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segunda-feira, 9 de julho de 2012

Uma campanha e muitas pessoas expostas ao ridículo

Atualmente quem reside em Portugal acompanha na televisão uma campanha de uma empresa portuguesa de telecomunicações, esta empresa é a Optimus, empresa do Grupo Sonae, um grupo que possui diversas empresas de diversos segmentos em diversos países, com altos lucros e principalmente com salários baixos para muitos de seus funcionários que trabalham diretamente com o público, no caso das lojas da Optimus, em CallCenters e nos Hipermercados e Mercados da rede Continente. Então quem reside em Portugal conhece esta empresa e quem não reside em Portugal mas sendo português também conhece esta empresa.
Mas não é pelos baixos salários, nem pelos altos lucros, nem pelas inúmeras empresas em diversos países que o Grupo Sonae possui que irei escrever, mas sim sobre a última campanha promocional, ou melhor, de uma campanha de divulgação de nenhum produto da marca Optimus, mas apenas de uma campanha através da exposição de pessoas simples em uma determinada aldeia de Portugal, onde não diz nada sobre o que é a Optimus e o que ela irá fazer.
A Optimus lançou uma campanha promocional onde o foco principal é estarem todos ligados, ou todos juntos com a Optimus, onde há também uma música que infiltrou nos ouvidos de muitos e que passada uma semana se tornou no "jingle" mais odiado de todos os tempos e provavelmente por ainda muito tempo, e o que se viu foi que a Optimus resolveu por apenas mudar a "batida" mantendo a mesma letra em diversas situações, mas agora ela se superou, expôs pessoas comuns e simples ao ridículo para cantarem a música que já ninguém aguenta mais, e o que aconteceu foi que estas pessoas com muita e pouca idade residentes em uma pequena aldeia da interior de Portugal foram expostas de uma tal maneira onde muitos conseguem verificar que os habitantes mal sabem ler, e a Optimus forçou a barra para que eles cantassem o "jingle" em inglês.
Se a Optimus através desta última campanha publicitária quer chegar a algum lugar dentro do mercado português, provavelmente não irá conseguir, quem realmente estiver interessado em algum produto dentro da área de telecomunicações, provavelmente não pensará na Optimus como a primeira opção. Ao assistir na televisão um comercial onde há pessoas que mal sabem ler, onde há um senhor que tenta "reger" três senhoras de idade a cantar o "jingle" em inglês com um certo ar de estupidez, estas que provavelmente mal sabem ler um pequeno texto em português, é possível concluir que a Optimus está começando a fugir do que é sensato para ir de encontro ao ridículo.
Ao expor pessoas comuns ao ridículo para ganhar alguma coisa é triste, a imagem destas pessoas mesmo sendo pagas caem em declínio, é uma pena ver uma empresa portuguesa expor portugueses simples ao ridículo para alavancar vendas, sendo que já não basta o Governo expôs muitos portugueses ao ridículo através de medidas de empobrecimento, no final há apenas um somatório dos dois.
Hoje eu sou cliente Optimus, mas não é por causa desta campanha que realmente me deixa "p" da vida, mas porque é a única que possui um plano para ligações internacionais que realmente compensa, mas se hoje eu não fosse um cliente Optimus, e ao ver esta campanha, a Optimus seria a minha última opção de escolha de operadora de telefone, porque não posso compactuar com algo deste gênero, onde pessoas comuns sejam expostas de uma tal maneira que chega a ser ofensa e muito triste.
Optimus, que de bom não possui nada e que com o passar do tempo se torna em uma empresa apelativa, ganhando assim um descrédito e uma má avaliação por parte de muitos que possam pensar como eu a cada momento em que se depara com a última má campanha da empresa na televisão, esta que não apresenta nada de interessante, nada de convencedor, nada de chamativo, nada promocional e onde todas as útlimas campanhas possuem um tom ridículo.

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