Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Portugal não produzirá mais com a extinção de feriados!!!

Escrever sobre este assunto poderá acarretar em alguma critica, ou não, já que o Governo de Portugal resolveu extinguir quatro feriados, dois deles religiosos e dois civis alegando que aumentará a produtividade do país, algo que eu realmente não acredito nem um pouco.
Muitos trabalhadores não sentem na pele o que é folgar em um feriado, e estes são os que trabalham em Shopping. Os Shopping funcionam praticamente em todos os dias do ano, menos o Natal e Ano Novo, e nos demais feriados não há redução do horário de funcionamento, nos hipermercados e supermercados a coisa repete-se, não havendo folgas em feriados mas em alguns casos há redução do horário de funcionamento.
Nos dois segmentos anteriormente citados a única coisa que realmente irá mudar é que os funcionários irão perder dinheiro, porque sem quatro feriados no ano os funcionários não irão receber a mais, um dinheiro que no final do mês realmente ajuda em muito e que a partir do ano que vem irá fazer muita falta nos bolsos de muitos trabalhadores.
O Governo realizando isso não acertará em dizer que a produção irá aumentar, a produção continuará a mesma e ajudando algumas empresas a diminuírem seus gastos com os trabalhadores, porque no feriado ganha-se o dobro, e sem eles ganharão apenas como um dia comum de trabalho. 
 Mas quem realmente folga nos feriados são alguns trabalhadores de algumas empresas que podem possuir este luxo, nos escritórios, empresas que não possuem um caratér comercial são as que podem fechar as portas nos feriados e com a extinção destas datas os seus funcionários agora terão que trabalharem.
Mas não serão menos quatro feriados que farão com que os trabalhadores atuais produzem mais, pensar que isso irá ajudar é como dizer que a chuva é molhada ou algo do gênero, mas posso dizer que alguns dos funcionários de algumas empresas que eu realmente conheço não farão mais e produzirão o mesmo, até mesmo com incentivos, e sem os feriados a tendência é de continuarem a não se esforçarem.
A produção para aumentar deverá ser algo mais psicológico do que de outra maneira, tem que iniciar de cima, de quem realmente manda, saber chegar em um funcionário e dizer que este tem que fazer mais do que faz, de alguma forma indicar uma maneira de fazer o funcionário trabalhar mais e melhor no mesmo período de tempo.
O Governo de Portugal está a fazer errado, o Governo de Portugal não sabe como fazer os trabalhadores trabalharem mais no mesmo período de tempo e também não sabem como chegar aos empresários e solicitarem que os mesmos façam os seus trabalhadores produzirem mais, e como não sabem muito o que fazer, o Governo a cada dia que passa mostra a sua capacidade de gerir igualmente a muitos empresários que aproveitação a diminuição dos feriados para pagarem menos os seus funcionários alegando uma produtividade maior.

Sem comentários:

Enviar um comentário