Já deu o que tinha que dar todo o marketing gratuito que a imprensa está fazendo em relação a promoção da rede de supermercados Pingo Doce em Portugal no dia 1 de Maio. O que o Pingo Doce fez foi apenas um ato para não fecharem as portas em um feriado e consequentemente mostrar para muitos que a sua margem de lucro é enorme, tanto que uma entidade em Portugal chamada ASAE (Autoridade para a Segurança Alimentar e Econômica) indicou que em apenas três produtos foram vendidos abaixo do preço de custo, sim, três produtos no meio de milhares de produtos que o Pingo Doce vende em suas lojas, mas afinal, quem é que perde por vender produtos abaixo do preço de custo? Quem perde é o próprio Pingo Doce e não os outros, e esta notícia ainda vai render.
Mas na verdade o que o Pingo Doce realizou repercutiu tanto que os problemas de Portugal foram jogados no lixo, já não se fala, ou se falava, de mais nada no país, somente da campanha rápida e do tumulto ocasionado pela promoção do Pingo Doce. Se esqueceram de indicar as ameaças aos funcionários dos mercados caso estes faltassem no dia 1 de Maio, o Dia do Trabalho para descansarem, se esqueceram da dificuldade de muitos em pagarem as contas, se esqueceram da política de levar Portugal para o fundo do poço, se esqueceram do alto número de desempregados e de tudo aquilo que realmente é relevante para a população de Portugal e do país, porque o foco principal da imprensa nestes últimos três dias foram apenas a campanha da "porra" do Pingo Doce (me desculpem pelo palavrão).
A impressão que dá é que a cada momento em que o país realmente possui uma situação pior do que apresentada anteriormente sempre aparece alguma coisa, alguma notícia que tira o foco da população da realidade do país, quem viu os telejornais ultimamente saberá do que estou a escrever. É muito mal que a imprensa faça o que realmente o Governo deseja, que é mostrar algo e fazer deste algo uma grande notícia para distanciar os problemas reais das pessoas.
Mas o que o Pingo Doce fez não pode ser caracterizado de "dumping", no meu modo de ver a característica da promoção realizada pelo Pingo Doce foi a de apenas mostrar a realidade dos mercados e dos hipermercados. A margem de lucro destas empresas são enormes, um exemplo é vermos que em alguns hipermercados há os produtos próximos da data de vencimento que são vendidos pela metade do preço, se são vendidos pela metade é porque não há prejuízo.
Pingo Doce mostrou como se ganha dinheiro fácil, as custas de quem trabalha e pagando tão mal os seus funcionários, mostrou como se seguram os funcionários quando estes deveriam estar descansando, mostrou como se brinca com o desespero das pessoas em época de crise, mostrou como é fácil enganar a todos e fazer uma promoção deste gênero logo após muitos receberem a restituição do Imposto de Renda, e mostrou a todos, que os preços praticados no mercado são muitos maiores do que realmente pagam aos fornecedores.
Então façam como eu, deixei de comprar coisas no Pingo Doce há praticamente um ano, porque não possuem o menor preço, porque seus funcionários quando deparados com a informação de que há produtos vencidos na prateleiras agem com naturalidade e menosprezo, e devido a esta total falta de respeito é que deixei de contribuir com o seu alto lucro.
Sem comentários:
Enviar um comentário