Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

A Bur"r"ocracia da Legalização!!!

Sendo um imigrante em Portugal tenho que realizar algumas obrigações e uma delas é o de renovar o meu documento para que eu possa me locomover de um lado para o outro dentro de Portugal, o meu documento denominado Cartão de Residência venceu no último dia 30 de Abril, e na data de hoje me dirigi até o CNAI no centro do Porto para realizar o procedimento de renovação deste documento.
Bem, o que eu pensava que era fácil e rápido já não é mais, há sete anos atrás eu realizei o processo de legalização e foi rápido e foi em apenas um local, no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) na cidade de Coimbra, sem necessidade de passar por três fases diferentes como a que eu fiz hoje.
Hoje havia agendado para às 12 horas o processo de renovação do meu Cartão de Residência, me dirigi ao local e cheguei dez minutos atrasado devido ao trânsito, e devido a este atraso fiquei a espera durante trinta minutos. Quando fui chamado imaginei que seria rápido, mas ficou apenas na imaginação, porque primeiro eu passei pelo Térreo onde houve apenas um pré-cadastro e um preenchimento de um formulário que não havia possuía, e quando fui informado de que tinha que aguardar na sala ao lado para ainda ser chamado.
Após dez minutos a minha senha foi chamada e tive de subir ao primeiro andar, e novamente imaginei que ali finalizaria o processo de renovação sem necessidade de mais alguma coisa, e novamente ficou apenas na imaginação porque não esperava ouvir o que realmente ouvi.
Quando questionei sobre o pagamento do valor da taxa veio a informação que o meu processo de renovação seria analisado e que após esta análise entrariam em contato comigo para eu me dirigir a um outro local onde irei assinar, tirar a impressão digital e efetuar o pagamento. Bem, agora vem a parte mais estranha. Porque tanta coisa, burocracia e algo mais para renovar um documento? Em um país com extrema crise porque não facilitar a renovação da documentação das pessoas que ainda pensam em contribuir para o crescimento de Portugal? Fica difícil responder, mas penso que esta análise é algo absurda, já que não há necessidade de tanto para tão pouco.
Há cinco anos atrás realizei o pagamento de €7,50 e agora são €15, um aumento de 100%. Além de pagar a mais provavelmente ficarei mais tempo a espera de retirar o meu documento, e seria interessante se após uma análise por parte do SEF o meu documento não fosse renovado, porque aí seria obrigado a voltar ao meu querido Brasil, onde há também muita burocracia.
Agora ficarei aguardando, um contato por parte do SEF, espero que não siga a mesma linha do contato com as pessoas que possuem um processo de legalização em andamento e que estão a trabalhar esperando uma visita no local de trabalho, porque se seguirem esta mesma linha é bem provável que ficarei mais de um ano a espera.
Burocracia, um processo de puro atraso em todos os gêneros e que não ajuda em nada, e só faz com que as pessoas passem raiva, nervoso e que infelizmente ainda vai durar muitos e muitos anos na maioria dos países.

Sem comentários:

Enviar um comentário