Há alguns dias atrás assisti a mais uma reportagem sobre adolescentes que engravidam, e mais uma vez pude verificar que na maioria dos casos o homem (adolescente na maioria) após engravidar a sua parceira simplesmente desaparece e faz com que a família da adolescente arque com todas as consequências da gravidez e do cuidado com a criança a partir do nascimento. Mas não é por isso que irei escrever sobre este assunto, mas sim pelo porque muitas adolescentes ainda engravidam com tanta informação e acesso gratuito aos métodos contraceptivos.
Antigamente provavelmente era bem mais fácil uma adolescente engravidar, porque a informação era escassa, não havia tanta divulgação como há atualmente e sempre havia a parte onde a compra de um preservativo saia muito caro para o adolescente. Mas atualmente já não existe tantos problemas, e até parece que quanto maior a informação divulgada maior é o número de adolescente grávidas, o que penso ser um absurdo porque o fácil acesso a proteção está em qualquer lado. Nos centros de saúde no Brasil há distribuição de preservativos gratuitamente, em alguns casos é necessário realizar um exame de sangue para adquirí-los mas mesmo assim o seu acesso é gratuito, aqui em Portugal através de uma consulta com um médico de família no centro de saúde é fornecido a mulher caixas de anticoncepcionais para um período de três meses, e se o homem desejar ainda é fornecido o preservativo, há também a possibilidade de implantar o anticoncepcional no braço gratuitamente, que no Brasil ainda é muito caro ser implantado.
Afinal, com todo este acesso a proteção e também a evitar uma gravidez indesejada porque aumentam os casos de adolescente grávidas? Não sei dizer realmente o porque, mas no meu ponto de vista é um pouco de ignorância e um pouco de não conseguir segurar o "tesão" na hora "H", em alguns casos como no Brasil há a patética frase "não chupo bala com papel" que faz com que muitos realizem o ato sexual sem proteção, e neste caso uma gravidez não será o pior a acontecer. Em relação a mulher, não sei dizer se no Brasil há a distribuição gratuita de pílulas, mas em Portugal há, mesmo as adolescentes que não possuem condições de adquirirem uma caixa de pílula provavelmente em algum centro de saúde haverá a sua distribuição gratuita, ou podem pedir aos parceiros que vistam o "palhacinho" com um preservativo na hora do "tchaca tchaca na mutchaca".
Então não é por falta de informação que as adolescentes engravidam, não é por falta de condição que as adolescente engravidam, mas é por falta de dizer "NÃO" no momento em que o parceiro indicar que não possui proteção e usar um pouco mais da inteligência deixando de ser ignorante neste caso para que além de evitarem uma gravidez indesejada evitam também doenças que poderão levar para toda uma vida.
Adolescentes, usem camisinha e façam sexo com proteção, conversem com os pais sobre esta situação, a sexualidade está em todos os cantos e não é vergonha nenhuma buscar informação, porque sei que daqui alguns anos o Baby Blu Hiper Mega Totosão iniciará a fase de acesso a sexualidade. Sempre protegido para não haver qualquer tipo de perigo.
Sem comentários:
Enviar um comentário