Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Saudades de chuveiro elétrico.

Aqui em Portugal provavelmente ninguém conhece este equipamento que faz muito sucesso no meu querido Brasil, e quando eu o citei para um "chico esperto" que trabalha na EDP, ou melhor, trabalhou na EDP porque agora encontra-se aposentado desta empresa que rouba os residentes em Portugal (empresa de eletricidade de Portugal) este ficou totalmente indignado e dizendo que poderia ocorrer um enorme curto-circuito devido a resistência que este equipamento possui, mas na verdade ele desconhece na totalidade como este equipamento funciona porque durante vinte e nove anos da minha rica vida eu nunca sofri nenhum choque elétrico e não houve nenhum curto circuito, apenas houve a queima da resistência do chuveiro elétrico.
Desde que cheguei em Portugal eu sinto muita falta do chuveiro elétrico em minha vida, ainda mais porque o chuveiro elétrico faz com que haja uma enorme economia de água, ao contrário dos aparelhos a gás que esquentam a água aqui em Portugal. Penso seriamente que há algum acordo entre as empresas de gás, de água e os construtores de edifícios e de casas residenciais porque não é nenhum pouco aceitável que para tomar um banho com água quente tenhamos que aguardar praticamente dois minutos até a água começar a sair com a temperatura ideal para um bom banho.
A cada momento em que me deparo com o tempo que fico a espera da água do chuveiro de casa sair quente penso na falta que me faz um chuveiro elétrico em minha casa, em minha vida. Por aqui até encontrei um chuveiro elétrico para vender em uma loja de bricolage, mas o preço era altíssimo e a instalação não seria possível aqui em casa, penso que o chuveiro elétrico é somente para instalação enquanto os apartamentos, casas e algo mais estejam ainda em construção.
Pensar realmente que há um acordo entre as parte é o ideal, porque existe para vender aqui em Portugal o chuveiro elétrico (da marca Lorenzetti) e muitas pessoas com quem eu já falei desconhecem este tipo de aparelho para tomar banho, e fico triste em ver isso, porque se realmente conhecessem perceberiam o quanto de água e de gás as famílias economizariam por mês a cada banho tomado mas poderia haver um aumento na conta de eletricidade, porque se somarmos ao final do mês o tempo em que ficamos a espera da água esquentar e com o gás ligado é praticamente o inicio e o meio do banho de muitos no Brasil.
Para os construtores de apartamentos e casas que não conhecem este equipamento, fica a dica, porque provavelmente se houver algum morador em Portugal que tenha o conhecimento deste equipamento e que não o possui em casa o melhor a fazer se possuírem condições técnicas para o possuir é o instalarem, porque se eu pudesse ter em casa eu já o teria há muito tempo, porque do jeito que vai, a minha família continuará enriquecendo a empresa de Gás e de Água a cada banho tomado.

4 comentários:

  1. Eu gostaria de saber como adquirir um ~chuveiro elétrico em Portugal. Obrigada

    Luisa


    Luisafariamonteiro@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Luísa Faria, muito obrigado por prestigiar o meu querido Blog. O único local onde pude encontrar um chuveiro elétrico em Portugal foi na Leroy Merlin, mas antes deverá verificar junto a um eletricista a instalação porque deverá disponibilizar ao chuveiro um disjuntor a parte entre outras coisas.

      Eliminar
  2. Bom dia, gostava se saber se para quem faz campismo este chuveiro é indicado, tenho um lugar num parque campismo e tem chuveiro mas a agua é fria, este chuveiro aquece a agua, certo ? será indicado para estas situações?
    Obrigada
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Teresa, obrigado por prestigiar o meu querido Blog.
      O chuveiro elétrico necessita de uma instalação elétrica própria e um encanamento próprio para levar a água, dentro dele possui uma resistência elétrica que a água passar e sai aquecida, mas tem que procurar se no local há possibilidade de instalar este chuveiro. Aconselho que verifique antes com um eletricista esta possibilidade, e o lugar onde encontrei este chuveiro foi na Leroy Merlin, mas não possui um preço baixo.
      Obrigado

      Eliminar