualquer momento em que nos deparássemos com alguma fiscalização por parte do SEF em algum canto de Portugal.
Mas o principal fato deste texto é mostrar o quanto algumas entidades de Portugal não conseguem realizar um trabalho profissional e rápido, e assim sem nenhuma outra instituição que possa fiscalizar o porque da demora desta entidade em realizar a entrega de um documento necessário para um cidadão estrangeiro poder caminhar livremente e com totais condições de trabalhar e se locomover sem a necessidade de andar com um documento não emitido por uma entidade portuguesa.
Há alguns textos atrás, ou melhor, no dia 9 de Maio deste ano, dei entrada na renovação do meu Cartão de Residência no SEF da Cidade do Porto, este que para agendar era necessário entrar em contato até trinta dias antes de seu vencimento, onde no meio do mês de Março entrei em contato porque o meu Cartão de Residência vencia a 30 de Abril, conseguindo apenas agendar para o dia 9 de Maio. Neste dia compareci com todos os documentos necessários e acompanhado do meu filho e da minha esposa, e ao finalizar a entrega dos documentos para renovação fui indicado que deveria aguardar a análise por parte do SEF.
Hoje é dia 31 de Julho, então já fazem mais de dois meses que estou a aguardar um contato por parte do SEF para a retirada do meu documento válido para que eu possa continuar a me locomover livremente por Portugal sem a necessidade de levar comigo o meu Passaporte, porque se acontecer alguma coisa com o meu Passaporte não será o SEF a me restituir o valor que paguei ou a renovar o meu Passaporte junto ao Consulado do Brasil no Porto.
Ficar mais de dois meses a espera de uma análise é algo fora do normal, é uma tremenda falta de respeito e de profissionalismo, mas se há inúmeras empresas que fazem o que fazem com a população de Portugal então esta é apenas mais uma a desrespeitar e a trabalhar com uma tremenda falta de compromisso com aqueles que já encontravam-se legalizados e que necessitam deste documento para continuarem a possuir uma vida "legal" dentro do país.
No meu caso é ainda pior, porque encontro-me desempregado e para os olhos de quem recruta, quem possuir apenas o Passaporte no momento em que realiza o preenchimento de uma ficha de emprego automaticamente é excluído por pensarem que estão a lidar com uma pessoa em situação irregular no país, e enquanto eu não receber o meu Cartão de Residência válido esta situação acontecerá comigo, mesmo que eu já tenha possuído um Cartão de Residência válido e trabalhado normalmente. E para complicar ainda mais a minha situação, hoje ao encaminhar um e-mail para o SEF para verificar a situação de entrega do meu Cartão de Residência verifiquei que o recibo que possuo datado do dia 09 de Maio encontra-se expirado porque o mesmo possui apenas uma validade de dois meses.
Agora continuo a espera de um contato, porque já encaminhei um e-mail para o SEF a questionar a demora na entrega deste documento, e espero que quando o receber a data de expedição seja igual a data de entrega, porque já estou a perder mais de dois meses com toda esta demora e falta de profissionalismo por parte desta empresa que ao invés de facilitar a vida de quem ainda contribui com a economia do país fica agindo desta maneira totalmente anti-profissional.

Sem comentários:

Enviar um comentário