Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

terça-feira, 13 de março de 2012

Alguém conhece Kiribati??

Provavelmente muita gente nunca ouviu falar deste lugar, e eu até o início da tarde de hoje também. Este é um arquipélago no meio do Oceano Pacífico com cerca de 105 mil habitantes divididos entre vinte ilhas.
Como havia escrito em um post anterior, a Mãe Natureza pede socorro, e pelo andar da carruagem, não só Ela pede socorro, mas os habitantes de Kiribati também.
Devido a ação impensável do homem na natureza e em todo o planeta, Kiribati está a sumir do mapa, sim, com a subida do nível do Pacífico a ilha principal está sendo coberta por água, e consequentemente o abastecimento de água potável está sendo "contaminada" pela água salgada do mar.
O governante declarou que a população de Kiribati não é a responsável por isso, mas são aqueles que contribuem pelo desmatamento e poluição do ar, mares e rios, e que agora quem anda "pagando o pato" são eles.
A medida a tomar será realizar uma mudança de dois mil quilômetros até as Ilhas Fiji, onde estará realizando um acordo para aquisição de uma parte de território, o equivalmente a vinte quilômetros quadrados.
Bem, o que está acontecendo com estas pessoas deveria ter um eco muito maior do que há, estão sendo retiradas crianças e adultos de seus lares construídos a anos devido a falta de consciência de muitos. Enquanto há briga por petróleo, por terras e por armas nucleares, esta pessoas estão vendo um meio de continuar em seu lugar de origem, preocupado com a falta de água potável e consequentemente de alimentos, já que as plantações locais estão praticamente inundadas.
Se uma ilha está sendo coberta pelo mar, algo mais deverá ser realizado, porque em um futuro não tão distante assim, outras ilhas estarão na mesma situação, e assim quando o mar estiver invadindo as casa maravilhosas das pessoas que possuem o poder e o dinheiro e que ficam a beira da praia já poderá ser tarde demais, mas uma coisa é certa, enquanto não afetar as condições de vida de quem realmente pode mudar as coisas, a situação só tende a piorar.

Sem comentários:

Enviar um comentário